Dinheiro extra: 4 ideias de como economizar!

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Poder contar com um dinheiro extra faz total diferença no orçamento familiar. Quando os pais têm filhos matriculados em escolas particulares, é sempre uma boa saída encontrar novas possibilidades de conseguir descontos ou aumentar a renda. 

Veja também:

|+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto

Isso porque, com uma graninha a mais no bolso, é possível investir em momentos de lazer para as crianças, buscar atividades extracurriculares ou fazer uma reserva financeira para o futuro dos pequenos. 

Como ganhar dinheiro extra?

Na hora de buscar alternativas de como ganhar dinheiro extra, vale a pena usar a criatividade e investir nas suas habilidades para empreender. Por exemplo, se você faz bolos ou tem facilidade com trabalhos manuais, ofereça seus produtos para a vizinhança. 

Com o famoso ‘boca a boca’, é possível formar uma rede de clientes e fechar encomendas para festas, aniversários, datas comemorativas etc. Aproveite para divulgar seus serviços na escola do seu filho para outros pais e professores. 

Confira a seguir 4 ideias para fazer o dinheiro sobrar!

1 - Ofereça aula particular para os colegas do seu filho

Caso você tenha domínio de algum conteúdo, como por exemplo, outros idiomas, uma maneira interessante de ganhar um dinheiro extra é oferecendo aulas particulares para os amiguinhos do seu filho. Você pode formar grupos de alunos da mesma idade ou até mesmo usar a tecnologia para disponibilizar aulas a distância. 

Além de conseguir fazer um dinheiro a mais no fim do mês, seu conhecimento será capaz de melhorar o rendimento das crianças no período de provas. Essa dica vale para aulas de inglês, matemática, redação, entre outras disciplinas da educação infantil.

2 - Reutilize material escolar e promova trocas entre colegas

Quando falamos em economia e renda extra, também devemos levar em conta os gastos com a lista de material escolar. Já parou para pensar que é possível reutilizar alguns itens do ano anterior ou promover trocas entre os alunos das turmas antigas? 

Para isso, vale a pena criar um grupo de Whatsapp com outros pais para que cada um possa ofertar o que está parado em casa. Materiais como livros, brinquedos e roupas são alguns de muitos outros itens. Esse canal também pode servir para troca de dicas e compartilhamento de dúvidas sobre os trabalhos de casa. 


3 - Procure escolas com bolsa de estudo para o seu filho

Matricular o seu filho em uma escola particular de qualidade é o desejo de muitos pais. Mas, o preço da mensalidade acaba pesando na hora de tomar essa decisão. 

Para auxiliar as famílias brasileiras, o site Melhor Escola possui parceria com mais de 7 mil instituições de ensino dispostas a conceder desconto para alunos de diversos estados brasileiros. Para fazer uma consulta, é só acessar o portal e ver os colégios da sua cidade com bolsas de até 80%.

No Melhor Escola, os alunos podem ser contemplados com bolsas de estudo para todas as etapas de ensino: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. 

E para ter acesso ao desconto, não é necessário se submeter a nenhuma prova. Basta escolher a opção disponível e efetuar o pagamento da pré-matrícula.

Vale lembrar que, muito mais do que a economia e o dinheiro extra que vai sobrar no fim do mês, a bolsa de estudo oferece outros benefícios, incluindo:

  • Maior chances de qualificação e aprendizado para os estudantes.

  • Acesso a projetos pedagógicos diferenciados e professores capacitados.

  • Diminuição do endividamento das famílias.

  • Redução da inadimplência nas escolas particulares. 

  • Redução das vagas ociosas nas instituições de ensino. 

  • Incentivo para o aluno manter o rendimento escolar.

  • Mais oportunidades para os pais manterem irmãos na mesma escola.

4 - Economize com o transporte

Como vimos, existem inúmeras possibilidades para vencer períodos de crise sem comprometer a educação das crianças. 

Se o seu filho estuda longe de casa, uma dica interessante para economizar com o combustível é criar grupos de carona solidária com outros pais. Dessa forma, cada responsável pode se organizar em rodízios para levar e buscar as crianças na escola.

 Além disso, essa é uma forma de contribuir para o meio ambiente. Caso seu filho já seja adolescente, você pode incentivá-lo a ir para o colégio de bicicleta, que é um meio de transporte barato e sustentável. 

Outra alternativa é tentar matricular o seu filho em uma escola perto de casa, de forma que ele possa ir e voltar caminhando.

Garanta bolsa de estudo em uma escola com boas práticas esportivas

O portal Melhor Escola, especializado em educação básica, possui um banco de dados com informações sobre todas as escolas públicas e particulares do país, além de conter avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores.

No portal, é possível encontrar escolas que incentivam a prática esportiva. Caso o colégio seja parceiro da plataforma, a bolsa está praticamente garantida! Quer saber mais? Acesse o buscador do Melhor Escola.


Leia também:

+ FAQ Melhor Escola + Veja se a escola em que você quer estudar oferece bolsa no Melhor Escola