Atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil

atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no BrasilEssa data nos convida a refletir sobre a integração das pessoas negras na sociedade brasileira, abordando temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão. Por isso, é importante as escolas trabalharem atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil.

Em todo o país, uma variedade de atividades é organizada para enaltecer a rica cultura africana. No entanto, reconhecemos que é dentro de nossos lares e instituições educacionais que podemos construir uma sociedade mais justa e que valorize nossas crianças negras, sejam elas meninas ou meninos.

Nós propomos uma série de atividades para o Dia da Consciência Negra com o objetivo de empoderar as crianças e, ao mesmo tempo, promover o respeito pela diversidade racial e cultural que enriquece nosso país. Continue a leitura para ver!

O que é o Dia da Consciência Negra?

Foi escolhido o dia 20 de novembro para comemorar a data pois ela marcar a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, um dos mais notáveis líderes negros do país, que liderou a luta pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Veja também:
+ Dia da Consciência Negra: reflexão para o ano todo

A importância da da data da Consciência Negra

Antes de mostrarmos quais são as atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil, é importante saber da importância da data. Confira os principais motivos:

• Resgate da História: A data resgata a história e a contribuição dos negros na formação do Brasil. Isso inclui o reconhecimento de líderes como Zumbi dos Palmares, que simbolizam a luta contra a escravidão e a busca por liberdade.
  • Combate ao Racismo: O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para destacar a necessidade de combater o racismo estrutural, que persiste na sociedade brasileira. Assim, é um momento de reflexão sobre as desigualdades raciais e a discriminação, buscando formas de combatê-las.
  • Valorização da Cultura Negra: A celebração da data também valoriza a cultura negra, incluindo suas tradições, música, dança, culinária e religião. Isso promove o entendimento e o respeito pela diversidade cultural do país.
  • Promoção da Igualdade: A data incentiva a busca por igualdade de oportunidades e direitos para a população negra, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
  • Educação e Conscientização: O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da igualdade racial, promovendo a tolerância e o respeito às diferenças.
  • Empoderamento: A data também promove o empoderamento da população negra, destacando modelos positivos e incentivando a autoestima e o orgulho de sua herança cultural.
  • Inclusão Social: Ao discutir temas como discriminação e desigualdade, a data busca impulsionar a inclusão social da população negra, promovendo ações e políticas que combatam a exclusão.

As melhores atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil.

Essa data é uma oportunidade valiosa para envolver nossas crianças em atividades que destacam a história e cultura afro-brasileira. Abaixo, você encontrará uma série de sugestões de atividades que visam promover a conscientização e o respeito à diversidade racial e cultural, de forma criativa e educativa:

1) Explorando a História de Zumbi dos Palmares:

• Atividade sobre o Quilombo dos Palmares.
  • Atividade sobre Zumbi dos Palmares.
  • A história de Zumbi dos Palmares.
  • Quem foi Dandara Zumbi dos Palmares?

2) Artesanato Africano:

• Explicar a importância do artesanato africano.
  • Como fazer uma máscara africana de papelão.
  • Moldes de máscaras africanas para colorir.

3) Culinária Afro-brasileira:

• Preparar comida africana com ingredientes como azeite de dendê, pimenta malagueta, feijão preto, quiabo, e receitas como vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, angu e pamonha.

4) Atividades de Expressão Artística:

• Atividade sobre o cabelo afro com lã.
  • Atividade de traços com cabelos cacheados.
  • Desenvolvimento de um mini-dicionário afro-brasileiro para descobrir palavras de origem africana.

5) Construção de Instrumentos Musicais:

• Aprender sobre os sons da África e construir instrumentos musicais africanos, como berimbau, tambores e agogó, com materiais reciclados.

6) Artesanato de Colares Africanos:

• Produção de colares no estilo africano com materiais como pratinhos de papelão, macarrão colorido e penas.

7) Arte com Botões para Turbantes Africanos:

• Uma manualidade com botões para recriar o turbante africano e explorar a diversidade de desenhos.

8) Atividade de Tecelagem Africana:

• Trabalhar a coordenação motora com tiras de papel temático africano, criando belos entrelaçados.

9) Atividade de Consciência Negra com Feijão:

• Usando grãos de feijão, recriar o cabelo afro, promovendo a valorização da diversidade capilar.

10) Leitura de Livros Infantis:

• Ler histórias que valorizem a cultura africana e a luta de figuras como Zumbi dos Palmares. Sugestões incluem “Zumbi, o Pequeno Guerreiro” e contos e lendas africanas.

11) Histórias de Mulheres Negras para Empoderamento:

• Explorar histórias inspiradoras de mulheres negras que fizeram a diferença na sociedade.
  • Desenhos para Colorir do Dia da Consciência Negra:
  • Oferecer desenhos relacionados ao Dia da Consciência Negra para colorir.

Essas atividades para o Dia da Consciência Negra na educação infantil são uma maneira envolvente e educativa de celebrar a data. Assim, é possível promover a valorização da cultura afro-brasileira e incentivar o respeito à diversidade racial e cultural.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado