Veja a lista dos melhores desenhos infantis de 2019

Além dos desenhos infantis, também listamos alguns canais do Youtube com conteúdos educativos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Os desenhos fazem parte da infância das pessoas desde o começo dos anos 1960, quando a televisão começou a se popularizar no país. Desde então, diversos desenhos infantis se tornaram clássicos: Os Jetsons, Os Flintstones, Capitão América, Pernalonga, Pica Pau, Bob Esponja, entre outros.

Os desenhos infantis marcam época, por isso cada geração tem pelo menos um para chamar de seu. Com o passar do tempo, os desenhos mudam, mas tem algo que continua igual: a preocupação dos pais em relação ao que os filhos assistem.

+ Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

+ FAQ Melhor Escola

+ Matrícula escolar: veja o que a escola pode ou não exigir

Pensando nisso, o Melhor Escola fez um levantamento dos melhores desenhos infantis de 2019. Para elaborar a lista, usamos como base os desenhos mais assistidos em alguns aplicativos que reúnem diversos conteúdos infantis.

Atualmente, porém, muitas crianças preferem acessar conteúdos e assistir desenhos pelo celular ou pelo tablet do que pela televisão. Então também listamos alguns canais no Youtube que disponibilizam gratuitamente desenhos e conteúdos educativos para as crianças.

Confira a nossa lista dos melhores desenhos infantis e canais educativos no Youtube:

1. Mundo Bita

O desenho possui músicas autorais que ensinam sobre as cores, os  movimentos e estimulam o aprendizado. O conteúdo é voltado para crianças na primeira infância, dos 0 aos 4 anos.

2. Baby Shark

A música é do estilo “cante e dance junto”. Feita para crianças menores de 5 anos, o sucesso que apresenta vários membros da família viralizou em pouco tempo. Envolvente, os desenhos dos tubarões são diversão garantida.

3. Mônica Toy

Essa é a versão mais recente de um desenho que marcou gerações. Os episódios são curtos, pois costumam durar menos de 1 minuto, e os roteiros são simples. A animação não possui falas, apenas trilhas sonoras. São diversas histórias com personagens da Turma da Mônica quando bebês.

4. Eu amo aprender

O desenho é voltado para crianças de até 4 anos. Como o nome sugere, o seu conteúdo é voltado para o aprendizado dos pequenos.

Por meio de músicas e brincadeiras, as crianças aprendem o nome de países, vegetais, as datas comemorativas e muito mais.

5. Patati Patatá

Os palhaço Patati e Patatá, além de shows ao vivo, possuem clipes animados. As músicas animadas levam alegria e diversão por meio de desenhos e videoclipes.

6. Palavra cantada

O Palavra Cantada foi idealizado há mais de 20 anos por Paulo Tatit e Sandra Peres. Atualmente, a dupla de cantores também produz conteúdo no Youtube, com canções para o público infantil.

7. Alex, desenhos animados e educacionais

Alex é o personagem principal do desenho que leva o mesmo nome. Na animação, Alex passa por aventuras e incentiva as crianças a explorarem o mundo ao redor e a aprenderem sobre ele. São apresentadas músicas que ensinam os nomes de animais, vegetais e outros conteúdos. O desenho pode ser assistido pelo Youtube, a idade recomendada é de bebês a crianças em idade pré-escolar.

8. Telmo e Tula

Telmo e Tula é um canal educativo do Youtube que é apresentado por dois irmãos, o Telmo e a Tula - que são uma animação. O canal ensina as crianças a fazerem receitas simples e saudáveis, sempre com a supervisão de algum adulto. Nos vídeos, eles explicam um pouco sobre os ingredientes e incentivam os pequenos a colocarem a mão na massa.

9.  Turma do seu Lobato

O canal no Youtube mostra conteúdos com desenhos e músicas infantis. Alguns vídeos são educativos e ensinam hábitos, por exemplo, a lavar as mãos e a importância de comer vegetais, já outros vídeos são músicas e clipes com clássicos da cultura brasileira.

10. Ticolicos

O canal é apresentado por Ludi, um boneco laranja que promove conteúdos educativos incentivando a curiosidade das crianças.  Os temas são variados, há vídeos que ensinam receitas, artesanatos, hábitos de higiene pessoal, entre outros.

Qual é o tempo adequado para as crianças ficarem na frente das telas?

Uma das principais preocupações dos pais é que os filhos consumam conteúdo de má qualidade enquanto navegam na internet.

Por isso, é importante supervisionar o que as crianças consomem na internet, especialmente quando são mais novas. Além dos conteúdos, é importante estar atento em relação à saúde física, pois a luz dos aparelhos tecnológicos pode despertar e atrapalhar o sono noturno das crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que bebês de até dois anos não tenham acesso às telas, principalmente antes de dormir ou durante as refeições.

Para crianças entre dois e cinco anos, o limite recomendado é de uma hora por dia. Até os dez anos, a criança não deve ter televisão ou computador nos próprios quartos para evitar que acessem conteúdos inapropriados à faixa etária.

Saiba mais:

+ Sem taxas escondidas: veja as vantagens das bolsas do Melhor Escola