Menu fechado

Educação financeira nas escolas: por que é importante?

Educação financeira nas escolas

A educação financeira nas escolas é um tema que vem ganhando espaço nos últimos tempos. Exemplo disso é que o MEC (Ministério da Educação), em parceria com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) criou o Programa de Educação Financeira nas Escolas. Tal programa tem o objetivo de oferecer aos professores cursos gratuitos de educação financeira para que depois seja aplicado aos alunos. 

Engana-se, porém, quem pensa que o assunto é recente. Em 2010 foi criada a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que também surgiu para levar a temática para as escolas. Contudo, vivemos em um país onde falar sobre dinheiro é um tabu e onde, em 2020, segundo dados do Serasa, 61,4 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo ou com dívidas atrasadas. 

Leia também:
+ Educação financeira nas escolas: mudança cultural

Por isso, surge a necessidade de trabalhar a educação financeira nas escolas com o intuito de conscientizar, desde cedo, os jovens. Com essas aulas, as crianças e adolescentes saberão sobre orçamento, poupança, previdência social, investimentos entre outros temas. 

A obrigatoriedade da educação financeira nas escolas:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2019, estabeleceu novas diretrizes para a educação. Ela viu a necessidade de atualizar o ensino para educação infantil nas escolas particulares e públicas de todo o país. 

Desse modo, uma das atualizações de aprendizagem vistas como essenciais foi a educação financeira. Em outras palavras, ensinar sobre finanças tornou-se obrigatório para crianças do ensino fundamental e médio. 

É nesse sentido que diversas escolas estão começando a introduzir em suas disciplinas conceitos básicos sobre economia e finanças. Porém, são diversas as dificuldades que as instituições podem enfrentar, como:

  • Falta de preparo de profissionais;
  • Criação de materiais didáticos;
  • Tempo para preparo das aulas.

A importância da educação financeira nas escolas

Ensinar sobre educação financeira é importante para que os estudantes percebam que eles podem possuir uma vida melhor. Dessa forma, ensinar sobre a gestão de recursos, planejamento financeiro e outros temas são necessários de abordam na sala de aula.

Além disso, a importância da educação financeira nas escolas tem efeito positivo também na situação econômica do país. Isso se dá porque é uma estratégia que pode ajudar na redução do número de pessoas que devem para o governo, ou seja, de pessoas inadimplentes.

As novidades sobre a temática

Recentemente, o Banco Central anunciou o seu programa Aprenda Valor que visa ensinar sobre a educação financeira nas escolas públicas. Dessa forma, a ideia é fazer com que o aluno lide melhor com dinheiro. 

O projeto se baseia na indicação da BNCC de abordar o conteúdo de forma transversal. Ou seja, ele deve ser abordado em diferentes matérias curriculares e ao longo do conteúdo previsto, por exemplo:

  • Abordar em matemática os conceitos econômicos de forma contextualizada que faça sentido para o aluno;
  • Na matéria de filosofia abordar questões éticas sobre o dinheiro;
  • Em língua portuguesa e interpretação trazer conceitos e análise de dados;
  • Apresentar a relação de fatores sociais e econômicos na grade de Geografia

Vale ressaltar que o projeto está em fase de testes e logo deve ser implementado em todo o país.

O Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas

Como já mencionado, o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fizeram uma parceria e lançaram o Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas. Esse projeto foi criado com o intuito de incentivar o tema da educação financeira nos jovens do pais.

Para isso, ele tem o intuito de capacitar, em 3 anos, mais de 500 mil professores. Dessa forma, eles conseguirão atingir em torno de 25 milhões de estudantes da educação básica. Tal capacitação será feita através de cursos em uma plataforma online para que os professores trabalhem os temas nas salas de aula. Confira o vídeo abaixo para saber mais:

O impacto que a educação financeira pode causar na vida dos brasileiros

Educar jovens sobre finanças é transformá-los em cidadãos conscientes. Além disso, aprendendo sobre o assunto, eles conseguirão mudar a relação com dinheiro, conseguindo tomar escolhas mais assertivas.

Outro ponto importante é que esse aprendizado pode ajudá-los e capacitá-los a enfrentar problemas sociais e econômicos. Portanto, introduzir a educação financeira nas escolas é investir na melhoria do futuro socioeconômico do Brasil.

Gostou do conteúdo? No Clube dos Diretores você tem acesso a mais informações sobre diversos temas. São mais de 40 horas de videoaulas com os maiores especialistas em educação do Brasil. 

Clique aqui e faça parte!

Publicado em:Gestão e finanças

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *