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Avaliação formativa e avaliação somativa: veja as principais diferenças

Criança tendo aula com metodologia de avaliacao formativa e somativa

Tradicionalmente, as avaliações escolares são utilizadas para medir o progresso dos estudantes ao longo de um período específico. No entanto, a avaliação formativa surge como uma abordagem complementar, com o objetivo de apoiar o processo de aprendizagem ao invés de apenas medir o seu produto final. 

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Neste artigo, exploraremos em detalhes o que são avaliações formativas e somativas, destacando suas características e discutindo como é possível integrar ambos os métodos para potencializar o ensino e a aprendizagem nas escolas. 

Ao entender melhor esses dois tipos de avaliações, educadores podem aprimorar suas práticas pedagógicas e, consequentemente, promover um ambiente de aprendizado mais eficaz e inclusivo. Acompanhe a leitura para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema!

O que é a avaliação formativa?

A avaliação formativa é uma metodologia contínua que faz parte do dia a dia, auxiliando os educadores a monitorar o progresso dos alunos. Utilizando testes rápidos, ela fornece feedback imediato sobre o desempenho escolar da classe, identificando desafios de aprendizado. 

Este formato busca avaliar quanto os estudantes absorveram dos conteúdos à medida que avançam no aprendizado. Dessa forma, os educadores podem utilizar a avaliação formativa para oferecer feedback construtivo aos alunos, enquanto identificam falhas e pontos fracos no sistema de ensino, possibilitando melhorias.

Entre os principais exemplos de avaliações formativas podemos destacar:

  • brincadeiras de aprendizagem;
  • atividades manuais;
  • deveres de casa;
  • textos reflexivos;
  • questões para debate;
  • ensaios de música.

O que é a avaliação somativa?

A avaliação somativa é um formato mais tradicional, onde os educadores mensuram o desempenho dos estudantes por meio de uma análise padronizada. Diferentemente da avaliação formativa, a somativa ocorre no final dos ciclos de aprendizagem. Os resultados dessas avaliações, como provas bimestrais ou anuais, determinam se os estudantes avançam para o próximo nível de aprendizado.

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Esse método, baseado em resultados, é amplamente adotado pelas instituições de ensino, oferecendo uma visão panorâmica que orienta melhorias contínuas no processo de ensino-aprendizagem.

Os principais exemplos de avaliação somativa são: 

  • exames de fim ou meio do período;
  • trabalho cumulativo durante o semestre/bimestre;
  • testes de final de capítulo.

Quais as diferenças entre a avaliação formativa e somativa?

Uma distinção chave é o momento em que ocorrem: a formativa é contínua, enquanto a somativa ocorre no final dos ciclos. Quanto ao propósito, a formativa busca melhorar o aprendizado, enquanto a somativa atribui notas que indicam se a meta de aprendizagem foi atingida.

Quais as vantagens de cada avaliação?

Tanto a avaliação formativa quanto a somativa possuem vantagens e desvantagens. A seguir você confere melhor cada uma delas:

Vantagens da avaliação formativa:

Na avaliação formativa não é só no final do período que os professores conseguem ver como os alunos estão se saindo. Sendo assim é possível ajudá-los enquanto estão aprendendo. Um bom ponto disso é que dá para mudar o jeito de ensinar conforme o andamento das aulas.

Assim, a avaliação formativa tem como vantagem oferecer um ensino sob medida, pois permite aos educadores ajustar as aulas de acordo com o retorno que recebem, fazendo com que cada estudante tenha uma experiência de aprendizado única. Os alunos também participam mais ativamente, acompanhando como estão indo.

Notas e pontuações até mostram como o aluno está, mas não abrangem tudo, como o interesse em aprender ou a motivação. E mais, as notas sozinhas não contam toda a história do progresso do discente nem dão dicas para os professores melhorarem as aulas.

Portanto, é importante pensar em diminuir o tempo gasto com avaliações somativas para dar mais espaço para as avaliações formativas e diagnósticas.

Vantagens da avaliação somativa:

Um ponto positivo das avaliações somativas é que elas incentivam os alunos a focar mais nas aulas. Diferentemente da avaliação formativa, aqui eles sabem que as notas vão depender de como vão nas provas, o que faz com que se dediquem mais aos estudos.

Além disso, as avaliações somativas dão resultados que podem ser comparados facilmente, e é por isso que são boas para colocar os alunos em ordem de desempenho. Enquanto a avaliação formativa é feita pensando no que cada aluno precisa, as somativas são feitas para que todos sejam avaliados de forma igual em situações semelhantes.

Como saber por qual tipo de avaliação devo optar?

A escolha entre avaliação formativa e somativa depende dos objetivos educacionais, da abordagem pedagógica e das características específicas de cada situação. Aqui estão alguns pontos a considerar ao decidir qual tipo de avaliação adotar:

Objetivos Educacionais:

  • Formativa: Se o objetivo principal é monitorar o progresso contínuo dos alunos, identificar desafios de aprendizado e fornecer feedback para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Somativa: Quando o foco está na avaliação do desempenho geral dos alunos ao final de um ciclo ou unidade, para determinar o progresso alcançado e tomar decisões de classificação.

Forma de Feedback:

  • Formativa: Oferece feedback contínuo e imediato para os alunos, permitindo ajustes durante o processo de aprendizagem.
  • Somativa: Concentra-se em avaliar o desempenho final e atribuir notas que refletem a conquista geral ao término de uma etapa.

Personalização do Ensino:

  • Formativa: Favorece a personalização do ensino, pois fornece insights detalhados sobre o progresso individual dos alunos, permitindo ajustes específicos.
  • Somativa: Tende a ser mais padronizada, avaliando o desempenho coletivo da turma em um momento específico.

Tomada de Decisões:

  • Formativa: Auxilia na identificação de áreas que precisam de melhorias e orienta decisões para ajustar a abordagem de ensino em tempo real.
  • Somativa: Guia decisões relacionadas a classificação, progressão e determinação do sucesso geral do aluno em um período específico.

Ciclo de Aprendizagem:

  • Formativa: Integra-se de maneira contínua ao ciclo de aprendizagem, adaptando-se às necessidades emergentes dos alunos.
  • Somativa: Geralmente ocorre no final de um ciclo de ensino, como um trimestre, semestre ou ano.

Lembre-se de que não há uma resposta única e correta. A escolha entre avaliação formativa e somativa pode variar com base na filosofia educacional, nos objetivos da instituição e nas características dos alunos. Muitas vezes, a combinação inteligente de ambos os métodos pode proporcionar uma avaliação mais completa e informada.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também queiram saber mais detalhes sobre as principais diferenças entre avaliação somativa e formativa.  Aproveite para acessar e conhecer outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Ambiente Escolar

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