Lista de material escolar 2024: veja o que não pode faltar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 10/01/2024.

A volta às aulas é um período que gera muita ansiedade não só para os alunos, mas também para os pais, os quais se preocupam em programar e arrumar tudo o que as crianças irão precisar para o ano letivo. Uma das coisas mais importantes a se atentar é a lista de material escolar, que nem sempre é uma tarefa fácil de ser feita.

Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Itens que não podem faltar na lista de material escolar 2024

A lista de material escolar varia conforme a escola e o ano de ensino em que a criança está matriculada. Além disso, ela pode variar de acordo com a etapa de ensino em que o pequeno está. Porém, alguns itens são fundamentais para a sala de aula, confira alguns:

1) Lápis de cor

O lápis de cor são essenciais na lista de material escolar, pois estarão presentes desde o primeiro momento da aprendizagem dando vida para a imaginação das crianças. Além disso, se bem cuidados, eles podem durar do ensino infantil até o ensino médio.

2) Lápis preto

O lápis preto, ou “lápis de escrever”, também é um item que acompanha os alunos desde o começo: primeiro sendo utilizado para desenhar letras e formas geométricas, e depois para escrever longas frases conforme a evolução da escrita.

A lapiseira também é uma opção aqui e cumpre a mesma função do lápis grafite. O importante é que o material seja de qualidade para que não quebre e dure por um bom tempo.

3) Borracha

Seja uma borracha tradicional branca, ou uma colorida (preferida pelas crianças), esse produto é essencial para os alunos, seja em atividades de desenho ou escritas. Afinal, independente da série que os pequenos estão, é comum cometer erros durante os exercícios e é a borracha que ajuda a corrigi-los.

Uma dica é comprar borrachas macias e que não manchem o papel quando apagar.

4) Apontador

Sem lápis bem afiados não tem como escrever ou desenhar, por isso ter um apontador na lista de material escolar é tão importante. E variedade é o que você mais vai encontrar nessa categoria de objeto, desde apontadores simples até aqueles com caixinha para depósito do material apontado!

5) Estojo

O estojo é um dos itens mais necessários para que tudo fique organizado e que não haja risco de perder nada. É possível guardar nele o lápis, a borracha, o apontador, entre outros pertences, dependendo do tamanho escolhido.

Você pode encontrá-lo em diversos materiais: tecido, plástico e até mesmo de metal. São diversos os modelos, mas o importante é escolher aquele que seu filho mais se identifica.

6) Cola branca

A cola branca não pode faltar na lista de material escolar. Esse item é muito utilizado para trabalhos manuais na sala de aula, como por exemplo colagens em folha com recortes de jornais.

Hoje em dia você encontra ela em diversos formatos, como cola em bastão e até mesmo com glitter.

7) Caderno

Outro item que acompanha a vida do estudante desde o começo até o final é o caderno. Com diferentes modelos e quantidade de folhas, ele será a base de registros de tudo que é feito na sala de aula.

8) Tesoura

Assim como a cola branca, a tesoura é um objeto muito usado para trabalhos manuais feitos em classe. É importante priorizar a compra de tesouras sem ponta, para que não haja risco da criança se machucar.

9) Régua

A régua é um instrumento da lista de material escolar que ajudará os pequenos a traçar retas e fazer medidas. Existem diferentes modelos e tamanhos, então atente-se ao que está sendo pedido.

10) Pasta

É importante que os alunos carreguem na mochila ao menos uma pasta, para armazenarem atividades, trabalhos e provas feitos em sala de aula. O objeto garante que as folhas não sejam amassadas.

11) Canetas

A caneta é um item da lista de material escolar muito importante para os alunos. As mais básicas e, geralmente exigidas, são as pretas, azuis e vermelhas, mas, existem vários outros modelos com cores diferentes, brilhos e até mesmo cheiro. Além disso, tem aquelas com tinta gel e outras com tinta à óleo, como as esferográficas. Não importa o tipo, escolha as melhores para durar mais tempo, o que é bom para economizar dinheiro.

12) Marca-texto

Esse item é geralmente utilizado por estudantes do ensino médio e possui um papel significativo na revisão de conteúdos, especialmente quando a carga de leitura é extensa devido à preparação para o vestibular. O marcador de texto permite a revisão dos temas sem a necessidade de reler todo o texto, poupando tempo para outras atividades. Além disso, suas cores atuam como estímulos mentais, o que pode ser muito útil para consolidar o aprendizado.

13) Mochila

A mochila escolar é um item essencial para alunos de todas as idades, pois garante uma maneira prática e eficiente de transportar os materiais escolares. Existem as tradicionais mochilas para levar nas costas, as de rodinhas e as de alça transversal. O importante é que ela seja confortável e segura.

Vale ressaltar também a importância em manter um peso equilibrado na mochila para que ela não prejudique a lombar das crianças.