Férias acabando: como ajudar as crianças a voltarem à rotina

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Com as férias acabando e a volta às aulas, a rotina escolar pode ser desafiadora agora no início deste processo. Após o recesso, muitas crianças perdem o ritmo dos estudos e isso pode dificultar o processo de aprendizagem do aluno. Veja também: + Como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola

É muito comum que a volta às aulas e a volta da rotina de estudos represente uma grande mudança na própria rotina das crianças, até porque esse contexto também interfere na vida dos pais. Entretanto, o ideal é encarar o período como uma forma de aprendizado e de crescimento.

Acompanhe mais esse texto com 4 dicas de como ajudar as crianças a voltarem à rotina de estudos e aproveite esse processo.

1) Organize o horário de dormir com cerca de uma semana de antecedência

Se você é pai, essa dica é diretamente para você. Mas se você é professor, pode ajudar a reforçar isso com os pais.

É importante lembrar que é extremamente comum que durante as férias esses horários fiquem mais desregulados, fazendo com que as crianças durmam e acordem mais tarde.

Por isso, para garantir que a volta às aulas seja menos “sentida” - tanto para as crianças quanto para os pais, – o ideal pode ser começar, aos poucos, a ajustar esses horários com cerca de uma semana de antecedência das aulas.

Dessa forma, os alunos acordam mais descansados e dispostos para enfrentar a rotina de estudos.

2) A importância de se apostar no reforço positivo

As crianças enfrentarão as férias acabando por muitos anos. E, claro, isso não deve ser encarado como algo negativo! Por isso, aposte no reforço positivo ao falar sobre o retorno das aulas com os seus filhos. O lado positivo sempre deve ser ressaltado para que as crianças possam se sentir otimistas com o novo ano letivo.

Um dos pontos a serem abordados é que as crianças poderão reencontrar os amigos, os professores e, é claro, aprender e vivenciar coisas novas.

Inclusive, aproveite o período em que as férias estão acabando para conversar com os pequenos sobre as coisas legais que aconteceram no período letivo passado, lembrando alguns momentos.

Retome conversas como quais foram as coisas mais legais que eles aprenderam, os trabalhos e apresentações que foram bem avaliados, os momentos divertidos com os amigos, entre outros momentos.

3) Separe um lugar específico para o aluno estudar em casa

Ter um espaço somente para estudos é muito importante para o foco e organização dos alunos, além do fluxo de raciocínio e engajamento dele com os afazeres escolares.

Nesse espaço, ele poderá deixar livros, cadernos, apostilas, agendas e outros materiais. A ideia é que eles estejam acessíveis conforme ele avança nos estudos, precisa checar informações de outras matérias ou fazer consultas em antigas anotações. Este lugar pode servir para os anos seguintes da escola.

Com maior foco e produtividade, a rotina de estudos fica mais fácil e pode auxiliar em lições no futuro, para que a criança cresça com uma rotina organizada.

Leia também: + Rotina escolar: veja 6 dicas para acompanhar seu filho!

4) Opte por materiais complementares

Expandir horizontes é uma ótima opção para reforçar a rotina de estudos, com materiais complementares, que estimulem o interesse desses alunos. Embora os livros sejam, sim, a principal fonte de informação e conhecimento, não é preciso que também sejam a única disponível.

As crianças podem ter contato com diferentes formatos de conhecimento. Documentários, podcasts, séries, obras literárias, filmes e matérias jornalísticas são conteúdos que podem ser de grande ajuda para os pequenos. Além disso, pode auxiliar até mesmo no desenvolvimento intelectual e cognitivo e uma construção cultural mais rica.

Agora chegou a hora de aplicar essas 4 dicas enquanto pais para que a volta às aulas e final de férias seja uma transição tranquila e natural para as crianças. Bom retorno e bons estudos a todos!