Como incentivar meu filho a fazer o dever de casa?

Como incentivar meu filho a fazer o dever de casa?


Saiba como manter seu filho motivado para fazer a lição de casa.


O dever de casa ajuda os alunos a absorverem melhor o conteúdo aplicado em sala de aula, além de auxiliar para o desenvolvimento da autonomia. Mas, fazer com que as crianças realizem essas atividades quase sempre é uma missão trabalhosa: eles reclamam, choram, fazem birra, ou no mínimo parecem pouco animados com a ideia. Somente o apoio dos pais, apesar de fundamental, nem sempre é o suficiente, e afinal, como incentivar ou despertar o interesse das crianças para fazer o dever de casa?



Criar uma rotina de estudos

O ponto chave para incentivar as crianças a realizar o dever de casa é criar uma rotina de estudos. É de extrema importância que eles compreendam que essa tarefa é uma responsabilidade deles, e que deve ser cumprida diariamente. Para isso, o local e horário da lição devem ser fixos para que seu filho se acostume e torne o estudo um hábito. O desenvolvimento de uma boa rotina de estudos resulta em mais disciplina, concentração, organização e motivação.



Incentivar e elogiar

O ser humano, por natureza, aprende através dos erros e acertos, e o reconhecimento ou a falta dele é um fator importante. Ao receber um elogio, a criança se sente motivada e isso significa que assim como são repreendidas quando fazem algo errado para que não façam novamente, devem ser elogiadas quando realizarem o certo, para que continuem naquele caminho. Dentro da lição de casa, essa pode ser uma boa saída para a motivação. A psicopedagoga Silvana Moraes de Oliveira, afirma “O correto é estimular quais aspectos a criança está conseguindo concluir. Com o estímulo, a criança vai buscando isso em outras coisas, como os trabalhos escolares”. Elogiar é uma maneira de demonstrar apoio indicar que a atitude correta está sendo tomada.



Não recompensar

A criança precisa enxergar o dever de casa como uma atividade obrigatória e ter responsabilidade sobre ela. Oferecer prêmios ou recompensas pela lição de casa entra em contradição com essa ideia. Especialistas afirmam que recompensar os pequenos por realizar atividades obrigatórias prejudica o desenvolvimento do senso de responsabilidade, causando impacto em toda a sua vida, pois elas nunca vão receber premiações por realizarem suas obrigações, e aprender isso na infância diminui a possibilidade de se frustrarem na vida adulta.



Não corrigir

Os pais jamais devem fazer a lição de casa para os filhos e além disso devem evitar correções. As atividades para casa servem para que o professor se certifique de que o aluno aprendeu o que foi passado em sala de aula, ao detectarem erros nos deveres de casa, os profissionais podem corrigir sua metodologia e fazer com que o estudante de fato absorva o conteúdo aplicado. Os pais podem atrapalhar nesse processo se realizarem correções, fazendo com que os professores entendam que o aluno aprendeu o conteúdo quando, na verdade, os pais realizaram uma intervenção no dever. Ao invés de corrigir, é possível sugerir e instigar as crianças a se dedicarem um pouco mais a respeito da lição utilizando, por exemplo, frases como “tem certeza de que a sua resposta está correta?” ou “você pensou bem sobre esse exercício?”.



Ambiente 

O ambiente de estudo deve ser limpo, iluminado, organizado e principalmente livre de distrações como televisão, vídeo games, circulação constante de pessoas ou até mesmo janelas com visão para ruas movimentadas. O lugar da casa onde a criança vai estudar pode variar, no entanto, o mais importante é que ela se concentre na atividade e não se desvie do foco. O ideal é que seja um cantinho de estudos com mesa, cadeira e materiais acessíveis. É interessante deixar que a criança decore seu local de estudo, pois isso pode motivá-la a realizar suas atividades.



Para finalizar, é importante ressaltar que “Não pode ser visto como um castigo de jeito nenhum. Não precisa ser uma atividade extensa, apenas para que o aluno crie o hábito de estudo, de chegar em casa e saber que tem uma tarefa para fazer. Isso deve ser feito aos poucos até os pais pararem de cobrar porque a própria criança vai chegar em casa, sentar, vai fazer a lição e depois vai se organizando no dia a dia dela" - afirmou a professora Kátia Aparecida de Miranda em entrevista ao G1. Dessa maneira, os pais podem auxiliar as crianças a tornar o dever de casa um hábito e elas passarão a realizar essa atividade sem grandes dramas.



Veja também: Extraindo o máximo da lição de casa





Referências:

G1,Leiturinha, Dom Bosco.