Texto atualizado em 19/08/2024.
O processo de alfabetização infantil é um dos mais importantes para o desenvolvimento escolar. Esse período deve ser acompanhado de perto por pais e professores para que a criança aprenda a ler e escrever de maneira eficaz. Mas, é comum que alguns pequenos apresentem dificuldade nesse momento, levando os pais a pensarem "como ensinar meu filho de 7 anos a ler?".
Neste texto você irá ver:
É normal uma criança de 7 anos não saber ler?
Como alfabetizar uma criança de sete anos?
Qual a importância da alfabetização?
Como estudar com criança de 7 anos?
É importante destacar que cabe sim à escola oferecer todo o suporte para ensinar os estudantes. Porém, também é necessário que pais estejam presentes e que, juntamente com os educadores, ensinem as crianças. Dessa forma, eles conquistam confiança para reconhecer o alfabeto, formar sílabas e entender as principais palavras da língua portuguesa.
É normal uma criança de 7 anos não saber ler?
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada no ano de 2017, é recomendado que as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, ou seja, por volta dos 7 anos de idade.
Para garantir que os alunos tenham as habilidades de leitura e escrita nesta faixa etária, o documento orienta que as escolas invistam em ações pedagógicas focadas em quatro eixos complementares:
Oralidade,
Análise Linguística/Semiótica,
Leitura/Escuta,
Produção de Textos.
Mas, a realidade no país é outra. O número de crianças com 6 e 7 anos que não sabem ler ou escrever cresceu 66% na pandemia, de acordo com nota técnica feita pela Todos Pela Educação, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE.
Como alfabetizar uma criança de sete anos?
O site Melhor Escola selecionou algumas recomendações dadas por diversos especialistas na área de educação para ajudar os pais que se perguntam a "como ensinar meu filho de 7 anos a ler? Confira quais são as principais e que fazem total diferença no desenvolvimento das crianças da educação infantil.
1 - Leia para as crianças:
Uma das melhores formas de ter bons resultados durante a alfabetização é tornar esse processo divertido para a criança. Assim, uma atividade que costuma dar certo dentro de casa é investir na leitura de livros.
Portanto, crie o hábito de contar histórias para seu filho ou sua filha. Ler livros com eles é muito importante para despertar o interesse da criança pelas palavras e pela leitura.
Tenha os mais diversos livros infantis espalhados pela casa. Além disso, nesse começo invista em livros que tenham muitas figuras e ao ler mostre para as crianças cada uma delas.
2 - Apresente o alfabeto:
Apresente o alfabeto à criança e ensine como cada letra soa. Mostre as vogais e consoantes, explicando de forma simples os sons e as sílabas. Além disso, use palavras que façam parte do dia a dia dela e incentive-a a escolher as que deseja aprender.
Para facilitar o aprendizado, utilize jogos educativos que mostrem as letras e ajudem a formar palavras. Proporcione ao seu filho ou filha uma imersão nos sons das letras e sílabas.
3 - Brinquedos, aplicativos e músicas são bem-vindos:
Como dito no item anterior, vale, ainda, utilizar brinquedos ou aplicativos educativos que ajudem a criança a identificar sons, vogais, cores, formas, objetos e o alfabeto.
Outra sugestão é pesquisar músicas que falem sobre os sons das vogais e consoantes.
E claro, nada melhor do que usar papel e caneta para treinar o desenho das letras com as crianças. Para isso, invista em canetinhas, lousas e cadernos coloridos para tornar a atividade mais envolvente.
4 - Ensine a criança a explorar os ambientes:
Quando estiver na rua com o seu filho, mostre para ele as placas das lojas, as embalagens dos produtos, panfletos e letreiros para que ele consiga reconhecer as palavras desde pequeno. Além disso, faça "jogos" perguntando o que ele acha que está escrito nesses ambientes, assim, ele tem a chance de treinar.
5 - Jogos contribuem para o aprendizado:
Se você se pergunta "como ensinar meu filho de 7 anos a ler", saiba que alguns joguinhos infantis também podem ser usados no processo de letramento do seu filho. Portanto, para estimulá-lo em relação às sílabas e ao alfabeto, invista nos seguintes jogos:
Caça-palavra,
Jogo da memória,
Palavras cruzadas,
Jogo de forca,
Jogo de cobrir os pontos,
Jogo de ligar as figuras.
6 - Respeite o ritmo da criança:
O primeiro ponto a ser levado em conta pelos pais é que a alfabetização precisa ser um processo realizado com carinho, atenção e sem excesso de cobranças.
Muitas vezes, a criança poderá apresentar algum tipo de dificuldade durante o aprendizado e isso deve ser visto como algo normal. Afinal, ninguém nasce sabendo.
Nesse sentido, é fundamental que os responsáveis tenham paciência para agir e orientar os filhos.
Qual a importância da alfabetização?
Os professores precisam trabalhar em sala de aula com atividades que despertem a construção do conhecimento dos pequenos de forma lúdica, fortalecendo o processo de alfabetização de diversas maneiras.
Porém, as famílias também podem auxiliar no processo de alfabetização em casa, sobretudo se a criança estiver com dificuldades.
De acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização é importante pois prepara a criança para:
Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
Conhecer o alfabeto;
Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
Saber decodificar palavras e textos escritos;
Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Como estudar com criança de 7 anos?
Muitas famílias que não sabem como alfabetizar uma criança de 7 anos também têm dúvidas de como estudar com os pequenos outras matérias. Afinal, essa é a idade em que eles vão começar a ter as primeiras matérias de fato.
Calma! Pode parecer um desafio, mas estudar com uma criança de 7 anos é uma atividade que pode ser tranquila se utilizar as estratégias certas.
É fundamental criar um ambiente de estudos que seja ao mesmo tempo estimulante e confortável, respeitando o ritmo e as necessidades da criança. Portanto, veja um passo a passo do que fazer:
Crie uma rotina de estudos;
Organize um ambiente para o estudo. Ele deve ser organizado, iluminado e livre de distrações;
Divida o tempo do pequeno entre atividades;
Incorpore brincadeiras e jogos no estudo;
Incentive a autonomia da criança;
Crie metas e celebre as conquistas, mesmo que pequenas.
Gostou dessas dicas para ajudar seu a aprender a ler?
Então, continue acompanhando o Melhor Escola para ter acesso a conteúdos de qualidade sobre educação infantil e rotina escolar. Lembre-se de compartilhar as novidades com outros pais e responsáveis!
Aproveite para navegar pelo site e fazer uma busca das instituições de ensino da sua cidade com bolsas de estudos de até 80%.