Transferência escolar é um processo que exige adaptação e paciência para evitar traumas à criança.
Mudança de cidade, de série, decisão dos responsáveis ou foi beneficiado com uma bolsa de estudos, as situações são inúmeras!
Seja qual for o motivo da transferência escolar, os pais devem lidar com a situação de forma transparente.
Nem sempre o processo de adaptação escolar é fácil, podendo gerar desafios para toda a família.
Algumas crianças conseguem aceitar a nova rotina com facilidade, mas há casos em que os pais percebem mudanças significativas no comportamento dos pequenos. Então olha só o que vamos abordar neste conteúdo:
Como ajudar meu filho na mudança de escola?;
Como eu faço para transferir meu filho de uma escola para outra?;
Quais são os sinais de que devo mudar meu filho de escola?;
Como conseguir escolas particulares com desconto?
Mas antes, você já ouviu falar do Melhor Escola? Aqui você encontra bolsas de estudo da Educação Infantil ao Ensino Médio com até 80% de desconto. Faça a Escolha Certa para o seu filho agora mesmo. Durante a campanha Escolha Certa, que vai até o dia 30 de julho de 2025, você ainda garante benefícios exclusivos: bolsa de até 90% na graduação ou pós-graduação EAD para um familiar pela Quero Bolsa, 15% de desconto na taxa de adesão, seis meses de inglês grátis e seguro educacional incluso com a proteção da Liberty Seguros.
Faça a Escolha Certa agora mesmo, clique aqui e conheça mais!
Como ajudar meu filho na mudança de escola?
Geralmente, as dificuldades ao mudar de escola acontecem por timidez, ansiedade, saudade dos antigos colegas e professores, entre outros fatores.
Nesse contexto, é fundamental que os responsáveis conheçam as metodologias de ensino aplicadas pelos professores para não gerar prejuízos ao rendimento escolar.
Outra dica que ajuda na adaptação escolar na educação infantil é levar a criança para conhecer a estrutura do local antes do início das aulas.
Dessa forma, ela não será pega de surpresa e terá noção do que está por vir. Também vale a pena acessar as redes sociais e o site da escola para mostrar fotos das atividades ao seu filho.
Se nos primeiros dias, o aluno demonstrar insegurança, apatia ou ter crises de choro, é fundamental oferecer apoio e carinho.
Uma boa sugestão é conversar com a equipe pedagógica para buscar orientação.
Além disso, o responsável pode ficar algum tempo com a criança na escola até que ela se sinta mais ambientada.
Em todos os casos, não deixe seu filho sem se despedir, não grite com ele e não faça ameaças.
O momento da entrada na nova escola deve ser marcado por acolhimento e afeto, dois fatores essenciais para o desenvolvimento socioemocional da criança.
Como eu faço para transferir meu filho de uma escola para outra?
A transferência escolar da criança envolve procedimentos burocráticos, como o envio de documentos, preenchimento de fichas e matrícula. Mas, também é uma decisão que exige pesquisa, sabedoria e muito diálogo em família.
Segundo professores e diretores, a melhor época para providenciar a mudança de escola é na transição de um ano letivo para o outro.
Assim, a criança já terá encerrado um ciclo e terá o período de férias para se preparar psicologicamente para a nova rotina.
No entanto, isso não é uma regra e a transferência também pode acontecer já no andamento das aulas. Especialmente nesses casos, os pais precisam redobrar a atenção com a criança e fortalecer a parceria com o novo colégio.
5 dicas para que a transferência escolar:
Tenha um espaço organizado para a criança estudar em casa e revisar as matérias das aulas;
Ofereça ajuda ao seu filho nos deveres de casa, principalmente nos assuntos que ele mais tiver dificuldade;
Converse com seu filho todos os dias sobre os acontecimentos da escola e ouça a opinião dele sobre professores e novos colegas;
Incentive seu filho a fazer novas amizades e mostre a ele a importância de comunicar;
Se possível, converse com outros pais para facilitar o contato entre as crianças da mesma escola nos fins de semana ou nos feriados.
Quais são os sinais de que devo mudar meu filho de escola?
A transferência escolar não é uma decisão fácil, mas muitas vezes acaba se tornando uma tarefa necessária.
Se atente, principalmente, aos seguinte sinais:
Desânimo constante por parte do seu filho;
Baixo rendimento escolar;
Cobranças em excesso;
Dificuldades de comunicação com o colégio;
Bullying.
Além disso, converse com seu filho, converse sobre o dia a dia, como são os colegas e os professores.
É importante ouvi-lo, dessa forma, caso a mudança realmente seja necessária, ele também se sentirá ouvido e saberá que a opinião dele foi levada em consideração antes da tomada de decisão final.
Como conseguir escolas particulares com desconto?
A transferência escolar no meio do ano pode parecer um desafio, mas também pode ser a oportunidade ideal para buscar uma escola que esteja mais alinhada às necessidades do seu filho. Com o apoio certo, esse processo se torna mais simples. O Melhor Escola oferece bolsas de estudo com até 80% de desconto em escolas particulares de todo o Brasil. É possível comparar avaliações, conferir a disponibilidade de vagas e encontrar opções de qualidade de forma prática e segura. Durante a campanha Escolha Certa, válida até 30 de julho de 2025, ao realizar a transferência escolar, você ainda garante benefícios exclusivos. Além da bolsa na nova escola, você também pode conquistar uma bolsa de até 90% em cursos de graduação ou pós-graduação EAD para um familiar pela Quero Bolsa, 15% de desconto na taxa de adesão, seis meses de inglês grátis e seguro educacional incluso com a proteção da Liberty Seguros.
Clique no botão abaixo e faça agora mesmo a Escolha Certa para o seu filho!