Colégio Soletrar

Rua Francisco Preto, 131 - Vila Morse, São Paulo - SP - São Paulo
4.8Fantástico

Qual a mensalidade do Colégio Soletrar?

Os valores por etapa de ensino são a partir de:

(65 alunos)
Valor da mensalidade cheia A partir de R$ 1.639,25Valor com o Melhor Escola A partir de R$ 1.147,48

Qual a estrutura do Colégio Soletrar?

O Colégio Soletrar oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Laboratório de informática, Pátio Coberto, Parquinho, Sala de leitura, Refeitório, Pátio Descoberto, Banda larga, Internet.

Sobre o Colégio Soletrar

A ESCOLA

A Escola Soletrar se especializou em trabalhar com crianças de 4 meses a 6 anos.

Tendo este desafio – EDUCAR – a Soletrar interage com as crianças e com seus familiares, priorizando o desenvolvimento saudável.

Buscando técnicas e materiais pedagógicos adequados à faixa etária; eficazes e que despertem nas crianças à vontade de APRENDER (falar, brincar, estar em grupo, ler, escrever, superar desafios…).

De forma continuada, o processo é diário.

Cada novo desafio, cada nova idéia, cada nova criação o aprendiz é convidado a interagir e partilhar suas novas descobertas e aprendizagens.

O grupo participa ativamente do processo.

Com isto, o ambiente alfabetizador vai sendo explorado e as contribuições vão se tornando cada vez mais significativas.

As referências culturais e sociais vão norteando os aprendizes e as referências pessoais acabam se misturando e ganhando novo sentido.

Assim, o social soma positivamente na vida de cada aprendiz.

NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Quando falamos em educação para crianças pequenas, torna-se impossível separar os conceitos de EDUCAR e CUIDAR.

Tudo que é feito na Educação Infantil deve ter cuidado redobrado, uma vez que as crianças bem pequenas dependem dos adultos para realizar algumas tarefas.

O cuidado com o espaço físico, a seleção de atividades para que estas sejam significativas e a afetividade são condutas que devem sempre estar presentes.

As atividades diárias, que aparentemente são apenas cuidar (troca, alimentação, banho…) trazem elementos muito favoráveis a interação adulto/criança. Durante estas atividades é possível EDUCAR.

Na troca de fralda ou no banho, o cuidado na escolha de uma música, o conversar com a criança nomeando as partes do corpo, o toque, são estratégias do cuidar/educar.

A Soletrar se preocupa com a formação integral das crianças, propondo atividades adequadas à faixa etária, que desenvolvem os aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Nossa metodologia de trabalho está pautada nas teorias de Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro.

As atividades são envolventes e significativas e estão de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Através de jogos e brincadeiras as crianças são estimuladas a pensar, cooperar, trocar e respeitar – valores indispensáveis para sua formação.

Nosso objetivo principal é desenvolver na criança uma postura crítica, participativa e dialógica.

A ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA

Alfabetização na Educação Infantil da Soletrar CONVIDA, INSTIGA, LEVA a criança a querer aprender….

Interagindo, construindo, as crianças vão descobrindo as “coisas do mundo”, dentre elas as LETRAS: O mundo letrado vai sendo desvendado por HIPÓTESES…

A criança vai se interessando pelas letras, num processo significativo: ela se interessa inicialmente por sons, letras que fazem sentido na vida delas, como o

PRÓPRIO nome e depois as letras de familiares e objetos (coisas que significam muito em suas vidas).

Isto é o que chamamos de “centro de interesse” e é a partir destes relatos,que as dinâmicas escolares acontecem.

Cada letra passa por um processo de sondagem num jogo de hipóteses.

Primeiramente a criança valoriza o “PAPEL DE ESCRITOR”, IMITANDO O ADULTO NUMA TENTATIVA DE GRAFIA RÁPIDA” (movimento que se assemelha aos traços do eletroencefalograma – ziguezague alinhedo ou dasalinhado). Depois representa letra por bolas e/ou desenhos.

O passo seguinte ela arrisca traços que se assemelham as letras do alfabeto.

Depois, num processo mais avançado, escolhem; ouvem uma letra e tentam decodificar cada uma, escrevendo letra a letra, numa tentativa, de acerto e

erro e depois, concomitantemente com o processo de letramento, a criança passa a dominar o código da escrita a escrever decodificar, fazendo o trabalho de análise síntese = LEITURA/ESCRITA.

Obviamente que este é um resumo do que chamamos de níveis; estágios que a criança vai passando a medida que o código vai fazendo sentido e ganhando espaço e significado na vida delas.

O adulto tem um papel importante neste processo: Ele convida a criança; é modelo dela (com isso a criança tem mais vontade de “entrar neste papel”).

Um processo rico de acertos e erros importantes para afirmação de um leitor e um escritor cheio de CONFIANÇA (importante que a criança se sinta um BOM escritor e um BOM leitor, para que arrisque – sem medo de errar. Cada tentativa é uma possibilidade de acerto e aprender tem que ter exatamente este movimento)!

Qual a metodologia de ensino do Colégio Soletrar?

Sócio-Interacionista A metodologia é um conjunto de métodos e práticas adotados pela escola no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

O Colégio Soletrar é bem avaliado?

O Colégio Soletrar é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

4.79/5.0
"Escola muito boa, desde a educação, pedagogia, professores."
Hosana
Pai/Mãe06/06/2023
"As mantenedoras são super envolvidas com as famílias."
Edson
Ex-aluno10/12/2019

Qual o endereço do Colégio Soletrar?

O Colégio Soletrar se localiza em: Rua Francisco Preto, 131 - Vila Morse, São Paulo - SP. As informações de contato se encontram abaixo.