Rotina na educação infantil: qual importância?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

A Rotina na educação infantil faz toda diferença para o desenvolvimento adequado das crianças. Além disso, ela também auxilia os pais na organização das atividades diárias. 

Leia também: + Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

Muitos responsáveis têm dificuldades para estabelecer horários e limites para os pequenos, o que acaba interferindo no rendimento escolar e na autonomia das crianças. 

É comum, por exemplo, casos de crianças que passam muitas horas no celular ou que pulam o horário correto das refeições. 

Isso acaba gerando problemas relacionados à saúde mental e física do jovem, incluindo aumento da obesidade, sedentarismo, ansiedade, carência de vitaminas e dificuldades de socialização.

Vale destacar que a rotina na educação infantil é essencial para que a criança tenha mais disposição e concentração no dia a dia. 

Ela também permite que os pais otimizem o tempo, conciliando as tarefas domésticas, o trabalho e a vida pessoal de forma mais equilibrada. 


A importância da rotina na educação infantil

No artigo publicado pelo Instituto de Psicologia de Goiânia, a psicóloga Alessandra Magalhães Paraízo Borges reforça que os pequenos devem saber o momento certo de comer, tomar banho, brincar e fazer os deveres da escola. 

Nesse contexto, os pais devem criar uma programação para a criança ter tempo para o lazer e para as responsabilidades. 

"Uma dica para as crianças que estudam no período da manhã é fazer a tarefa de casa depois que descansar um pouco após o almoço. Para a criança que estuda à tarde a realização da tarefa de casa pode ser feita no outro dia pela manhã, antes de ir para a escola. Pois, à noite a criança estará cansada do dia, pode acabar fazendo a tarefa de forma rápida e sem atenção", destaca a especialista.

Além disso, é necessário que a criança tenha um espaço adequado para realizar as tarefas de casa e manter os materiais escolares organizados. O ambiente deve ser silencioso, confortável e ter boa iluminação. 

A rotina diária para estudantes também deve incluir a leitura de livros, momentos de interação com a família, atividade física e programações culturais.

Alguns aplicativos para rotina de estudos podem ser usados para organizar os compromissos, assim como agendas ou um planner semanal fixado na parede do quarto. 


Sugestão de rotina para educação infantil 

Antes de determinar horários, regras e prazos, é importante conversar com a criança e mostrar para ela os benefícios de uma rotina organizada. 

Sendo assim, tente fazer o planejamento em parceria com seu filho, sem exagerar nas cobranças e mantendo a flexibilidade sempre que necessário. 

Isso porque, a rotina infantil deve ser positiva para o crescimento, e não sobrecarregar a criança com estresse e cansaço.

Para ajudar neste desafio, listamos abaixo alguns itens que podem ser incluídos no cronograma semanal do seu filho.

  • Horários definidos para almoço e jantar;

  • Horários definidos para banho e higiene pessoal;

  • Horário para dormir e acordar;

  • Tempo livre para brincadeiras;

  • Rotina diária de revisão dos temas aprendidos na escola.

  • Limite de horário para uso do celular e jogos;

  • Dias e horários das atividades extracurriculares (cursos de idiomas, aulas de dança, teatro etc).

  • Momentos de descanso e lazer;

  • Atividades com a família, como ver filmes, fazer passeios ou brincar de jogos educativos.

Lembre-se de ensinar ao seu filho sobre manter roupas e brinquedos organizados, bem como auxiliar a família nas tarefas domésticas. 

Afinal, um ambiente limpo e arrumado faz toda a diferença para uma vida mais tranquila.

Leia também: + Confira as melhores escolas públicas do Brasil + Empreendedorismo: 5 dicas para ensinar ao seu filho!