Documentos para fazer a matrícula escolar sem erros

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O começo de ano é época de matricular os filhos. Neste período, são comuns dúvidas como quais os documentos para matrícula escolar, ainda mais se houver mudança de escola e falta de vaga, por exemplo.

| + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola

Então, o Melhor Escola fez uma lista do que você precisa saber para fazer a matrícula escolar sem dúvidas e sem erros. Confira!

1. Quais os documentos para a matrícula escolar?

Os documentos necessários para matrícula escolar, geralmente, são:

• Foto 3x4 do aluno;

• Carteira de vacinação atualizada da criança;

• Comprovante de residência;

• Certidão de nascimento;

• Documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF).

No caso dos pequenos que já iniciaram o ciclo da educação básica, é necessário entregar o histórico escolar. Por exemplo: os adolescentes que irão efetuar matrícula no Ensino Médio, devem entregar o histórico escolar e o histórico de conclusão do Ensino Fundamental.

É importante saber que os documentos exigidos podem variar de acordo com a instituição de ensino, município ou estado. Por isso, caso tenha dúvidas, entre em contato com a escola para verificar quais documentos para matrícula escolar necessários e se há necessidade de apresentar os originais, e não apenas cópias.

2. Quem pode realizar a matrícula escolar da criança?

Os pais ou os responsáveis pela criança é que estão aptos a realizar a matrícula dela em uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada. Caso o aluno seja maior de idade, ele próprio pode realizar a matrícula, mas esta situação se aplica ao Ensino Superior e, às vezes, ao Ensino Técnico e Médio.

3. Se a criança já está na escola, preciso fazer a rematrícula?

O processo de rematrícula é obrigatório para que o estudante continue matriculado no mesmo colégio. Realizar a rematrícula é mais simples do que fazer a matrícula, pois não é necessário apresentar qualquer documento, já que os responsáveis precisam apenas assinar um termo certificando que a criança ou adolescente continuará na escola.

4. Existe diferença na matrícula escolar de uma escola pública para uma escola privada?

Não. Os trâmites e os documentos exigidos costumam ser os mesmos, mas é importante saber que algumas escolas particulares exigem que o estudante faça uma prova de desempenho para poder ser admitido ou não no colégio.

Leia também:

+ Escola púbica ou particular? Entenda a diferença entre os dois sistemas de ensino

5. Existem alunos que têm preferência para efetuar a matrícula?

Infelizmente, ainda faltam vagas na educação básica em alguns estados e municípios do país. Por esse motivo, as instituições de ensino públicas costumam estabelecer alguns critérios para definir quais alunos têm preferência no momento da matrícula.

A distância entre a residência do aluno e a escola é um dos critérios, quanto mais próximo o estudante morar, maior será a preferência dele. Outro fator que influencia é ter ou não irmãos matriculados no colégio, pois as instituições de ensino dão preferência a famílias que já tenham alguma criança matriculada com o intuito de facilitar o deslocamento dos responsáveis.

A idade também é levada em consideração na hora de realizar a matrícula. Quanto mais novo for o aluno, maior será a preferência dele em relação aos mais velhos.

6. Não há vaga nem na escola municipal nem na estadual, o que fazer?

A Educação pública, universal e gratuita é um direito previsto na Constituição de 1988. Apesar disso, nem sempre este direito é efetivado para as famílias. Caso a escola mais próxima da sua casa não tenha vagas, procure colégios públicos nos bairros ao redor, mas se o problema não for solucionado, entre em contato com a Secretaria Municipal ou Estadual de Educação. Se ainda assim não for encontrada uma vaga para o aluno, procure também o Ministério Público ou a Procuradoria do seu estado.