6 dicas para trabalhar a autonomia na Educação Infantil

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A autonomia na Educação Infantil é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da criança e deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida.

Nessa etapa, proporcionar espaços e experiências que estimulem a independência dos pequenos contribui significativamente para a construção de habilidades essenciais, como resolução de problemas, tomada de decisão e autoconfiança.

Por isso, essa é uma prática que deve ser valorizada dentro e fora da escola, pois surtirá efeito em casa também. Arrumar a própria cama, alimentar-se sozinho e guardar os brinquedos são exemplos de características de uma criança com identidade e autonomia na educação infantil!


Então, ao adotar algumas ações diárias, a autonomia infantil pode ser bem trabalhada, dando à criança mais confiança e responsabilidade. Neste artigo, trazemos tudo para te ajudar no desenvolvimento dos seus filhos.


Neste artigo você verá:

  • Qual a importância da autonomia na educação infantil?

  • Como descrever a autonomia de uma criança?

  • O que a BNCC fala sobre autonomia na educação infantil?

  • Como trabalhar a autonomia na educação infantil atividades?

  • A importância de escolher uma boa escola


Qual a importância da autonomia na educação infantil?

A autonomia de uma criança se refere à capacidade dela em realizar tarefas e tomar decisões sem depender constantemente da intervenção de um adulto. Isso vai desde a execução de atividades cotidianas, como comer sozinha, até competências mais elaboradas, como expressar emoções.

Por isso, o desenvolvimento da autonomia infantil está diretamente ligado ao ambiente no qual a criança está inserida, ficando para a escola e família o papel essencial de criar oportunidades para que os pequenos experimentem desafios de forma segura e construtiva.

Esses ensinamentos, então, irão possibilitar a construção de competências, por exemplo, tomada de decisões, que serão usadas para o resto da vida. 


A escola ganha uma importância em particular pois é nela que as crianças entram em contato com alguns dos aspectos que contribuem para a autonomia infantil, como: 


  • Capacidade de lidar com as próprias emoções e do seu entorno a partir da noção de compartilhamento do mesmo espaço;

  • Desenvolvimento da coordenação motora por meio das atividades e brincadeiras;

  • Criatividade, pois as crianças entendem que existem outras formas de realizar uma mesma ação.

Como descrever a autonomia de uma criança?

A autonomia infantil pode ser descrita como a preparação de uma criança para o restante da sua vida, principalmente como adulto. É garantir que, desde o início, o indivíduo tenha as habilidades básicas para ser independente.


Um exemplo do que pode ser trabalhado para desenvolver a identidade e autonomia na educação infantil são pequenas tarefas domésticas, organizacionais e até da própria rotina, que estejam de acordo com a idade do pequeno.


A criação desse hábito impulsiona, também, a proatividade, que permite que a criança realize ações, como organizar seus próprios brinquedos, antes de receberem a instrução para fazê-la.

Além disso, desperta-se a confiança nelas para serem tomadoras de decisões, por exemplo, escolhendo a roupa de sair, e se mantendo firmes com as próprias ações, não se restringindo à validação de outros.


Algumas atividades que podem ser realizadas com cada idade são:


Idade (anos)

Atividade 

1-2

Segurar objetos leves e seguros, como a colher para comer.

2-3

Vestir roupas mais simples e guardar os brinquedos.

3-4

Escovar os dentes com supervisão e realizar pequenas tarefas, como organizar materiais.

4-5

Participar de jogos cooperativos, ajudar na organização do ambiente e resolver pequenos problemas com colegas.

5-6

Assumir pequenas responsabilidades na rotina, expressar preferências e justificá-las e planejar brincadeiras com autonomia.


Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre autonomia e a quebra de regras e dos limites impostos pelos mais velhos. Enquanto a primeira está interligada com a confiança do pequeno, o segundo vem do desejo de se opor aos adultos. 


Lembre-se: toda criança é o reflexo de sua criação! Ou seja, pais que incentivam a responsabilidade, iniciativa e autoconfiança tendem a criar filhos com maior autonomia.


O que a BNCC fala sobre autonomia na educação infantil?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro dos seis direitos de aprendizagem para a fase da Educação Infantil, a autonomia deve ser trabalhada através da: 


  1. Convivência

Vivência com outros, incluindo crianças e adultos, podendo utilizar diferentes formas de expressão, a fim de ampliar o conhecimento. 


  1. Brincadeira

O brincar deve estar presente no cotidiano dos mais novos, em diferentes tempos, espaços e formatos, visando estimular a imaginação, criatividade e novos conhecimentos.


  1. Participação

Poder escolher as brincadeiras em que quer participar, quais materiais deseja usar para determinada lição, por exemplo, fazem parte da prática da autonomia na educação infantil


Com isso, cria-se, também, a possibilidade do estudante se posicionar perante situações do dia-a-dia e poder escolher por si próprio. No entanto, isso não deve excluir dele as obrigações com os professores e escola.


  1. Exploração

Deve estar à disposição do aluno para serem exploradas, através dos sons, texturas, movimentos, palavras, objetos e relacionamentos: a arte, escrita, tecnologias e ciência.


  1. Expressão

Os pequenos devem ter o direito garantido de se expressar, com abertura para apresentar aquilo que pensam ou sentem. Esse é um tipo de habilidade essencial para o desenvolvimento da capacidade de se comunicar com eficiência. 


  1. Autoconhecimento 

O desenvolvimento do autoconhecimento para os mais novos é diferente do praticado pelos adultos. Ele se dá por meio de brincadeiras e outras atividades escolares, de forma a possibilitar a criação da própria identidade.


Além disso, no campo de experiência "O Eu, o Outro e o Nós", a BNCC propõe que os estudantes aprendam a se relacionar e agir com independência progressiva. 


Já no campo "Corpo, Gestos e Movimentos", há incentivo para que explorem o ambiente e desenvolvam habilidades motoras, o que contribui para a autonomia. 


Por isso, a BNCC recomenda que os educadores criem oportunidades para que as crianças façam escolhas e participem ativamente das atividades do cotidiano. 


Como trabalhar a autonomia na educação infantil atividades?

A autonomia na educação infantil exige da escola e da família uma grande disponibilidade para aplicação de diferentes atividades que, em si, não são complexas, mas podem exigir criatividade, paciência e tempo.


Por meio de ações simples, a autonomia infantil pode ser trabalhada diariamente com a realização da lição de casa, organização dos materiais após o uso e até limpeza da sala de aula.

Para te ajudar, listamos algumas sugestões de atividades para promover a autonomia na educação infantil:

  1. Rotinas e organização: incentive as crianças a participarem da organização da sala de aula, do quarto de brinquedo em casa e até de ambientes externos, como recolher o lixo no parque;

  2. Delimitações: ofereça opções para que a criança possa decidir, mas limite as escolhas. Assim, a criança participa da decisão, mas não sai do planejado pelos pais. Por exemplo, escolher entre a camiseta azul ou vermelha.

  3. Autocuidado: incentive a independência em tarefas de cuidados pessoais, como lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho e vestir-se.

  4. Brincando com a realidade: jogos de “faz de conta”, como brincar de casinha ou mercadinho, ajudam a desenvolver autonomia, permitindo que as crianças assumam diferentes papéis.

  5. Pensando em soluções: proponha atividades que incentivem a resolução de problemas, como quebra-cabeças ou dinâmicas que exijam cooperação.

  6. Pequenos passos: dê funções específicas para a criança, como regar uma planta ou ajudar na distribuição de materiais na aula, pois isso fortalece a independência e o exercício da atenção e memória.

Além disso, ainda há duas outras metodologias para trabalhar a autonomia na educação infantil, que são: 


  1. Método SUPERA 

Voltado principalmente para crianças que possuem dificuldade com o meio escolar, aqui a autonomia é trabalhada a partir de conceitos relacionados à memória, atenção e concentração.


  1. Baby-Led Weaning (BLW)

Chamado de “desmame guiado pelo bebê”, o BLW é voltado para os nenéns e permite que eles sejam os protagonistas do processo de desmame. Respeita-se o momento da criança em querer experimentar novos alimentos e senti-los sensorialmente.


Trabalhar a autonomia na educação infantil é um processo gradual, que aproxima família e escola, sendo essencial para a formação de crianças mais seguras e preparadas para os desafios futuros!

A importância de escolher uma boa escola

Quando pensamos em criação de filhos não se pode esquecer da influência que os ambientes fora de casa e da própria família terão nos pequenos. O principal dos lugares para se pensar é a escola, responsável por boa parte da educação infantil.


Por isso, não deixe de encontrar a melhor educação para seus filhos pelo preço que cabe no seu bolso!


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