Principais educadores e o papel de cada um no ensino brasileiro

As metodologias de ensino aplicadas nas escolas brasileiras passaram por grandes mudanças ao longo do tempo e certamente permanecerão evoluindo até as próximas gerações. Neste artigo, fizemos um resumo dos grandes educadores brasileiros para que você, professor ou gestor escolar, conheça os principais ideais de cada um deles e aprimore seus conhecimentos sobre a educação.

Nos últimos 100 anos, o ensino no país foi influenciado por importantes transformações sociais, tecnológicas e políticas. Alguns nomes foram peças fundamentais para as práticas que são aplicadas atualmente nas salas de aula. Confira já alguns do principais educadores brasileiros:

5 Principais educadores brasileiros

1-Anísio Teixeira (1900 – 1971)

Na visão de Anísio Teixeira, a escola deveria funcionar como um espaço para o exercício da democracia, de maneira que os alunos se sentissem estimulados para construir uma nova sociedade.

Nascido na Bahia, ele é considerado um dos educadores mais relevantes para a história do ensino no país no Século XX, responsável por criar a primeira experiência bem sucedida de educação integral no Brasil.  Seu objetivo era oferecer educação gratuita e democrática para os alunos. Na visão dele, a escola deveria oferecer base para uma sociedade mais justa e igualitária.

Como educador, ele defendia a transmissão de conhecimento por meio do diálogo e da participação coletiva. Além disso, suas propostas de ensino estimulavam o senso crítico e o preparo dos jovens para a cidadania.

Anísio Teixeira também criou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).

2- Paulo Freire (1921 – 1997)

O pernambucano Paulo Freire era inteiramente contra os métodos tradicionais da educação em que o professor é visto como detentor do conhecimento e os alunos não passam de simples aprendizes.

Por isso, ele foi responsável por criar um modelo de ensino inovador, no qual a educação é tratada como uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade.

Na visão de Freire, não deveria existir hierarquia na sala de aula, de forma que professor e aluno poderiam aprender juntos por meio do diálogo e do respeito, trocando experiências essenciais para o fortalecimento da educação.

O educador também acreditava que a educação era a melhor ferramenta contra a opressão. Por este motivo, defendia a necessidade de valorizar o conhecimento popular. Uma das suas grandes contribuições no segmento educacional foi a elaboração de um método de alfabetização de adultos baseado no contexto de vida dos educandos analfabetos e em palavras-chaves.

O objetivo era unir conhecimentos da psicologia, da comunicação e da didática para estimular o aprendizado dos alunos, sempre levando em conta as necessidades reais das pessoas, o ambiente onde elas estão inseridas e o estilo de vida.

3 – Cecília Meireles (1901 – 1964)

Professora, poeta, escritora e jornalista, Cecília Meireles conquistou bastante destaque na literatura brasileira e recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho. A autora foi bastante relevante para o fortalecimento do ensino no país por defender reformas educacionais e a construção de bibliotecas infantis no Brasil. Seu trabalho defendia uma educação gratuita, democrática e de qualidade para jovens e crianças.

Para ela, as escolas deveriam valorizar a autonomia do estudante, a igualdade entre homens e mulheres e o direito de todos à educação. Assim como Anísio Teixeira, ela também defendia o ensino integral como fator importante de transformação social.

4 – Darcy Ribeiro (1922-1997)

Darcy Ribeiro é considerado um dos principais antropólogos e pensadores da educação no Brasil. Ele trabalhou como sociólogo, professor, escritor, indigenista e político ao longo de sua trajetória. Seus ideais defendiam a escola pública de qualidade e a atenção ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Darcy foi essencial para a implementação de um programa de educação inédito no país na década de 1980: os chamados Centros Integrados de Educação Pública (ou CIEPs), que funcionavam como escolas de tempo integral e gratuita para estudantes do Rio de Janeiro.

A iniciativa, considerada bastante inovadora para o país, oferecia aos alunos de baixa renda aulas das disciplinas regulares no período da manhã. No contraturno, os jovens eram beneficiados com alimentação gratuita, reforço escolar, formação técnica profissional, aulas de artes e prática esportiva.

Uma das frases mais emblemáticas de Darcy Ribeiro dizia que “se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Segundo ele, a educação era o caminho mais eficaz para um país verdadeiramente desenvolvido.

5 – Florestan Fernandes (1920-1995)

Florestan Fernandes foi um importante político, professor e sociólogo brasileiro, grande defensor do ensino integral para os estudantes. Seus ideais eram a favor da melhoria da educação pública, da redução da desigualdade social no Brasil, do combate ao racismo e outras formas de exclusão.

O educador também participou das primeiras discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), que foi promulgada em 1996 e tem como um dos princípios a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a outros materiais relacionados ao universo da educação, faça parte do Clube dos Diretores e fique cada vez mais atualizado sobre diferentes temas. Basta acessar aqui!

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado