TV para crianças: conheça 5 séries e desenhos para maratonar durante a quarentena

Em período de quarentena, preparar a pipoca e juntar toda a família na sala é uma boa opção para se divertir

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

No estado de São Paulo, as escola entraram em recesso no final da primeira quinzena de março, não tendo ainda uma data certa para as aulas voltarem a ser presencial. Na rede pública, o estado determinou a antecipação das férias escolares; algumas escolas particulares fizeram o mesmo. Então, neste contexto de família reunida, em que as brincadeiras já estão perdendo a graça, garantir uma boa programação de tv para crianças é uma boa ideia.

Maratonar filmes e séries ocupa o tempo, além de que a diversão pode ser acompanhada de aprendizado, afinal, existem diversos filmes e séries educativos. Além disso, dependendo da idade da criança, alguns desenhos ou trechos de filme podem ser colocados em inglês, assim ela aprende o vocabulário e a pronúncia das palavras. Se forem mais velhas, o uso da legenda auxilia na leitura.

+ Veja como conseguir bolsa de estudos com o Melhor Escola

Programação de tv para crianças

1. Caçadores de Trolls: Contos de Arcadia

Todo mundo já ouviu falar de Guilhermo Del Toro, mas quase ninguém sabe que ele, em parceria com a Netflix, criou a série Caçadores de Trolls, que conta a história de Jim Lake Jr, um típico garoto de uma cidade pequena. Jim Lake tem uma reviravolta em sua vida quando descobre um amuleto mágico. As aventuras e a combinação de belas cores da série prenderão a atenção dos pequenos.

2. She-Ra e as Princesas do Poder

Um reboot da She-Ra, personagem dos anos 80 do desenho He-Man, que diferente do desenho original, coloca a heroína no centro das histórias, além dos amigos dela, mostrando a importância da amizade. A série conta a história da rebelião da personagem Adora contra Hodark, o vilão.  Ela, como She-ra, junta-se com a princesa Cintilante e com o seu amigo Arqueiro, para defender o planeta Etheria. Em 2019, a série foi indicada para o GLAAD Media Award de Melhor Programação para Crianças e Famílias. A série está na segunda temporada pela Netflix.

3. Como treinar o seu Dragão

Os filmes e a série contam as aventuras de Soluço, um garoto viking que não se encaixa muito em sua sociedade e que encontra Banguela, um dragão. Banguela faz "cair por terra" tudo o que Soluço acreditava sobre dragões. O sucesso dos 3 filmes foi tão grande que criaram a série Dragões: corrida até o limite, disponível na Netflix e no SBT.

4. Steven Universo

Indicados a 5 Emmys, o desenho se passa na cidade de Palm Beach e conta a história de Steven, um garoto de 13 anos que mora com o pai em um trailer e que a mãe foi uma Gem (uma super heroína intergalática). Como tutoras e amigas, Garnet, Pérola e Ametista embarcam em várias aventuras em busca de uma arma capaz de salvar a cidade. A série passa no canal Cartoon Network e tem 5 temporadas. Em 2019, foi lançado o filme e a série Steven Universe Future, que mostra Steven aos 16 anos.

5. Elena de Avalor

Elena, a princesa de Avalor, vive entrando em aventuras para proteger o seu reino. Essa é a primeira princesa latina da Disney, além disso, Elena não espera por príncipe um encantado e tenta resolver por conta própria os problemas do reino. O desenho já tem 3 temporadas, disponíveis na plataformas da Disney e no SBT.

Descubra como evitar os efeitos prejudiciais das televisões nas crianças

Os pais já sabem que brincar é mais saudável do que assistir a televisão. Só que o dia a dia corrido nem sempre permite que se tenha tempo para levá-los a um parque, por exemplo. Nesse caso, o melhor a fazer é adotar medidas que diminuam os efeitos prejudiciais da tv. Por isso, o Melhor Escola escolheu algumas dicas, confira:

• Escolha uma boa programação

Selecionar uma bons desenhos e programas é melhor do que deixar a criança assistir o que quiser na televisão. O importante é escolher uma programação que seja adequada à faixa etária da criança.

• Determine um número de horas por dia

É importante definir alguns limites e segui-los. O tempo pode variar de acordo com a idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de exposição limitado: até 1 hora por dia.

• Evite deixar a tv ligada para ter som ambiente

Algumas pessoas gostam de deixar a tv ligada para ter algum barulho no ambiente. Neste caso, se o intuito é ensinar os pequenos a usar a televisão com moderação, o recomendado é que seja ligado um rádio ou mesmo que a tv seja sintonizada em um canal de música. Assim, a criança pode concentrar-se em outra atividade.

+ Veja a lista dos melhores desenhos infantis de 2019
+ Confira 5 dicas para montar uma rotina de estudo em casa