Dia das Crianças: faça brincadeiras ao ar livre!

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas mais importantes no calendário de escolas e lojas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para 2021 é que a venda de brinquedos movimente cerca de R$ 7,4 bilhões, com crescimento de 3,4% para o setor.

Mas, além de fortalecer a economia brasileira e gerar bastante alegria para os pequenos, o Dia das Crianças também é uma oportunidade valiosa para os pais se divertirem ao lado dos filhos com as brincadeiras ao ar livre

Como as crianças da atualidade costumam passar boa parte do tempo na frente de tablets ou celulares, uma boa alternativa para aproveitar a data de forma eficaz é deixar a tecnologia de lado e priorizar as atividades em ambientes externos

Os pais podem, por exemplo, convidar os filhos para um passeio em parques públicos, visitar uma praia, fazer trilhas ecológicas, conhecer cachoeiras e muito mais. 

Esse tipo de atividade de lazer é essencial para estimular o contato de crianças e adolescentes com a natureza e despertar a consciência ambiental nelas. Outros pontos positivo dos passeios ao ar livre entre pais e filhos são:

  • Melhora da saúde física e mental;

  • Mais interação entre a família;

  • Melhora do desenvolvimento infantil;

  • Estímulos sensoriais nas crianças;

  • Alívio de tensões;

  • Desenvolvimento da criatividade.


Por que as brincadeiras ao ar livre são importantes?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo infantil traz prejuízos graves para a saúde e aumenta os casos de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e depressão na infância. 

Sendo assim, neste Dia das Crianças, as brincadeiras com terra, água, grama, e água são excelentes sugestões para distrair os pequenos e estimular um crescimento saudável

Afinal, existem diversos tipos de jogos e atividades que ajudam no gasto de energia, o que acaba fortalecendo a musculatura, o sistema imunológico e prevenindo a obesidade nos mais jovens.


20 brincadeiras ao ar livre para o Dia das Crianças

Em entrevista ao UOL, a pediatra e neonatologista Claudia Marilia Fenile Conti afirmou que as brincadeiras em espaços abertos favorecem a autonomia das crianças e incentivam a descoberta de novas experiências. 

"Eles ficam mais ativos, criativos e felizes, também se tornam mais dispostos a assumir riscos, tentando resolvê-los. Essa busca do desconhecido a 'céu aberto' traz mais confiança para as crianças", declarou a especialista.

Sendo assim, nada melhor do que usar o quintal de casa, a área de lazer do condomínio ou algum espaço público para fazer brincadeiras divertidas com seu filho. 

Confira abaixo a lista de 20 opções de atividades elaboradas pelo Melhor Escola:

  1. Pular corda

  2. Brincar no balanço

  3. Brinca de pega-pega

  4. Jogar bola

  5. Fazer guerra de água com bexigas

  6. Brincar de amarelinha

  7. Pular elástico

  8. Brincar de cabra-cega

  9. Esconde-esconde ou pique-esconde

  10. Fazer bolhas de sabão

  11. Andar de bicicleta

  12. Andar de patins 

  13. Andar de skate ou patinete

  14. Cabo de guerra

  15. Brincar de mímica

  16. Caça ao tesouro

  17. Fazer pinturas em telas 

  18. Soltar pipa

  19. Brincar de peteca

  20. Apostar corrida


Principais vantagens das brincadeiras ao ar livre

Vale destacar que, muito mais do que estimular o crescimento saudável, as brincadeiras ao ar livre também geram benefícios para a concentração das crianças e muitas recordações para serem lembradas em diferentes fases da vida. 

Sem falar que essas brincadeiras não exigem muitos investimentos e podem ser feitas de forma barata, garantindo a alegria da família toda com pouquíssimos gastos. 

Na hora de levar seu filho para brincar ao livre, lembre-se de carregar uma garrafinha de água e usar roupas leves, caso o tempo esteja quente. Também é importante usar protetor solar, álcool em gel e repelente para garantir máxima proteção nos momentos de folga.