Como escolher uma escola para seu filho do jeito certo?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


Na hora de escolher uma escola adequada para uma criança, é comum que pais e responsáveis fiquem cheios de dúvidas sobre diversos fatores.  

Isso acontece porque o ambiente escolar tem papel essencial no desenvolvimento saudável das crianças. Ele serve como espaço para construção do conhecimento, aprendizados, convívio social, criação de vínculos afetivos e muito mais. 

Sendo assim, é normal que os pais queiram ver de perto a estrutura da escola e marcar uma conversa com o gestor escolar a fim de conhecer os métodos aplicados em sala de aula.

É nesse contexto que a escola precisa se mostrar aberta ao diálogo e totalmente disposta a esclarecer as principais perguntas dos responsáveis sobre a matrícula do aluno. As principais questões giram em torno dos seguintes assuntos:

  • Projeto pedagógico para cada etapa de ensino;

  • A formação dos professores;

  • O processo de adaptação dos alunos;

  • A segurança; 

  • Acessibilidade;

  • Higiene das salas e banheiros.

Além de estabelecer uma relação de confiança e transparência, este contato mais próximo servirá como base para uma relação de parceria entre escola e família no decorrer do ano letivo. 

Sendo assim, se você é pai ou mãe de uma criança pequena e está à procura de uma escola de qualidade, observe a postura da instituição em relação aos seus questionamentos. Além disso, não tenha vergonha de conversar abertamente com o gestor escolar sobre as suas expectativas. Esse é, sem dúvidas, o primeiro passo para fazer uma escolha consciente e eficaz para o desenvolvimento do seu filho.

Escolher a escola ideal para o seu filho: o que levar em conta?

Já falamos acima por que é importante conversar pessoalmente com os gestores das escolas de sua preferência para conhecer a proposta pedagógica e os valores de cada instituição. 

O próximo passo é fazer uma lista do que precisa ser observado quanto à estrutura física da escola. Em outras palavras, os pais devem sempre ter atenção ao conforto oferecido aos filhos dentro de fora das salas de aula e observar questões como:

  • A escola possui ar condicionado nas salas?

  • Os alunos têm acesso a recursos tecnológicos de qualidade para as aulas?

  • A escola conta com espaço para atividades ao ar livre?

  • Como é o acolhimento dos professores em relação aos alunos novos?

  • A escola realiza campanhas de combate ao bullying e ciberbullying?

  • A escola possui câmeras de segurança e monitoramento?

  • O colégio oferece cursos de formação continuada para os professores?

  • Quais atividades costumam ser realizadas ao longo do ano?

  • A escola é devidamente credenciada na Secretaria de Educação?

  • Os espaços da escola são bem cuidados?

Além disso, é importante analisar o que outros pais, alunos, ex-alunos e professores estão falando sobre a escola. 

Veja também:

Preço da mensalidade merece atenção

O preço da mensalidade é outro fator que os pais costumam levar em conta quando estão buscando uma escola particular para os filhos. 

É importante destacar que o valor cobrado por uma escola pode estar relacionado à estrutura oferecida aos alunos e aos horários disponíveis (meio período, semi-integral, integral ou flexível). Outro ponto importante é que nem sempre o colégio mais caro vai ser sinônimo de qualidade garantida. 

Por isso, é necessário que os pais escolham um local dentro das suas perspectivas financeiras e avaliem tudo o que está incluído no valor para evitar sustos no futuro. 

Vale verificar, por exemplo, se será necessário pagar por aulas ou cursos extras, se o transporte escolar está ou não incluso, se a escola oferece alimentação, entre outros gastos.

Em algumas situações, vale a pena pesquisar por escolas que ofereçam bolsas de estudos ou facilidade de pagamento em caso de matrícula de irmãos ou algum programa de indicação de novos alunos. Essas opções costumam ser bastante vantajosas para os pais que querem economizar ou que precisam reduzir os custos. 

Para os pais que estão buscando uma escola pública, é indicado conversar com os diretores e também com outros responsáveis para entender melhor sobre a situação do colégio.

Localização da escola também é importante

Não adianta escolher uma escola super renomada para o seu filho e ele ter que passar horas diariamente até chegar nela. Especialmente no caso de crianças pequenas, os pais devem priorizar as instituições mais próximas para evitar que o aluno precise atravessar a cidade ou acordar muito cedo, sem necessidade. 

Esses fatores relacionados à locomoção e facilidade no acesso são importantes porque interferem no bem-estar do aluno e fazem total diferença em uma situação de emergência, em que os pais precisem buscar a criança na escola de última hora. 

Resumidamente, os 16 fatores que devem ser observados na hora de escolher uma escola para seu filho incluem:

  1. Preço da mensalidade;

  2. Qualidade do ensino;

  3. Proposta pedagógica;

  4. Métodos de ensino;

  5. Qualificação da equipe de professores;

  6. Estrutura da escola;

  7. Segurança e conforto oferecidos aos alunos;

  8. Valores praticados pela instituição;

  9. Atividades realizadas para os alunos;

  10. Diálogo com a família;

  11. Investimento em tecnologia;

  12. Localização da escola;

  13. Equipe de colaboradores (psicólogos, nutricionistas, coordenadores etc);

  14. Acolhimento e integração entre os alunos;

  15. Resultados e premiações da escola;

  16. Indicação e opinião de outros pais.

Conheça as escolas da sua cidade com bolsas de estudo para o seu filho!

O Melhor Escola reúne as principais informações sobre escolas do Brasil, com depoimentos de alunos, avaliações de professores e muito mais. Além disso, o site publica artigos focados na educação de crianças e adolescentes para auxiliar responsáveis e professores com dicas relevantes sobre o desenvolvimento infantil.  

Navegue pelo Melhor Escola para se manter atualizado e conhecer os colégios da sua cidade com bolsas de estudos de até 80%. Basta fazer uma busca na home e conferir!