Menu fechado

Vantagens da Pedagogia Afetiva na formação dos alunos

A pedagogia afetiva é uma estratégia de ensino que reconhece a importância das emoções, dos sentimentos e dos relacionamentos para o processo de aprendizagem dos estudantes. O objetivo dessa metodologia é fortalecer o vínculo das crianças, fazendo com que elas se desenvolvam de forma integral.

+ Saiba como captar mais alunos de forma orgânica e gratuita

Muito mais do que transmitir conhecimento em sala de aula, a pedagogia afetiva busca construir laços emocionais entre professores e alunos. Esse tipo de abordagem é muito positiva, uma vez que ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor para todos. Dessa forma, é possível estimular a motivação, a confiança e o bem-estar.

Olga Freitas, Coordenadora Nacional de Educação Básica da União Brasileira de Educação Católica, afirma que a pedagogia afetiva é uma ferramenta importante para uma educação contemporânea: “Crianças não são máquinas programadas para aprender; são indivíduos com diferentes histórias de vida, estilos cognitivos e habilidades. A escola deve ser um espaço de felicidade, aconchego e descobertas, um lugar onde os estudantes gostem de estar”, explicou a coordenadora em entrevista ao Portal G1.

O conceito de afetividade na educação infantil vai muito além de demonstrações públicas de afeto ou contato físico com beijos e abraços. Para que traga resultados, todas as pessoas envolvidas na rotina da criança devem tratá-la com respeito, atenção e carinho, oferecendo o suporte emocional necessário diante das suas necessidades. 

Sendo assim, torna-se essencial que tanto os educadores quanto os familiares e cuidadores estejam envolvidos na prática da pedagogia afetiva. Como cada criança tem um ritmo e características distintas, é importante oferecer apoio, carinho e incentivo personalizados, sempre valorizando as habilidades individuais de cada uma delas. 

Veja também: + Educação socioemocional para crianças: entenda a importância! 

Quais são os pilares da Pedagogia Afetiva:

Basicamente, os professores podem trabalhar a pedagogia afetiva a partir de três pilares básicos. São eles:

  • A própria pedagogia
  • A afetividade
  • Um conjunto de valores e princípios fundamentais para as relações humanas
professora e alunos aplicando pedagogia-afetiva na escola

Os valores e princípios trabalhados na pedagogia afetiva ajudam na formação emocional da criança. Por meio deles, elas aprendem a compreender as emoções, valorizar a diversidade, respeitar o próximo, entre outros valores. Os mais comuns e que merecem ser destacados incluem:

  • Empatia
  • Respeito
  • Solidariedade
  • Sensibilidade
  • Cidadania
  • Autonomia
  • Responsabilidade
  • Autenticidade
  • Inclusão
  • Entre outros

Saiba mais: + Palavras de Incentivo: Use Sem Moderação

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre Pedagogia Afetiva?

A Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância da dimensão afetiva no processo educativo, e destaca a necessidade de promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos desde a educação infantil até o ensino médio. 

O documento enfatiza em suas diretrizes a importância dos colégios adotarem práticas pedagógicas que valorizem as relações interpessoais, o afeto, o acolhimento e o respeito mútuo. Na visão dos educadores, a pedagogia afetiva é fundamental para incentivar a formação de cidadãos críticos, autônomos e solidários. 

A BNCC também acredita que a pedagogia afetiva pode ajudar a apaziguar os conflitos dentro da escola. Por isso, é importante que a equipe escolar esteja atenta a esta metodologia e busque alternativas diferenciadas para aplicar a pedagogia afetiva no processo de aprendizagem.

Saiba mais: 

BNCC na educação infantil: o guia para sua escola

Briga na escola: como apaziguar conflitos

Confira alguns exemplos de atividades com Pedagogia Afetiva:

Como foi dito, a pedagogia afetiva busca trabalhar o conhecimento, a transformação, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito entre os alunos. Além desses aspectos, essa abordagem baseada nas emoções também ajuda a desenvolver questões ligadas aos direitos e deveres, democracia, cidadania, criticidade, sensibilidade e criatividade.

pedagogia afetiva em sala de aula

Uma das grandes vantagens da pedagogia afetiva a longo prazo, é o fortalecimento do desenvolvimento emocional dos alunos. No entanto, o método também favorece a motivação das crianças pelos estudos, a integração entre a turma, a compreensão dos conteúdos e a autoconfiança. 

Listamos a seguir algumas atividades que podem ajudar professores e coordenadores a trabalharem a pedagogia afetiva ao longo do ano. Vale a pena debater esse tema com a equipe escolar para ter um ambiente de ensino muito mais agradável, significativo e acolhedor. 

Confira:

  • Círculo de conversas para os alunos compartilharem experiências, sentimentos, opiniões, etc.
  • Trabalhos e projetos em grupo para que as crianças possam aprender a socializar e interagir.
  • Cartas entre os alunos para que eles possam trocar mensagens de valorização uns com os outros. 
  • Projeto de autobiografia em que os alunos possam contar suas histórias de vida e conhecer um pouco mais sobre os demais colegas.
  • Roda de leitura e escuta com histórias, poemas ou trechos de livros.
  • Projetos colaborativos de serviço à comunidade (campanhas de arrecadação de alimentos, visitas a asilos etc).
  • Pintura de desenhos relacionados às emoções e sentimentos.
  • Exibição de filmes para que as crianças identifiquem as emoções e mensagem de cada personagem.
  • Atividades de expressão artística através da arte, música, apresentações de teatro ou escrita.

Veja também: Teatro na educação infantil: veja como trabalhar e os benefícios

  • Atividades envolvendo a escola e as famílias. 

E então? Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros pais e educadores que queiram saber mais detalhes sobre a pedagogia afetiva na formação dos alunos. Acompanhe outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *