Filmes educativos para crianças: 8 sugestões interessantes!

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


Assistir a filmes educativos em família é uma ideia divertida para levar aprendizado às crianças de diferentes idades. Muitas obras trazem por trás da história dos seus personagens ensinamentos valiosos para os pequenos, incluindo algumas questões abordadas nas escolas e valores fundamentais para o desenvolvimento humano. 

Além de estimular a criatividade e a imaginação, os filmes educativos para crianças e adolescentes propõem reflexões sobre temas atuais. Existem, ainda, as produções que abordam fatos históricos importantes, que merecem ser debatidos dentro e fora do ambiente escolar. 

Se você quer conhecer algumas opções de filmes para assistir com seu filho nas horas de folga, o Melhor Escola elaborou uma lista com algumas sugestões interessantes. Confira abaixo!


1. Divertida Mente

‘Divertida Mente’ é um filme do gênero animação que aborda o funcionamento do nosso cérebro de uma forma simples para as crianças entenderem. A história mostra as emoções presentes no interior do cérebro de uma garota de apenas 11 anos de idade, chamada Riley. 

Ela começa a passar por alguns conflitos quando seu pai precisa mudar de cidade por conta de um emprego novo. No decorrer do filme, é possível identificar sentimentos como alegria, medo, raiva, nojo e tristeza. É uma excelente opção para abordar questões emocionais com as crianças


2- O Dia Depois de Amanhã

Esse filme é bastante interessante para ser assistido com as crianças maiores. A história se passa em um cenário de destruição, furacões, tempestades e congelamento de oceanos. Assim, isso faz com que os personagens precisem lutar para sobreviver e enfrentar as adversidades. 

Embora seja uma obra de ficção, ‘O Dia Depois de Amanhã’ promove uma reflexão sobre os problemas ambientais gerados em nosso planeta pelo aquecimento global.


3- O inferno de Dante 

Outro filme que também aborda a temática ambiental, ‘O inferno de Dante’ se passa em uma cidade fictícia dos Estados Unidos, onde os moradores precisam correr contra o tempo para sobreviver à uma erupção vulcânica de grandes proporções. A história mostra um vulcão adormecido que entrou em atividade, colocando muitas vidas em risco. 

Trata-se de um filme bastante interessante para ser assistido em 2021, pois pode ajudar a contextualizar as crianças sobre o vulcão que entrou em erupção nas Ilhas Canárias espanholas, neste mês de setembro, e virou notícia em jornais do mundo inteiro.


4- As Aventuras de Peabody e Sherman 

‘As Aventuras de Peabody e Sherman’ é um filme de animação que relata a história de um cão muito inteligente, que ganha o Prêmio Nobel por suas invenções e adota um bebê humano para criar. O problema começa quando o menino cresce e começa a frequentar a escola. 

Ele sofrerá bullying por ser diferente das outras crianças, mas conseguirá lidar com a situação no decorrer da história. O filme ensina aos pequenos algumas lições relacionadas ao preconceito, diferenças entre as pessoas, fatos históricos e o valor do respeito ao próximo.


5- Valente

O filme ‘Valente’ mistura animação, comédia e aventura em uma única obra. Indicado para todas as idades, ele conta a história de Merida, uma jovem princesa fora dos padrões que sofre com críticas da mãe e precisa lutar bravamente para conquistar seus ideais. 

O filme aborda temáticas interessantes, como: o lugar na mulher na sociedade, coragem, livre-arbítrio, valores familiares, estereótipos, entre outros. 


6- Extraordinário

Em ‘Extraordinário’, é possível conhecer um pouco mais sobre a história do personagem Auggie, que nasceu com uma deformação facial e foi alfabetizado em casa, sem muito contato com outras pessoas. 

A partir dos 10 anos, ele começa a frequentar a escola e sofre bullying dos colegas em virtude da sua aparência. 

Sem dúvidas, é um filme com aspectos mais dramáticos, que destaca as dificuldades de quem precisa lidar com a exclusão e com o preconceito no dia a dia.


7- O Rei Leão

Um verdadeiro clássico da Disney, ‘O Rei Leão’ marcou a infância de muitas pessoas na década de 90. Recentemente, a história do pequeno Simba foi novamente lançada nos cinemas em uma versão mais atual. Além de entretenimento, o filme é capaz de mostrar às crianças alguns aspectos da vida na selva, o meio ambiente, o ciclo da vida, valor dos vínculos familiares, entre outros. 

O filme também tem como destaque os divertidos personagens Timão e Pumba, que mostram para o público a importância de deixar os problemas de lado e aproveitar o lado bom da vida.


8- Vida de inseto

‘Vida de Inseto’ é outra animação que promete divertir toda a família e ainda transmitir bons ensinamentos. O filme aborda a vida dentro de um formigueiro, os hábitos dos bichos na natureza e a cooperação entre os animais. Algumas lições trabalhadas na história reforçam o valor da liderança, do trabalho em equipe e da criatividade.


Por que os filmes educativos são importantes para as crianças?


Como vimos, existem diversas maneiras de levar aprendizado para crianças e adolescentes. Sendo assim, as linguagens trabalhadas no cinema podem ser verdadeiras aliadas para ajudar pais e professores nas diferentes fases do ensino escolar, estimulando os alunos a refletirem sobre temas como:

  • Meio ambiente;

  • Sentimentos e emoções;

  • Bullying e preconceito;

  • História e ciência;

  • Vida em sociedade;

  • Coragem;

  • Papel da mulher;

  • Racismo;

  • Diferenças entre classes sociais.

Disto isso, que tal aproveitar o fim de semana e reservar um momento para assistir um dos filmes listados nesse artigo? O Melhor Escola também elaborou um material interessante com opções de atividades seguras para fazer na pandemia com as crianças.  

Aproveite para compartilhar essas dicas com outros responsáveis e amigos!