Aplicativos para educação gratuitos são aliados do ensino

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Aplicativos para educação gratuitos são ferramentas tecnológicas muito úteis para alunos e professores. Eles contribuem para o aprendizado de diversas disciplinas e ainda estão inseridos em um universo que faz parte na rotina de crianças e adolescentes: o digital.

Primeiramente, é importante que pais e docentes tenham em mente que a tecnologia veio para ficar. Ela está presente na hora de pedir comida, no pagamento de contas, no lazer e até mesmo no trabalho de muitas empresas. No setor educacional, esse cenário não é diferente. Então, por que não usar os aplicativos de educação para aprimorar o conhecimento dos estudantes?

Atualmente, muitos jovens ganham um celular logo nos primeiros anos de vida e costumam usar o aparelho com frequência apenas por hobby. Sendo assim, nada melhor do que utilizar o aparelho para enriquecer o aprendizado adquirido nas salas de aula em uma linguagem que o aluno entenda.

Para isso, os pais podem buscar alguns aplicativos gratuitos sobre dicas educativas, organização de tarefas, aulas de português, estudo de idiomas, envio de arquivos ou trabalhos e muito mais.

Quais são os melhores aplicativos para educação gratuitos?

Atualmente, na internet, existe uma infinidade de aplicativos de educação grátis. A melhor recomendação é optar por aqueles que sejam indicados para a faixa etária do aluno e que ele consiga acessar de forma prática. Alguns exemplos são:

• iStudiez Pro

Aplicativo muito utilizado por estudantes e professores do ensino fundamental ou médio. Ele auxilia na organização das tarefas e exercícios, prazos de entrega e cronograma das aulas.

Com design intuitivo e de fácil navegação, trata-se de uma ferramenta bastante indicada para quem quer uma rotina de estudo tranquila e bem administrada.

• Grammar Up HD

Grammar Up HD é indicado para alunos e professores da língua inglesa. O app ajuda no aprendizado da gramática e do vocabulário. É uma excelente opção para quem deseja aprimorar o estudo do inglês em casa, de forma mais atrativa.

Dessa forma, o aplicativo conta com quiz de múltipla escolha com mais de 1.800 palavras, divididas em 20 categorias.

• Motion Math

O aplicativo Motion Math estimula alunos a aprender matemática por meio de um jogo, baseado no estudo de frações. Funciona assim: as frações precisam ser colocadas nos locais corretos dentro da escala de números. Em 3D, ele simula a jornada de uma estrela de volta para o espaço. O jogo conta com até três níveis para acompanhar cada etapa do aprendizado.

• History: Maps of World

Aplicativo de IOS, o Maps of World conta com mapas em alta resolução de diversos períodos da história. Educativo e divertido, ele torna o ensino mais interessante para adolescentes e crianças, fazendo uma verdadeira volta ao mundo e ao passado.

• Trello

O Trello também é muito usado para alunos e professores, especialmente com a chegada das aulas remotas. Ele ajuda na organização das tarefas do dia a dia de um jeito versátil e intuitivo.

Com este recurso, é possível separar as tarefas por nível de prioridade, colocar etiquetas nas tarefas, organizar temas de pesquisas, acompanhar trabalhos em grupo, organizar cronogramas etc.

• Pocket

Disponível para Android e iOS, o Pocket permite que os alunos salvem as leituras futuras e façam consultas quando necessário. É uma excelente alternativa para organizar o dia a dia de estudos e as indicações de textos dadas pelos professores.

• Duolingo

Este aplicativo é conhecido por oferecer uma plataforma grátis, divertida e eficaz para quem quer aprender um idioma. Com caráter lúdico, conteúdo personalizado e motivação constante para os alunos, o Duolingo conta com aulas de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão etc. Ele está disponível para iPhone e Android.

• Professor Garfield Cyberbullying

O objetivo deste aplicativo é fazer com que as crianças compreendam o que é o Cyberbullying, um tema muito comum no dia a dia escolar.

Além disso, ele ajuda os alunos a lidar com algumas situações comuns entre os alunos e também promove a conscientização neste público. O aplicativo também pode ser acessado por pais, professores e gestores de escolas.

• Lele Sílabas

É um aplicativo gratuito para crianças no início da idade escolar. Portanto, ele ensina a juntar as sílabas da língua portuguesa para formar palavras simples, por meio do som de fonemas.

O Lele Sílabas possui 30 estágios envolvendo o aprendizado de mais de 90 palavras e 60 fonemas.

Como incentivar meu filho a usar aplicativos de educação?

Como vimos, as ferramentas e aplicativos para a educação têm inúmeras possibilidades. Para auxiliar os pais no uso adequado de tablets e smartphones ao longo do dia para o estudo, separamos algumas recomendações:

• Estabeleça horários para seu filho usar o smartphone ou tablet para o lazer

• Defina horários para uso dos aplicativos nos estudos

• Use os aplicativos junto com seu filho e incentive-o nas atividades

• Divida a rotina entre atividades e momentos de descanso

• Crie um ambiente adequado que ajude na concentração

• Ao longo do dia, misture o estudo com atividades divertidas

Se você já conhece ou já usa algum dos aplicativos listados neste artigo, compartilhe com outros pais.