Como a escola pode influenciar na nota do Enem?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve como vestibular para ingresso em diversas universidades públicas do país. Além disso, uma boa nota no Enem pode garantir uma bolsa de estudo em uma faculdade privada.

Nesse contexto, como uma boa escola pode influenciar a nota do Enem? É sobre essa assunto que o texto a seguir irá falar. Confira!

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que foi criada em 1998 para avaliar o desempenho de quem terminou o ensino médio. Assim, em 2004 que ela começou a ser utilizada como forma de entrada para a faculdade.

Normalmente, ele apresenta 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em 2 dias, e uma redação. As perguntas do exame são divididas nas seguintes áreas do conhecimento:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). - Matemática e suas Tecnologias: Matemática. - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

Além de ter sido uma forma de substituir os vestibulares tradicionais realizados pelas instituições de ensino superior, o ENEM também ajuda na conquista de bolsas de estudos pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Outro ponto importante é que o exame também é utilizado para a obtenção de financiamento oferecidos pelo governo federal. Exemplos de tais financiamentos são o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Como a escola pode influenciar na nota do Enem?

Agora que você já sabe o que é o ENEM é preciso saber como a escola influencia na nota. É que além do esforço do aluno em relação aos estudos, o colégio também precisa dar condições para que o estudante se desenvolva, aprimorando as habilidades técnicas e aumentando a bagagem de estudo durante o Ensino Médio.

Desse modo, a escola deve ter biblioteca e laboratórios, além de motivar os seus alunos, ter métodos didáticos atuais e preocupar-se com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

A escola é mais do que um espaço formal para ensinar e aprender, ela é também um local onde deve acontecer trocas de conhecimento, a socialização dos alunos e, principalmente, de formação.

Como escolher uma escola utilizando a nota do Enem?

O MEC (Ministério da Educação), desde 2006 divulga a nota do ENEM por escola. Porém, ele não monta um ranking de quais são as melhores escolas pelo ENEM. Para ajudar pais que estão buscando colégios que possuem boas notas no exame, o site Melhor Escola criou uma página com o desempenho das escolas. Veja como a seguir:

1 - Clique no link https://www.melhorescola.com.br/escola/enem 2 - Escolha o seu estado e depois a sua cidade 3 - Aparecerá o ranking das melhores escolas com boa nota no ENEM na cidade

Ao rolar a página, você se deparará com a média da escola, a média da cidade e a média do Brasil. Agora, é só avaliar melhor o desempenho do colégio e comparar com outras escolas.

É importante ressaltar que a nota do ENEM é apenas um dos fatores que devem ser levados em consideração para a escolha de uma escola. Questões como infraestrutura, quadro pedagógico, desenvolvimento socioemocional, valor e muitos outros devem ser levados em conta também.

Saiba mais: + Matrícula escolar: o que a escola pode ou não exigir
+ Como escolher uma boa escola para estudar
+ Escolas particulares de elite colocariam o Brasil em 5º lugar no PISA