Meu filho precisa de aula de reforço?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

O reforço escolar melhora o rendimento dos alunos e esclarece dúvidas sobre diferentes disciplinas. Geralmente, as aulas são focadas nos assuntos que os estudantes têm mais dificuldade. Os professores também abordam os temas mais cobrados nas provas, permitindo que a criança fique preparada para as avaliações. 

Leia também:

|+ Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% de desconto

Outro ponto positivo do reforço escolar é o auxílio nos deveres de casa. Dessa forma, os pais ficam mais tranquilos por saber que os filhos estão sendo acompanhados por um professor. Além de manter as atividades em dia, as aulas de reforço ajudam a suprir carências de aprendizado. Isso faz a criança se interessar mais pela escola.

Como saber se meu filho precisa de reforço escolar?

Seja qual for a idade ou série do aluno, o reforço escolar é muito vantajoso para melhorar o desempenho nas disciplinas, principalmente nos exercícios de matemática, português e redação. 

A melhor maneira para identificar se o seu filho precisa de reforço escolar é observando as notas das provas. Outra dica é perceber se ele tem dificuldade para realizar os deveres de casa sozinho. Em algumas situações, os professores podem sinalizar aos pais sobre as dificuldades de cada criança e o que merece mais atenção. 

Nesse contexto, as aulas de reforço são indicadas para estudantes com:

  • Problemas de concentração na sala de aula;

  • Baixo rendimento nas provas;

  • Dificuldades para assimilar o conteúdo ensinado pelo professor;

  • Demora para acompanhar o ritmo da turma;

  • Atraso na conclusão dos deveres de casa;

  • Bloqueio em determinadas disciplinas;

  • Baixa autoestima ou falta de autonomia.

Vale lembrar que o reforço escolar também é indicado para aqueles alunos que apresentam bom desempenho. Afinal, as aulas extras são uma boa opção para ocupar o tempo da criança com atividades educativas. 

Por que vale a pena colocar a criança no reforço escolar?

Como vimos, o reforço escolar traz muitos benefícios para o rendimento de crianças e adolescentes. Além de sanar dúvidas pontuais e ajudar nas provas, as aulas garantem um processo de aprendizado mais eficaz. 

Com isso, os alunos ficam mais preparados para ter êxito em todas as etapas educacionais, incluindo o Ensino Médio e o Ensino Superior. Outro ponto relevante é que os professores de aulas de reforço costumam dar dicas e ensinar macetes que podem ser muito úteis para os alunos na hora de resolver uma questão.

No fim, as crianças ficam mais confiantes e engajadas para cumprir as tarefas da rotina escolar! Converse com a escola do seu filho para saber as opções de aulas oferecidas no contraturno

Como funcionam as aulas de reforço?

Muitas escolas costumam oferecer as aulas extras entre as atividades do contraturno. Há casos em que os colégios organizam grupos de estudo ou disponibilizam um horário para os alunos tirarem dúvidas.

Os pais também podem optar pela contratação de um professor particular que acompanhe o aluno em casa. Com o avanço da tecnologia e uso de plataformas de ensino a distância, as aulas de reforço online têm sido uma boa opção pela comodidade. Basta um computador e acesso à internet para a criança receber ajuda. 

A escolha por aulas em grupo ou individuais vai depender das necessidades do aluno ou do interesse dos pais. É sempre bom manter o diálogo com a escola, com os professores e deixar a criança confortável para expressar seus interesses. 

As metodologias usadas pelos docentes nas aulas de reforço devem priorizar as habilidades do aluno, atividades criativas, a autonomia e a participação da criança. A abordagem dos conteúdos deve ser feita de um jeito diferente do que foi apresentado na escola. 

Isso pode ser feito por meio de textos, vídeos, exercícios práticos, apresentações ilustrativas, entre outros materiais didáticos. O importante é evitar repetições e não deixar a aula monótona para o estudante.

Plurall Meu Prof: um exemplo de plataforma de reforço

Atualmente, não é mais necessário que as crianças se desloquem até a escola para fazer aulas de reforço para tirar suas dúvidas com professores. Existem plataformas que oferecem isso de forma online.O "Meu Prof.", por exemplo, é um ambiente de aprendizagem para estudantes e pode ser acessado a qualquer hora e lugar.

Dessa forma, na plataforma, o aluno pode contratar aulas de reforço de várias disciplinas com os professores cadastrados. Assim, é possível pedir as aulas extras, de forma online, apenas para aquelas matérias em que os alunos tenham dificuldade de aprendizado.

Tenha acesso a aulas particulares on-line com os melhores professores do país clicando aqui.