Aprendizagem adaptativa é aposta para passar no vestibular

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você sabia que a plataforma de aprendizagem adaptativa pode ser muito útil para ajudar o seu filho a estudar para o vestibular? A ferramenta, que pode ser usada no ensino presencial ou híbrido, também auxilia nas dificuldades dos alunos. Outra vantagem é que ela otimiza o trabalho dos professores na sala de aula.
Saiba como conseguir bolsas de estudos do ensino infantil ao médio

Neste artigo do Melhor Escola, você vai entender um pouco mais sobre este tipo de recurso tecnológico, que vem se tornando tendência entre educadores e estudantes. Se o seu filho está se preparando para as provas de vestibular, ou pretende se preparar no futuro, vale a pena saber mais sobre o assunto!

O que é a plataforma de aprendizagem adaptativa?

A plataforma de aprendizagem adaptativa tem o objetivo de facilitar o entendimento do aluno sobre o conteúdo de cada matéria. Seu objetivo, como o próprio nome diz, é adaptar o ensino para as necessidades de cada pessoa.

Dessa forma, a plataforma leva em conta o ritmo de cada criança. Isso permite que o professor entenda melhor as individualidades dos alunos e quais temas merecem ser trabalhados de forma mais aprofundada.

Em outras palavras, podemos afirmar que esse tipo de plataforma tem forte relação com as estratégias de personalização de ensino. Ou seja, ela leva em conta as particularidades do estudante, seus interesses, seus conhecimentos prévios e outras informações para tornar o estudo mais atraente.

Como surgiram as plataformas adaptativas de aprendizagem?

A plataforma adaptativa tem sido amplamente usada em escolas, cursos e até universidades. Esse tipo de tecnologia está alinhada com o conceito de Educação 4.0, que está em alta nos dias atuais e utiliza soluções cada vez mais inovadoras para acompanhar as necessidades da nova geração.

A Educação 4.0 mescla dinâmicas do ensino tradicional com a implementação de abordagens mais tecnológicas para envolver os estudantes nos conteúdos.

Na pandemia, muitas instituições educacionais tiveram que se adaptar às aulas online. Nesse cenário, as plataformas adaptativas foram de grande importância para alunos e professores.

Quais as vantagens da plataforma adaptativa de ensino no vestibular?

Sabemos que o período do vestibular é bastante desafiador para os adolescentes. Por esse motivo, é importante que o aluno conte com plataformas e materiais que tragam mais eficiência para o aprendizado.

Esse é, sem dúvidas, um dos caminhos mais apropriado para o aluno ganhar confiança e ficar cada vez mais motivado com os estudos. Como vimos, uma grande vantagem da personalização do ensino por meio das plataformas digitais é a individualização. Ou seja, ao invés de pensar no grupo, o professor foca sua atenção nas demandas prioritárias de cada aluno.

Outros benefícios da plataforma adaptativa de educação são:

• Mobilidade para assistir às aulas de qualquer hora e lugar;

• Adaptação das aulas à rotina do aluno;

• Respeito ao ritmo de cada aluno;

• Mais eficiência para as aulas remotas;

• Uso de diferentes recursos para tornar o ensino mais atrativo (vídeo, jogos, aplicativos, atividades interativas, textos);

• Mais possibilidade para acompanhar a evolução de cada aluno;

• Valorização das reais necessidades dos alunos;

• Tutoria e suporte para uso adequado das plataformas;

• Melhoria no desempenho escolar.

Como funciona a plataforma de aprendizagem adaptativa?

As plataformas adaptativas de ensino utilizam a tecnologia para auxiliar o trabalho dos docentes. Diferentemente das metodologias tradicionais, esse tipo de recurso consegue identificar o nível de aprendizado de cada aluno e ainda oferece dados para o docente trabalhar de forma estratégica.

É possível, por exemplo, identificar quais assuntos merecem ser mais aprofundados. O profissional também consegue otimizar seu tempo, ter mais organização, fazer a correção automática de avaliações e elaborar roteiros de aula personalizados.

Plurall Adapta: um exemplo de plataforma de aprendizagem adaptativa

Um exemplo de plataforma adaptativa de ensino é o Plurall Adapta para todas as crianças e adolescentes. Ela oferece uma versão gratuita e uma paga para usuários que tenham interesse em ter acesso a mais funcionalidades.

Na plataforma são disponibilizadas listas de exercícios para que os alunos possam exercitar o conteúdo visto na sala de aula. Além disso, ela possuí vídeos para ajudar na resolução das tarefas e também há tutores que auxiliam caso surja alguma dúvida no decorrer do exercício ou do material didático que é disponibilizado.

Esse ambiente virtual de aprendizagem é importante para os pais pois através ele gera relatórios de desempenhos. Assim, eles podem ver quais matérias seus filhos possuem mais dificuldade e facilidade.

Não sabe como ajudar o seu filho ou sua filha com as dúvidas escolares? Tenha acesso ao Plurall Adapta clicando aqui.