Conheça 10 bibliotecas online com arquivos gratuitos


Quando imaginamos uma biblioteca, a primeira imagem que vem à mente é um prédio com corredores infinitos, repletos de livros e documentos. Entretanto, com o avanço das tecnologias e a chegada da internet, a biblioteca tradicional teve de se reinventar, digitalizando seu acervo e ampliando o acesso aos livros através da biblioteca online


As obras, que antes existiam apenas no físico, agora estão também no meio virtual, inclusive, muitas bibliotecas digitais disponibilizam títulos e conteúdos gratuitos para leitores de todas as idades. 


+ Entenda a importância da biblioteca escolar no desenvolvimento da criança


A seguir, listamos as principais bibliotecas online - nacionais e internacionais - que possuem títulos para download ou leitura gratuita de seus acervos, de qualquer lugar. Confira!


10 bibliotecas online gratuitas

  1. Biblioteca Digital Mundial

    Iniciativa proposta pelo bibliotecário do congresso estadunidense James H. Billington, em 2005, a Word Digital Library (Biblioteca Digital Mundial) só foi colocada em prática quatro anos depois, em 2009. 


    O acervo online foi criado em parceria com a UNESCO e com 31 instituições de diversos países. Atualmente, a biblioteca está disponível em sete idiomas diferentes (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo), e conta com mais de 1.208 títulos


    Na plataforma, você pode navegar por um mapa interativo, com manuscritos, livros e gravuras de todos os cantos do mundo. A biblioteca online é grátis, e conta com uma variedade de tópicos, que vão desde filosofia e psicologia, a ciência da computação e geografia.

  2. Biblioteca Nacional Digital Fundada em 2006, a BNDigital nasceu com o intuito de preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo físico.  A plataforma contém mais de 800 mil documentos digitalizados, entre manuscritos e obras. Os visitantes podem acompanhar, virtual e gratuitamente, as mais importantes exposições realizadas pela Biblioteca Nacional.  Além disso, a biblioteca online possibilita acesso a Hemeroteca, ferramenta que reúne conteúdos e edições de jornais extintos, que não circulam mais no formato impresso.

  3. Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

    Esta biblioteca online grátis é uma ótima opção para os amantes da música. Fundada no século XIX, a versão física da Biblioteca Alberto Nepomuceno deu início ao seu processo de digitalização em 2007 com 3.500 documentos digitalizados. 


    Porém, em 2010 a instituição ampliou seu acervo disponível virtualmente com o apoio da Universidade de Chicago, através da Mellon Foundation.


    A Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ possui obras raras de grandes compositores brasileiros que datam do início do século XVI, além de partituras, coleções de periódicos e manuscritos. Todo o acervo está disponível para download gratuito.
  4. Coleção Aplauso
    Lançada pela Imprensa Oficial, essa biblioteca online reúne a história de artistas, cineastas e dramaturgos renomados em biografias que atravessam o tempo. O site traz também roteiros de cinema e peças de teatro, em biografias completas que podem ser baixadas gratuitamente.
  5. Domínio Público 

    Desenvolvido pelo Ministério da Educação em 2004, a biblioteca digital possui cerca de 180 mil arquivos para download gratuito. Na plataforma, você pode acessar uma gama de obras literárias, científicas e artísticas que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e universal.

  6. Biblioteca Digital Camões

    Um dos maiores acervos digitais da literatura clássica portuguesa, a Biblioteca Digital de Camões possui obras renomadas como “Os Lusíadas” e documentos históricos que retratam a trajetória do país. Além disso, a biblioteca conta com um seção voltada apenas para as crianças, com livros infantis e gratuitos

  7. Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano

    Fundada apenas há 6 anos, a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano surgiu com o propósito de permitir o acesso gratuito a cultura Latina. A plataforma online disponibiliza conteúdos de bibliotecas de diferentes países, como: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, México, Peru e Portugal. 

  8. Wikilivros Tal como a Wikipédia, o Wikilivros nada mais é do que uma biblioteca online grátis. O projeto dedicado ao desenvolvimento colaborativo foi criado em julho de 2003 e, desde então, contém 586 livros digitalizados para você baixar.
  9. Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP

    O site disponibiliza o acesso à diversos livros didáticos usados nas escolas brasileiros desde o século XIX até os dias de hoje, através da colaboração de dez instituições espalhadas pelo país. A biblioteca digital também conta com obras indígenas, e todos os materiais estão disponíveis para consulta e impressão gratuita. 

  10. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

    Com mais de 3, 5 mil títulos, a Biblioteca Digital da BBM é um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São diversas coleções de livros e obras da literatura brasileira que relatam a trajetória do país do século XVI ao início do século XX. Os leitores podem consultar todo o material online ou realizar o download gratuito dos conteúdos. 


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.
 E aí, está pronto para navegar pelas bibliotecas online grátis?

Seja para estudar, pesquisar ou simplesmente para matar a curiosidade, as bibliotecas digitais chegaram para revolucionar o mundo da educação e ampliar ainda mais o acesso à informação e arquivos históricos. 


Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter ao lado. 



Leia também:
+ Leitura para crianças: veja os benefícios e saiba como incentivar o hábito de ler

+ Como ajudar o seu filho a se concentrar nos estudos