Veja dicas de como tirar a chupeta dos bebês

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Vários papais e mamães preferem nem oferecer a chupeta para os bebês, justamente por pensarem no momento em que precisarão tirá-la. A verdade é que essa alternativa facilita várias ocasiões e pode ser usada, já que proporciona benefícios para a criança. Mas e para os pais que já oferecem, quais são os segredos de como tirar a chupeta? 

Em primeiro lugar saiba que não existem mistérios! Deixe o pessimismo ou histórias alheias de lado, pois tirar o bico não é uma missão impossível, que apenas heróis conseguem fazer.  Afinal, seguem os mesmos preceitos do desmame infantil. As experiências de outros até podem ajudar, mas a situação costuma variar bastante e por isso não há uma regra a ser seguida. 

Listamos algumas estratégias que podem auxiliar nessa experiência, mas antes de tentá-las, lembre-se de alguns detalhes: não faça com que essa experiência seja traumática para a criança, evite fazer comparações e desenvolver qualquer tipo de briga. A época certa para tentar tirar a chupeta deve ser determinada pelos pais, a partir da convivência diária com o filho, então tente não considerar palpites externos.

10 dicas simples de como tirar a chupeta

A seguir, confira 10 formas que você pode utilizar para que seu filho(a) pare de usar a chupeta:

1) Diminua a frequência

Muita calma e paciência nessa hora! Não adianta esconder a chupeta, fazer mistério ou tentar enganar o seu filho. Isso pode provocar uma reação não muito amigável, ainda mais se ele descobrir. Respeite o tempo da criança e diminua a frequência de uso, para que o processo não seja desgastante para nenhum dos lados.

2) Escolha momentos específicos

Além de aumentar os intervalos em que o pequeno fica com o objeto na boca, evite deixá-lo dormir a noite toda com a chupeta. Assim que ele adormecer, tire o bico de perto, da mesma forma como quando ele estiver distraído com outras crianças, brincando ou assistindo desenho.

Leia também:
+ Veja atividades para crianças de 3 anos

3) Faça testes

Proponha “desafios” saudáveis para o seu filho, como por exemplo “uma noite sem chupeta” ou “o primeiro passeio em que a chupeta ficará em casa”. Use a sua criatividade e brinque com a imaginação dele. No fim das contas, vocês podem ter um resultado divertido com essas experiências. 

4) Se necessário, negocie

É nessa fase que os típicos paninhos entram em ação! Ao invés da chupeta, ofereça um paninho para a hora que a criança for dormir. A mamadeira também é uma aliada das técnicas de como tirar a chupeta. Você também pode oferecer diferentes opções de conforto, como contação de histórias, colo ou pelúcias.

Veja também:
+ Qual o papel dos pais na educação dos seus filhos?

5) A introdução alimentar ajuda no processo

Afinal de contas, os pequenos precisam tirar a chupeta da boca enquanto se alimentam, não é? Existem alternativas como passar no bico algum alimento que a criança não goste, mas isso pode provocar certo desagrado no seu filho. É melhor adaptar a ideia da alimentação aos momentos de pegar a chupeta enquanto ele está distraído. 

6) Além de comer, a boca também serve para falar

Quando os pequenos estão desenvolvendo a fala, a chupeta costuma ficar mais de lado. Aliás, o acessório pode até interferir nesse processo. Às vezes, uma ida ao fonoaudiólogo ou dentista pode ajudar nesse desapego, já que o profissional explicará para a criança o que o objeto pode causar nos dentinhos dela. 

Veja também:
+ Leitura para crianças: veja dicas  

7) Sinceridade acima de tudo

Independentemente da idade do seu filho, você tem abertura de explicar para ele sobre a decisão. Não precisa ser uma conversa formal ou algo do tipo, muito pelo contrário: invista na ideia do desafio ou encontre uma maneira em que o pequeno se sinta estimulado a tentar. 

8) Incentive a criança

Assim como comentários negativos podem desestimular o processo, elogios servem como um incentivo. Mesmo que você queira desistir nas primeiras tentativas, não demonstre isso para a criança. Conte com o apoio de outros integrantes da família ou do convívio de vocês para participarem dessa rede de apoio.

9) Mantenha o foco na decisão 

É preciso ter firmeza! Às vezes, são os pais que acham esse desapego mais complicado, pois se sentem culpados ou ficam com receio de estarem frustrando o filho. Lembre-se que é uma ação necessária e que deve acontecer em um momento ou outro. 

10) Está tudo bem ceder às vezes?

O ideal é que isso não aconteça, para não desestimular o processo da criança. Mesmo que ela pareça mais desapegada, a chupeta ainda remete a algo confortável e relaxante. O melhor é evitar e reforçar as outras estratégias citadas anteriormente. 

Não se culpe pela sua decisão! 

Tirar a chupeta dos filhos faz parte do desenvolvimento deles. A sua criança não será a primeira e nem a última a passar por esse tipo de situação, assim como você não será a/o primeira(o) mãe/pai a se sentir mal por ter que fazer isso. Essa é só mais uma das diversas etapas a serem cumpridas na infância.