Escolas Mais Tradicionais do Rio de Janeiro

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Quando se trata de ensino, a diversidade é grande e necessária. Existem diversas metodologias de ensino, e como mencionado no artigo “Metodologias de Ensino Mais Utilizadas no Brasil”, cada perfil de aluno se encaixa em uma abordagem diferente.

A metodologia de ensino tradicional consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir uma posição na sociedade. Elaboramos uma lista com as escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro, que além de seguirem esse método, possuem anos de tradição e história na cidade. Confira:

Veja também: + Descubra como conseguir bolsas de estudo

Quais características da metodologia tradicional?

Antes de explicitarmos quais são as principais escolas de ensino tradicional do Rio de Janeiro, vamos mostrar o que é e quais são as principais características dessa metodologia.

Nas escolas tradicionais é comum observarmos os alunos estarem na posição de receptor da informação e o professor como agente produtor da informação. Dessa forma, as aulas costumam ser expositivas, com muita teoria e exercícios para fixação do conteúdo.

Além disso, provas e avaliações são muito comuns nessa metodologia. O objetivo disso é analisar a quantidade de informação que os alunos conseguem memorizar.

Colégio Santo Agostinho

O colégio Santo Agostinho é uma instituição confessional-católica de direito privado, fundado em 1946, mantido pelos padres agostinianos recoletos. A escola fornece educação à turmas que vão do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio seguindo os preceitos das Bases Pedagógicas Agostinianas.

Colégio Cruzeiro

O colégio Cruzeiro está relacionado à história da colônia alemã no Rio de Janeiro. A partir de 1840, a cidade começou a receber cerca de mil imigrantes por ano. Os imigrantes sentiam dificuldades em proporcionar educação adequada aos seus filhos, embora a igreja executasse essa função, 75 dos 78 sócios reunidos em Assembléia da Sociedade decidiram fundar a sua própria escola. O colégio localiza-se no centro do Rio de Janeiro.

Colégio Santo Inácio

O colégio localizado no casarão da Rua São Clemente 132 começou a funcionar como Externato Santo Inácio com nove alunos e um professor, que os preparava para as provas de Admissão ao Ginásio - equivalente à segunda fase do Ensino Fundamental. Atualmente, com 4.000 alunos matriculados, o colégio é referência no ensino na cidade e no país. A escola propõe preceitos inacianos como a formação integral dos alunos, que são incentivados a contribuir com projetos de evangelização e ação social.

Colégio Padre Antonio Vieira

Criado em 1940, começou com 20 alunos em um prédio no Humaitá. Seguindo princípios cristãos e baseado em modelos pedagógicos de escolas inglesas, o colégio era exclusivo para meninos até o ano de 1992, quando passou a receber meninas.

Colégio Marista São José

O colégio era apenas São José e foi fundado em 1739,  o tradicional educandário passou a obedecer à Orientação Pedagógica dos Irmãos Maristas no ano de 1902. A escola se encontra na rua Conde de Bonfim, na Tijuca - RJ.

Colégio São Bento

O Colégio de ensino confessional católico foi fundado em 1858, e tem como objetivo a educação cristã dos jovens. É exclusivo para meninos, dirigido e mantido pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

Já estudou ou conhece bem alguma dessas escolas? Não deixe de avaliá-la na página do Melhor Escola.

Veja também: Melhores Escolas do Rio de Janeiro no ENEM com Bolsas de Estudo no Melhor Escola.