A pedagogia afetiva é uma estratégia de ensino que reconhece a importância das emoções, dos sentimentos e dos relacionamentos para o processo de aprendizagem dos estudantes. O objetivo dessa metodologia é fortalecer o vínculo das crianças, fazendo com que elas se desenvolvam de forma integral.
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Muito mais do que transmitir conhecimento em sala de aula, a pedagogia afetiva busca construir laços emocionais entre professores e alunos. Esse tipo de abordagem é muito positiva, uma vez que ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor para todos. Dessa forma, é possível estimular a motivação, a confiança e o bem-estar.
Olga Freitas, Coordenadora Nacional de Educação Básica da União Brasileira de Educação Católica, afirma que a pedagogia afetiva é uma ferramenta importante para uma educação contemporânea: “Crianças não são máquinas programadas para aprender; são indivíduos com diferentes histórias de vida, estilos cognitivos e habilidades. A escola deve ser um espaço de felicidade, aconchego e descobertas, um lugar onde os estudantes gostem de estar”, explicou a coordenadora em entrevista ao Portal G1.
O conceito de afetividade na educação infantil vai muito além de demonstrações públicas de afeto ou contato físico com beijos e abraços. Para que traga resultados, todas as pessoas envolvidas na rotina da criança devem tratá-la com respeito, atenção e carinho, oferecendo o suporte emocional necessário diante das suas necessidades.
Sendo assim, torna-se essencial que tanto os educadores quanto os familiares e cuidadores estejam envolvidos na prática da pedagogia afetiva. Como cada criança tem um ritmo e características distintas, é importante oferecer apoio, carinho e incentivo personalizados, sempre valorizando as habilidades individuais de cada uma delas.
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Quais são os pilares da Pedagogia Afetiva:
Basicamente, os professores podem trabalhar a pedagogia afetiva a partir de três pilares básicos. São eles:
- A própria pedagogia
- A afetividade
- Um conjunto de valores e princípios fundamentais para as relações humanas
Os valores e princípios trabalhados na pedagogia afetiva ajudam na formação emocional da criança. Por meio deles, elas aprendem a compreender as emoções, valorizar a diversidade, respeitar o próximo, entre outros valores. Os mais comuns e que merecem ser destacados incluem:
- Empatia
- Respeito
- Solidariedade
- Sensibilidade
- Cidadania
- Autonomia
- Responsabilidade
- Autenticidade
- Inclusão
- Entre outros
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O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre Pedagogia Afetiva?
A Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância da dimensão afetiva no processo educativo, e destaca a necessidade de promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos desde a educação infantil até o ensino médio.
O documento enfatiza em suas diretrizes a importância dos colégios adotarem práticas pedagógicas que valorizem as relações interpessoais, o afeto, o acolhimento e o respeito mútuo. Na visão dos educadores, a pedagogia afetiva é fundamental para incentivar a formação de cidadãos críticos, autônomos e solidários.
A BNCC também acredita que a pedagogia afetiva pode ajudar a apaziguar os conflitos dentro da escola. Por isso, é importante que a equipe escolar esteja atenta a esta metodologia e busque alternativas diferenciadas para aplicar a pedagogia afetiva no processo de aprendizagem.
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Confira alguns exemplos de atividades com Pedagogia Afetiva:
Como foi dito, a pedagogia afetiva busca trabalhar o conhecimento, a transformação, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito entre os alunos. Além desses aspectos, essa abordagem baseada nas emoções também ajuda a desenvolver questões ligadas aos direitos e deveres, democracia, cidadania, criticidade, sensibilidade e criatividade.
Uma das grandes vantagens da pedagogia afetiva a longo prazo, é o fortalecimento do desenvolvimento emocional dos alunos. No entanto, o método também favorece a motivação das crianças pelos estudos, a integração entre a turma, a compreensão dos conteúdos e a autoconfiança.
Listamos a seguir algumas atividades que podem ajudar professores e coordenadores a trabalharem a pedagogia afetiva ao longo do ano. Vale a pena debater esse tema com a equipe escolar para ter um ambiente de ensino muito mais agradável, significativo e acolhedor.
Confira:
- Círculo de conversas para os alunos compartilharem experiências, sentimentos, opiniões, etc.
- Trabalhos e projetos em grupo para que as crianças possam aprender a socializar e interagir.
- Cartas entre os alunos para que eles possam trocar mensagens de valorização uns com os outros.
- Projeto de autobiografia em que os alunos possam contar suas histórias de vida e conhecer um pouco mais sobre os demais colegas.
- Roda de leitura e escuta com histórias, poemas ou trechos de livros.
- Projetos colaborativos de serviço à comunidade (campanhas de arrecadação de alimentos, visitas a asilos etc).
- Pintura de desenhos relacionados às emoções e sentimentos.
- Exibição de filmes para que as crianças identifiquem as emoções e mensagem de cada personagem.
- Atividades de expressão artística através da arte, música, apresentações de teatro ou escrita.
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- Atividades envolvendo a escola e as famílias.
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