Leitura para crianças: veja os benefícios e saiba como incentivar o hábito de ler

Entenda a importância da leitura na vida da criança e aprenda como incentivar este hábito desde cedo.


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Um dos grandes desafios enfrentados pela maioria dos pais é fazer com que as crianças sintam prazer em ler. Realmente, estimular este hábito na vida da garotada não é fácil em um mundo onde os livros competem com videogames, vídeos no YouTube, smartphones e brinquedos de última geração. Sendo assim, o que fazer para incentivar a leitura para crianças? 

No post de hoje explicaremos os benefícios da leitura na infância e daremos dicas para desenvolver este hábito dentro de casa. Confira!

Qual a importância da leitura o desenvolvimento infantil?

Além de estimular a criatividade da criança, a leitura ajuda no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e social, sendo uma ferramenta importantíssima na formação de um indivíduo crítico e da sociedade como um todo.

As histórias ajudam a criança a desenvolver a imaginação, a compreender questões típicas da infância, como medo, sentimentos de carinho, inveja, felicidade, dor e perda. 


Através da leitura, os pequenos entendem o mundo à sua volta, adquirindo novos conhecimentos sobre diversos assuntos.  + 5 brincadeiras lúdicas que ajudam no desenvolvimento infantil + Literatura infantil: a importância de um mundo leitor inclusivo para as crianças

Confira os benefícios da leitura para crianças

O hábito de ler traz diversos benefícios para a criança, como:

- Fortalece a capacidade de concentração e de atenção;  

- Estimula a imaginação e a criatividade;

- Amplia o vocabulário da criança e melhora suas habilidades de compreensão e fala;

-  Auxilia no rendimento escolar através de uma leitura mais crítica e compreensiva;

- Expande o seu conhecimento sobre o mundo, outras culturas e tradições;
- Exercita o cérebro, desenvolvendo habilidades como memória e raciocínio lógico;
- Ajuda a criança a se conhecer melhor, a  lidar com sentimentos e emoções;  - Diminui a ansiedade e desenvolve a empatia, ou seja, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro.


Como incentivar o hábito de ler na infância?

Diversas crianças não gostam de ler e acabam fazendo-o por obrigação, seja dos pais ou das escolas. Mas, afinal, por que isso acontece? Separamos algumas dicas que podem ajudar você a implementar e incentivar o hábito da leitura nos pequenos. 

Dê o exemplo

As crianças entre 0 a 5 anos de idade são como esponjas; absorvem todos os comportamentos e atitudes das pessoas com quem convivem. Dito isso, cabe aos pais, responsáveis e educadores darem o exemplo. 
Procure ler próximo ao seu filho e realize essa atividade com frequência.

Introduza a leitura desde pequeno

Muitas pessoas acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, mas não é bem assim.O contato da criança com a leitura pode e deve acontecer desde cedo, antes mesmo de completar 1 ano de idade. Apesar de não saber ler, as formas e figuras que estão no livro despertam o interesse da criança e, com o passar do tempo, começam a ganhar sentido para elas. Portanto, quanto mais cedo a criança for incentivada a ler, mais fácil será para ela torná-la um hábito. 

Descubra os temas que interessam a criança

É muito importante que a criança associe a leitura a um momento divertido e prazeroso. Ela gosta de dinossauros e temas relacionados à natureza ou prefere histórias de fadas e guerreiros?

Descobrir os assuntos que despertam o seu interesse é uma ótima alternativa para incentivar o costume de ler. 

Conte histórias

A primeira forma de interação que a criança tem com o mundo da leitura é através do ouvir. Crianças que são estimuladas a ouvir histórias desde cedo aprendem a se concentrar melhor, possuem um vocabulário mais vasto e desenvolvem a criatividade e a sensibilidade.


Transformar os momentos de leitura em uma atividade em família, tornará o hábito de ler ainda mais divertido. Simular vozes, interpretar personagens e encenar a história pode ajudar a captar a atenção da criança e aumentar o seu interesse por livros. 


Dicas de livros infantis 

Um importante aspecto na hora de incentivar a leitura para crianças é a escolha de livros adequados para cada fase dos pequenos.

Dito isso, é preciso levar em consideração a fase de desenvolvimento da criança, as habilidades que está aprendendo no momento e o que mais desperta o seu interesse. Abaixo, separamos algumas dicas de livros, por idade, para que ler se torne um momento ainda mais prazeroso!

  • Bebês (0 a 2 anos):

    Até os 2 anos de idade, as crianças exploram o mundo através dos cinco sentidos. Optar por livros de diferentes materiais, com muitas gravuras, formas e texturas e sons é uma ótima maneira de despertar a curiosidade da criança. É importante que os responsáveis participem do momento da leitura, imitando o som de animais, interpretando personagens e utilizando onomatopeias. 

  • Crianças (3 a 5 anos):

    Nesta fase, os pequenos passam demonstrar seus interesses e reconhecer números e letras. Dê preferência para histórias que abordem situações cotidianas, com temas relacionados a amizade e diferenças. Livros com conceitos básicos de matemática e português, com letras e números grandes são uma boa opção. Para tornar a leitura mais interessante, opte por livros que permitem que a criança preencham espaços e branco e adivinhem o que irá acontecer.

    • Crianças (6 a 8 anos): A partir dos 6 anos a criança já começa a ler sozinha e consegue permanecer focada por mais tempo. Sendo assim, as histórias podem ser mais complexas, com mais falas e personagens. Livros de ação, aventura e fantasia costumam despertar o interesse da garotada nessa fase.

    • Crianças (9 a 12 anos): A partir de certa idade, as crianças passam a expressar suas opiniões e questionar valores éticos e morais. A leitura então serve como ferramenta para estimular o pensamento crítico, o conhecimento dos próprios sentimentos e do mundo, de outras culturas e ideias. Livros com temas complexos, com problemas e situações comuns a pré-adolescência, ajudam as crianças a enfrentar os desafios desta fase da vida.

    Livros ensinam, livros confortam, livros confrontam ideias e tem o poder de transformar a vida não só dos pequenos, mas de todas as pessoas, independente da idade. Por isso, reconhecer a importância da leitura para crianças é o primeiro passo para introduzir e estimular o hábito de ler desde cedo. Que tal ler um livro com o seu filho hoje?


    Leia também:
    +
    Home schooling ou educação domiciliar: conheça algumas vantagens e desvantagens