Encontre a escola

Busque informações sobre séries, etapas de ensino, escolas e preços.

Garanta a bolsa

Pague a pré-matrícula e garanta a bolsa até o fim da etapa de ensino.

Economize a cada etapa de ensino

Você garante a bolsa com o menor preço e matricula o aluno na melhor escola

Cadastre a sua escola

Rede privada

Colégio São Luís

  • Rua Haddock Lobo, 400- Cerqueira Csar, São Paulo - São Paulo

4.7

Fantástico

58 Avaliações

Esta escola não é parceira ainda. Registre seu interesse que entraremos em contato com a escola e solicitaremos uma bolsa para você!

Nome completo
E-mail
Celular
Qual a série desejada?
Até quanto gostaria de pagar?

Sobre o Colégio São Luís

Sobre

Fundado em 1867 em Itu (interior de São Paulo) pelos padres jesuítas e transferido para a cidade de São Paulo em 1918, o Colégio São Luís foi uma das...

Fundado em 1867 em Itu (interior de São Paulo) pelos padres jesuítas e transferido para a cidade de São Paulo em 1918, o Colégio São Luís foi uma das primeiras escolas a se fixar em território nacional. Hoje, consolidada como sinônimo de ensino forte e formação humana, a instituição é um marco da educação e se mantém antenada às transformações da sociedade.

O São Luís foi o segundo colégio criado pelos jesuítas no País (o primeiro foi o Catarinense). Após um longo período sediado na cidade de Itu - onde registra uma memória marcante, incluindo a visita do Imperador Pedro II -, uma epidemia de febre amarela no interior de São Paulo colocou em risco os estudantes, fazendo com que os dirigentes do Colégio procurassem uma outra localização. Na recém inaugurada Avenida Paulista (1891), encontraram um espaço adequado e, em 1918, começava a primeira turma de alunos. As primeiras indústrias eram instaladas em São Paulo, que vivia o auge da produção de café, e a charmosa avenida acomodava a elite paulistana, onde viviam os grandes fazendeiros de café, negociantes e imigrantes, como árabes e italianos. Conhecida também como 'Avenida dos Casarões', a Paulista foi a primeira via pública da cidade a receber asfalto e arborização. A região assimilou facilmente a integração do Colégio ao seu cenário, até porque o São Luís trabalhava com essa elite e com alunos de cidades do interior, inclusive de Itu.

Em 1936, foi inaugurada, na esquina da Rua Bela Cintra, a Igreja São Luís de Gonzaga, ao lado da fachada de estilo neoclássico do Colégio. Os anos seguintes foram marcados pela participação do Colégio nas paradas cívicas e torneios esportivos, além, é claro, da expansão da instituição. Em 1948, no período noturno, iniciam-se as atividades da Faculdade de Economia São Luís, segunda a oferecer esse curso na cidade.

Entre as décadas de 60 e 70, a era dos barões do café entra em declínio, a industrialização se acelera, e os casarões dão lugar a edifícios, verticalizando a paisagem da Avenida Paulista. Na década de 70, o então prefeito Olavo Setúbal transformou a Paulista em uma avenida de 2,8 km de extensão.

Acompanhando as mudanças dos novos tempos, o antigo prédio do Colégio também foi substituído por uma construção vertical. Foram anos de reconstrução, desde 1967. Piscinas, ginásios cobertos e quadras de futebol, entre outras instalações, resultaram em uma infraestrutura moderna. Uma novidade do prédio da Haddock Lobo, inaugurado em 1972, foi a galeria, para a circulação interna de veículos: os pais passaram a deixar seus filhos dentro do prédio da escola.

Nesse mesmo ano, mais um marco na história do Colégio: o ingresso da primeira turma de meninas. Dos 1.678 alunos existentes, cerca de 85 eram garotas. O São Luís foi um dos primeiros colégios de São Paulo a adotar essa novidade.

Semana Santa, Encontro de Alunos Líderes e Jogos entre colégios jesuítas foram algumas das atividades educativas criadas na época e que são realizadas até hoje. Nos anos 80, o Colégio passou por uma ampla reestruturação de sua linha educacional. A Associação dos Colégios Jesuítas, que envolve sete colégios, promoveu a modernização da pedagogia, com princípios da espiritualidade inaciana (Santo Inácio de Loyola), que hoje são base de todo o trabalho educacional dos jesuítas.

Nesta mesma época, o metrô chegava à região, e foi também o início da participação do Colégio São Luís na Associação Paulista Viva, cujo principal objetivo é trabalhar pela segurança dos que transitam na Avenida. Até hoje, os dirigentes e alunos do Colégio se envolvem nos eventos e ações realizadas pela entidade. Às vésperas da virada do milênio foi inaugurado o edifício São Luís Gonzaga, ao lado do Colégio, ampliando os espaços de aprendizado, com mais salas de aula.

Personalidades com trabalhos reconhecidos em diversas áreas passaram pelas salas de aula o Colégio, como o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, Horácio Lafer Piva (ex-presidente da Fiesp), o navegador Amyr Klink, a atriz Maria Fernanda Cândido, o ex-governador Claudio Lembo, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, a comunicadora Sarah Oliveira, a estilista Adriana Barra, entre muitos outros.

Com mais de 2.200 alunos, o São Luís é hoje consagrado como um dos mais tradicionais e respeitados colégios do País. Sua história se entrelaça à história da Avenida Paulista e da cidade de São Paulo.

 

Atividades Extracurriculares

Praticidade e segurança, a família do Colégio São Luís obtém ao optar pelos Cursos Extras oferecidos durante todo o ano letivo. São treze...

Praticidade e segurança, a família do Colégio São Luís obtém ao optar pelos Cursos Extras oferecidos durante todo o ano letivo. São treze opções que englobam atividades físicas e intelectuais, auxiliando no desenvolvimento integral de nossos alunos.

Parcerias são firmadas pelo CSL com fornecedores conceituados no mercado, que têm toda a estrutura da instituição para realizarem suas aulas.

O aluno pode estudar Inglês, fazer aulas de natação e, ainda, experimentar a Robótica, sem sair do Colégio, no período da tarde.

Anualmente, apresentamos novas opções de cursos, com o objetivo de atender os pedidos de pais e alunos, oferecendo um número cada vez maior de opções e pensando sempre no bem-estar completo de nossas famílias.

Projeto Sustentar - Colégio São Luís

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas...

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” Essa é a definição apresentada no relatório “Nosso Futuro Comum”, produzido pelos membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.

Infelizmente, nas últimas décadas, muitas ações humanas têm contribuído para ameaçar esse equilíbrio, e temos de agir rápidamente para reverter essa situação, a fim de garantir a vida em nosso planeta.

Sabemos que grandes mudanças são iniciadas por pequenas ações. Para tanto, professores, alunos e funcionários do Colégio São Luís estão formando uma Comissão Interna de Sustentabilidade.

 

Hoje, o Colégio São Luís possui um total de 1885 alunos.


Qual a estrutura do Colégio São Luís?

O Colégio São Luís oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Ciência, Laboratório de Informática, Sala de Leitura, Auditório, Pátio Coberto, Sala do Professor e Parque Infantil.


Qual o desempenho do Colégio São Luís no ENEM?

Veja abaixo como foi o desempenho do Colégio São Luís no ENEM 2019, comparado ao desempenho das demais escolas da cidade e do Brasil:

Média geral da escola no Enem

Ver todos os indicadores do ENEM

O Colégio São Luís é bem avaliado?

O Colégio São Luís é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

Veja abaixo a nota geral e os depoimentos

Avaliação Geral
  • 4.6 Motivação dos estudantes

  • 4.9 Estrutura física da escola

  • 4.5 Participação da comunidade

  • 4.8 Desenvolvimento Socioemocional

Beatriz

22/12/2019

"Escola mais incrível que pude ter a oportunidade de estudar."

Ver mais

  • 4.5 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Munik Santos

April 08, 2019

"O Colégio tem excelente instalações e método de ensino que prepara os alunos para o vestibular, com professores bem qualificados"

Ver mais

  • 3.0 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Ver todas as 58 avaliações

Qual o endereço do Colégio São Luís?

O Colégio São Luís se localiza em: Rua Haddock Lobo, 400- Cerqueira Csar, São Paulo - São Paulo. As informações de contato se encontram abaixo.
  • Rua Haddock Lobo, 400- Cerqueira Csar, São Paulo - São Paulo

  • (11) 3138-9600

  • [email protected]