Como o hábito da leitura influencia no desempenho escolar?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

O hábito da leitura traz diversos benefícios para as crianças (e para os adultos também!). Entre as boas razões para ler para o seu filho desde cedo, está o impacto deste hábito no desempenho escolar. Os livros de histórias infantis fazem com que, mesmo antes de ler, as crianças se encantem pelo universo letrado, percebendo a sua importância e despertando o seu desejo pela leitura. Além disso, as histórias estimulam a curiosidade e a criatividade e aguçam a imaginação dos pequenos. Fatores estes fundamentais para o processo de aprendizagem. 


Fortalecendo os vínculos por meio da leitura

Outra razão pela qual a leitura pode impactar positivamente no desempenho escolar das crianças é o fato de que os momentos de leitura são grandes auxiliadores na construção dos vínculos afetivos. Sejam eles entre pais e filhos ou entre professores e alunos. A leitura aproxima e cria pontes para o diálogo e o contato afetivo, o que é fundamental para o aprender e ensinar. 


Muito além do aprendizado normal, a leitura pelo prazer

Tudo isso (só) acontece porque a leitura, quando apresentada de forma despretensiosa e sem obrigatoriedade e pressão, é o primeiro passo para a descoberta do universo do conhecimento. Ou seja, quando o incentivo ao hábito de ler tem como finalidade apenas o prazer, os benefícios são ainda maiores. Ler por diversão contribui muito para o processo de aprendizagem como um todo. 

A leitura compartilhada, desde cedo, apresenta aos pequenos um enorme repertório de palavras novas, conceitos desconhecidos, referências históricas, geográficas, filosóficas, literárias, científicas, entre muitas outras. Além de apresentar personalidades, emoções e comportamentos humanos diferentes (ou semelhantes) dos que já são familiares.


Todo este repertório retratado pelos livros infantis prepara o terreno para o aprendizado formal, levando as crianças além, ao tornarem-se mais ativos no processo de aprendizagem. Por fim, mas não menos importante, a familiaridade com a leitura desenvolve habilidades como, interpretação de texto, escrita e compreensão crítica da realidade. As crianças que ouvem e leem histórias desde cedo, escrevem, se expressam e dialogam com mais desenvoltura. O que é fundamental para, que no futuro, alcancem maior sucesso profissional e contribuam mais ativamente na sociedade.


Leia também:

+ Conheça 5 podcasts de história infantil para ouvir com as crianças
+ Tarefa de casa e o seu papel na educação da criança


Estabelecendo uma rotina de leitura em casa

Para que tudo isso seja possível, é fundamental que se estabeleça uma rotina de leitura com as crianças em casa desde cedo. Ainda que seja apenas um pouco por dia ou por semana. Confira algumas dicas para incluir a leitura na rotina da sua família:

  • Conte histórias antes de dormir;
  • Construa um cantinho de leitura;
  • Leve o seu filho a bibliotecas e livrarias;
  • Escolha uma parte do dia ou um horário na semana para lerem juntos;
  • Leia um bom livro você também.

Afinal, ter exemplos em casa é a melhor forma de ensinar às crianças que ler e aprender coisas novas é importante e muito prazeroso!


Artigo escrito em parceria com o Leiturinha, blog voltado para a educação infantil.


Ana Oliveira Jornalista e responsável pela área de Marketing de Conteúdo na PlayKids, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades