Veja qual é a importância da música na Educação Infantil

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O desenvolvimento da musicalidade na criança potencializa a criatividade, a consciência corporal, a memória e o senso rítmico. Por isso, é importante o ensino da música na educação infantil,já que esse conhecimento está relacionado com o desenvolvimento dos pequenos.

Além disso, as músicas compõem o repertório cultural, constroem memórias afetivas e auxiliam no aprendizado de um idioma, inclusive do que somos nativo. Na Educação Infantil, ela faz parte de estratégias pedagógicas de ensino e aprendizado.

Existe diferença entre a música consumida em casa e a ensinada na escola?

Desde bebês temos contato com a música, seja por meio das cantigas de ninar, seja pelas tocam ao fundo, no rádio, na rua, na televisão. Desse modo, há um aprendizado da musicalidade que é experimental, resultado das vivências de cada um.

Em geral, a música é consumida em casa em contextos de festas, diversão ou mesmo para desestressar. Já em uma escola, os educadores farão uma abordagem mais reflexiva sobre a linguagem musical, no caso da educação infantil, o enfoque varia de acordo com a idade e o grupo de alunos, mas elas costumam ser lúdicas e relacionadas com as demais atividades feitas em sala de aula.

É importante saber, porém, que a música também pode ser usada como entretenimento em um ambiente escolar, seja em uma atividade, intervalo ou mesmo na sala de aula. Do mesmo modo, a linguagem musical pode ser usada, em casa, como estratégia de aprendizado.

Confira a importância da música na Educação Infantil

Como vimos, a música exerce grande influência na vida de uma pessoa desde criança. Isso acontece porque a musicalidade ativa diversas áreas do cérebro, como as relacionadas ao desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico, psicomotor, entre outras.

A linguagem musical fornece uma progressão de aprendizado diferente das linguagens oral e escrita. A música tem a capacidade de melhorar a memória e a concentração das pessoas, principalmente de crianças mais novas, que costumam perder a atenção diante de falas muito longas e complexas.

5 benefícios de ensinar música para criança

• Estímulo da sensibilidade;

• Melhora a memorização e o raciocínio;

• Desenvolve a consciência corporal;

• Potencializa a criatividade;

• Auxilia na alfabetização.

Quais músicas colocar para a criança ouvir?

Essa é uma pergunta frequente entre os responsáveis pelos pequenos. A boa notícia é que diferentes músicas e ritmos podem ser colocadas para as crianças, como MPB, jazz, sertanejo, entre outras. Na realidade, o importante não é o ritmo, mas a letra, já que essa deve ser adequada para a idade da criança.

Outro exemplo que costuma atrair as crianças são as histórias cantadas. Neste caso, vale animações, teatros filmados ou mesmo o uso de fantoches, já que havendo música, os pequenos costumam prestar atenção e conseguem memorizar com mais facilidade.

Veja 3 dicas de como escolher uma boa música para a criança ouvir

• Até os 3 anos: nesta idade, a criança ainda está desenvolvendo a linguagem materna e a consciência corporal. Por isso, músicas com ritmos bem definidos, repetição de palavras e vocabulário simples são mais indicadas;

• Até os 7 anos: quando são um pouco mais velhas, as crianças já podem aprender músicas com frases longas, rimas simples e uma variedade que esteja de acordo tanto com a idade quanto com a preferência delas.

• A partir dos 12: quase pré-adolescentes, o repertório musical começa a se expandir. Então, aproveite a oportunidade para apresentar artistas, músicas e ritmos que te agradam e conheça também quais são as preferências da criança. Mostre para ela que a música pode ser usada para aprender conteúdos escolares, auxiliando na memorização de determinados temas.

Como encontrar uma escola infantil que ensina música?

Nem toda escola infantil ensina música, de modo que essa disciplina é um diferencial na grade curricular da instituição de ensino que a oferece. As escolas infantis costumam ensinar através da música, usando ela como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino.

Em todo caso, o melhor modo de descobrir se um colégio é ou não bom no ensino musical é conhecendo as avaliações de pais, alunos, ex-alunos e profissionais da escola. A plataforma Melhor Escola, especializada em educação básica, fornece esse tipo de informação. Quer saber mais? Acesse a home e faça a busca de acordo com o nome da escola ou da cidade.