Sorocaba Ganha Árvores e Cidadãos Conscientes em Ação de Escola Infantil

Alunos da Escola Chácara Viva a Vida fazem o plantio de 31 mudas no parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados, em Sorocaba.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Ao decorrer dos anos, a natureza tem sofrido grandes danos e degradações devido a ações inadequadas do ser humano. A educação ambiental nada mais é do que a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, o início dessa pauta deu-se por volta da década de 60, quando tornou-se necessária a discussão sobre os riscos ambientais provocados pela ação do homem.

É fundamental que hajam discussões e, principalmente, ações para mudar o atual cenário do nosso meio ambiente. Essas discussões e ações se tornam ainda mais importantes quando o assunto é criança. É imprescindível que as crianças possuam educação ambiental e criem consciência da importância da preservação e cuidado com a natureza.

Uma das melhores formas de ensinar às crianças sobre educação ambiental, é colocá-la em prática. O contato com a natureza aliado ao conhecimento, tornam as mãozinhas sujas de terra uma experiência única, que impactam e fazem com que as crianças criem valores que levarão para o resto de suas vidas.

O evento

Na manhã do último sábado, dia 7 de setembro, o parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados, em Sorocaba, ganhou 31 novas mudas de árvores, plantadas pelos alunos da Escola Chácara Viva a Vida, parceira do nosso site, Melhor Escola. No mês de Setembro, comemora-se o dia da árvore e através dessa ação, cerca de 300 pessoas, entre pais e alunos, participaram de um movimento que valoriza o meio ambiente e a arborização urbana.

O evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Escola Chácara Viva a Vida, teve por objetivo ensinar a prática da educação ambiental para as crianças, que foram orientadas sobre a relevância das árvores no cotidiano. Foi organizado uma oficina de plantio, onde as crianças foram divididas em grupos e receberam instruções da maneira correta de plantar as mudas. Foram plantadas exemplares de pitanga, goiaba, araçá, quaresmeira, ipê branco, ingá, e diversas outras espécies.

Os pais também participaram das atividades, e o evento proporcionou bons momentos em família antes e depois do plantio. Pais e filhos desfrutaram do playground e do contato com a natureza. Sem dúvidas, um evento memorável para as famílias e para a escola.

Dia da árvore

No dia 21 de setembro é comemorado o dia nacional da árvore. A data foi escolhida por se aproximar ao dia 23 de setembro, em que se inicia a primavera. As árvores proporcionam oxigênio, fornecem sombra, frutos, madeira, e fazem parte do equilíbrio do ecossistema, sua preservação e cultivo são essenciais. O principal objetivo do dia da árvore é conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando atitudes que tragam benefício à natureza, além de promover a reflexão sobre o desmatamento.

A arborização urbana

A presença de árvores, mesmo que de maneira despercebida, desempenha um papel importante no perímetro urbano. As árvores influenciam na qualidade de vida da população, como o bem-estar psicológico, a sombra para pedestres e motoristas, diminuição da temperatura e diversos outros fatores.

É necessário que haja planejamento desde a concepção até a semeação e manutenção da planta, para que não haja conflito com fatores externos, como fiações elétricas, postes, pontes e outros elementos que compõem a paisagem urbana.

Além disso, outros aspectos devem ser observados, como por exemplo o tipo de árvore para o local. É necessário escolher “a árvore certa para o ambiente certo”, pois ela deve estar de acordo com a paisagem, cultura e valor do município.

Conclusão

O plantio das mudas na cidade de Sorocaba foi uma via de mão dupla: os alunos da escola Chácara Viva a Vida construíram um grande vínculo com a natureza, e aprenderam uma importante e memorável lição sobre o meio ambiente. Por outro lado, a cidade de Sorocaba ganhou novas árvores, que passaram a compor a paisagem e que agora fazem parte do dia a dia de seus moradores.