Escola Games: aprendizado e diversão para seu filho

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O uso de jogos educativos é uma prática bastante comum entre os professores para estimular o aprendizado. Em casa, os pais também podem recorrer a esse recurso para auxiliar as crianças nos deveres. O site Escola Games, por exemplo, é uma excelente alternativa para unir ensino com diversão.

Encontre bolsas de estudos para educação infantil de até 80% de desconto

Não sabe o que é Escola Games? Neste artigo você entenderá o que é a plataforma, quais os melhores jogos dela, como utilizá-la e muito mais. Continue a leitura.

O que é o Escola Games?

Escola Games é um portal que disponibiliza jogos educativos gratuitos para crianças a partir de cinco anos de idade. A plataforma conta com mais de 150 atividades e está sendo atualizada constantemente para manter a qualidade dos jogos disponíveis.

Em outras palavras, podemos dizer que se trata de um recurso bastante interessante para os pais manterem os filhos interessados pelos estudos. O melhor é que o conteúdo pode ser acessado de forma simples pelo celular, tablet ou computador.

Isso garante que as crianças usem esse tipo de aparelho de forma eficiente, evitando o excesso de redes sociais ou conteúdos desnecessários (um problema que afeta muitas famílias e preocupa os responsáveis!).

Quais os melhores jogos do Escola Games?

Como dito anteriormente, são inúmeros os jogos educativos que o site possui e cada criança terá o seu preferido. Mas, o Escola Games segmentou as atividades por anos para ficar mais fácil dos pais encontrarem.

Selecionamos alguns dos jogos disponíveis na plataforma para você saber por qual começar a jogar com seu filho(a). Confira:

1) Nuvenzinha

Esse é um jogo destinado para crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses). Ele ajuda a estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Dessa forma, por meio dele, as crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos usando todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.

2) Forma palavras

Essa atividade focada no desenvolvimento da língua portuguesa é para crianças do 1º ano (6 anos). O objetivo dela é ajudar a nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Além disso, ajuda a escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representam fonemas.

3) Curupira na Amazônia

O jogo do Curupira na Amazônia é voltado para as crianças do 2º ano (7 anos). Nele, além dos pequenos conhecerem as histórias da Amazônia, eles aprenderão as características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Saiba mais: Dicas de jogos para crianças de 7 anos

4) Blocos espaciais

Esse é um jogo para crianças do 3º ano (8 anos) que tem como objetivo aprender a composição e decomposição de números naturais.

Em outras palavras, a atividade auxilia a identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

5) Bruxa dos acentos

Outra atividade para ajudar na escrita dos pequenos é a “Bruxa do acento”. Voltado para crianças do 4º ano (9 anos), o jogo educativo auxilia no conhecimento das diversas grafias do alfabeto e de acentuação.