Menu fechado

Desenho Universal para a Aprendizagem: o que é e qual importância?

Desenho Universal Para Aprendizagem

O Desenho Universal para a Aprendizagem, também chamado de DUA, é um tema muito relevante para as escolas que pretendem atender às novas perspectivas da sociedade, oferecendo aos estudantes formas de ensino cada vez mais inclusivas e dinâmicas. 

Veja também:

O conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem é baseado em um modelo educacional focado no desenvolvimento do estudante a partir de materiais, técnicas e estratégias diferenciadas, que levem em conta as habilidades e necessidades específicas de cada aluno.

Sendo assim, gestores e professores precisam sempre buscar novas alternativas para tornar o aprendizado 100% eficaz. 

Em outras palavras, devemos entender o DUA como uma importante ferramenta para ampliar a construção do conhecimento e a maneira como ele é transmitido em sala de aula. 

Os princípios que regem o Desenho Universal para a Aprendizagem são:

  • Proporcionar múltiplos meios de envolvimento: para estimular o interesse dos alunos.
  • Proporcionar múltiplos meios de representação: para transmitir o aprendizado aos alunos de diferentes maneiras.
  • Proporcionar múltiplos meios de ação e expressão do conhecimento: para os alunos mostrarem o que aprenderam.

Por que o Desenho Universal para a Aprendizagem é importante?

As salas de aulas das escolas públicas e particulares do Brasil são repletas de diversidades, com alunos de diferentes classes sociais, faixas etárias, níveis culturais e estruturas familiares. 

Tudo isso influencia na capacidade da criança de assimilar o conhecimento e manter o interesse pelos estudos. Além disso, existem os alunos com deficiências ou dificuldades para participar ativamente das aulas.

Estes fatores tornam o trabalho do professor extremamente desafiador e exige que ele crie métodos não tradicionais para transmitir o conteúdo, garantindo mais eficiência no rendimento escolar dos estudantes. Nesse contexto, é preciso ter em mente que é necessário inovar para ter bons resultados.

Estudos da área educacional mostram que o Desenho Universal para Aprendizagem traz diversos benefícios para o desenvolvimento intelectual dos alunos em diferentes aspectos. Isso acontece porque este modelo busca reduzir as barreiras metodológicas que atrapalham o processo de aprendizagem, tornando a prática pedagógica mais flexível e acessível para todos os alunos. 

Ou seja, o Desenho Universal para Aprendizagem leva em conta fatores como:

  • Deficiência dos alunos,
  • Desigualdades sociais e econômicas entre os alunos,
  • Diferenças culturais,
  • Dificuldades de acesso à informação,
  • Idade dos alunos,
  • Entre outros fatores.

A partir dos aspectos citados acima, os professores devem investir em planejamento e criatividade para elaborar o plano de aula e tornar o processo de aprendizado significativo para os alunos. 

Vale, por exemplo, pensar em recursos tecnológicos, lúdicos, diferentes mídias e outros métodos para envolver os alunos nas atividades.

Os gestores escolares também devem capacitar as equipes de docentes em temas relacionados ao DUA e às deficiências de maneira geral dos alunos. 

Desenvolva seus conhecimentos com o Clube dos Diretores!

Gostou deste conteúdo do Melhor Escola? Leia também o artigo sobre as vantagens das Metodologias ativas de ensino.

Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o universo pedagógico, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. No Clube dos Diretores, você poderá acessar videoaulas com especialistas, ver dicas, ler e-books e fazer networking com outros profissionais e muito mais.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *