Menu fechado

Semana Pedagógica: Maria Montessori e a Escola Montessoriana

Escola Montessori

Criada por Maria Montessori, a Escola Montessoriana tem como principal objetivo estimular a autonomia e independência da criança. Atualmente, segundo o Lar Montessori, existem em torno de 70 a 120 escolas com a metodologia Montessori no Brasil. Porém, muitas pessoas ainda têm muita curiosidade para saber mais sobre como são as escolas que aplicam tal teoria. 

Pensando nisso, o Melhor Escola preparou um circuito de palestras para abordar o pensamento de grandes autores da educação. O terceiro encontro contou com a Luana Pereira, Diretora da Escola Montessori Semear para nos contar um pouco sobre a metodologia. 

Leia também:
+ Métodos de ensino mais utilizados no Brasil
+ Semana Pedagógica: Rudolf Steiner e a Escola Waldorf

Separamos aqui alguns pontos principais da palestra, mas você pode assistir o conteúdo completo no link abaixo. 

Maria Montessori de médica a criadora de um método pedagógico 

Nascida em 1870 na Itália, Maria Montessori foi uma mulher que enfrentou dois períodos de guerra. Na sua juventude, acabou estudando engenharia, porém, não gostou e acabou optando por fazer medicina. 

Na época, seu pai queria que ela seguisse na profissão de professora, por ser uma profissão mais feminina. Entretanto, sua mãe a apoiou para que ela seguisse seus sonhos. O que eles não sabiam era que ela se tornaria a grande criadora de um método pedagógico o qual é muito utilizado hoje em dia. 

Dessa forma, quando estava se formando, teve a oportunidade de trabalhar em um instituto que era voltado para crianças especiais. Foi assim que ela se indignou ao ver que as crianças com necessidades físicas ou intelectuais eram internadas nesses manicômios para ficar vegetando. 

A partir disso, ela começou a estudar outras pessoas que estavam lidando com essa linha de pesquisa, desenvolvendo materiais para conseguir trabalhar com essas crianças. A conclusão foi que em 2 anos as crianças estavam alfabetizadas.

Em 1901, ela foi convidada para auxiliar na Casa dei Bambini que era um espaço educacional de pessoas de baixa renda. Foi nesse lugar que ela conseguiu ampliar os materiais que ela tinha. 

Portanto, em seu método, ela trouxe a ciência da medicina para a educação. É por isso que ela intitula sua pedagogia como pedagogia científica pois tudo o que tem nela tem um objetivo. 

Os fundamentos da pedagogia montessoriana

A ideia principal na Escola Montessoriana é criar nas crianças a ideia de liberdade de escolha e estimular a autonomia delas. Com isso, a criança se empodera de si mesma fazendo com que ela se torne um adulto independente, autônomo e consciente de si e do mundo. 

Portanto, o método consiste em realizar uma observação da criança. O que importa é a criança, não são os materiais os quais são ferramentas para conseguir desenvolver a criança. 

Além disso, mais de um método que desenvolve a liberdade, ela desenvolve a liberdade com limites,mostrando os materiais e dando a escolha para as crianças. Porém, caso você veja que ela tem uma outra necessidade é direcionar ela para outro material. Sendo assim, o professor se torna um facilitador e mediador do conhecimento para elas. 

A Escola Montessoriana possui 6 pilares que pautam esse processo de autonomia e independência. 

6 pilares da Escola Montessoriana

1 – Educação como Ciência: 

Investigar para entender as necessidades que a criança traz para você. Ou seja, é compreender o comportamento delas.

2 – Adulto preparado: 

É se autoconhecer e saber quais seus padrões limitantes para contribuir no desenvolvimento infantil. Assim, torna-se papel do adulto intervir somente quando for necessário.

3 – Ambiente preparado:

Como a criança aprende e ganha autonomia aprendendo, o ambeinte tem que estar preparado. Assim, através da interação com os materiais dele que ela vai se autodesenvolver. Além disso, tudo tem que estar na altura das crianças, para que elas sejam independentes. 

4 –  Criança Equilibrada:

É uma criança ativa, alegre, viva, uma criança equilibrada é aquela que está no seu centro. Porém, ela sabe que quando precisa esperar e ter momentos de calma e de  compartilhamento de algo com os colegas ela faz. 

5 – Autoeducação:

Esse item é o cerne da metodologia,pois a criança deve aprender sozinha, sem grande interferência de adultos. 

6 – Educação Cósmica:

Visar um mundo novo através da comunicação para a paz. Para Montessori, a paz não é a não guerra, mas sim a convivência e coabitação de todos os seres vivos e não vivos da terra para que juntos consigamos realizar algo diferente.

Portanto, o método montessori é uma filosofia, é um formato de se trabalhar, trazendo o concreto e as experiências para que as crianças possam aprender.

Quer acesso a mais conteúdos desse tipo? Faça parte do nosso clube dos diretores! Clique no banner abaixo e se inscreva.

Clube dos Diretores
Publicado em:Papo com o especialista,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *