Como conseguir bolsa para ensino médio?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O ensino médio é uma etapa muito importante para os estudantes. Durante esta fase, os jovens começam a se preparar para entrar na universidade e no mercado de trabalho. Por isso, eles devem ter acesso a um ensino de qualidade, capaz de ampliar os conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias para a vida adulta.

Veja também: |+ Faça parte de uma comunidade exclusiva para mães comprometidas com a educação dos filhos.

Nesse contexto, os pais de adolescentes devem buscar escolas com estrutura adequada e verdadeiramente preocupadas com o desenvolvimento dos estudantes.

4 dicas para conseguir uma bolsa de estudo no ensino médio

Infelizmente, o ensino público no Brasil ainda é bastante defeituoso em muitas cidades. Isso acaba sendo prejudicial para as famílias que não têm condições de pagar uma mensalidade nas escolas particulares. O déficit na educação também aumenta os casos de evasão escolar.

Em tempos de crise financeira e dificuldades no orçamento familiar, as bolsas de estudos são a alternativa mais eficaz para quem deseja manter os filhos matriculados em instituições privadas de qualidade durante o ensino médio. Abaixo, separamos 4 recomendações para auxiliar os pais na hora de buscar uma bolsa de estudo. Confira:

1- Carta de recomendação:

O responsável pode procurar uma instituição privada com uma carta de recomendação, demonstrando seu interesse em conseguir um desconto. Geralmente, o documento informa as habilidades do aluno, seus interesses, o histórico e um pouco da sua trajetória em outras escolas.

Para enriquecer a carta, vale a pena acrescentar declarações de antigos professores e os projetos já desenvolvidos pelo aluno, como uma pesquisa, uma olimpíada de matemática ou artigo.  A partir disso, a direção da escola irá avaliar a possibilidade de oferecer uma bolsa integral ou parcial ao aluno.

2- Processo seletivo para bolsas de estudo:

Algumas instituições de ensino disponibilizam bolsas de estudos para alunos com notas elevadas em provas de processo seletivo. Essa é uma maneira da escola beneficiar crianças de escolas públicas que têm rendimento positivo, mas não têm condições de pagar pelo custo de uma instituição privada.

3- Bolsa de estudo para aluno atleta:

Estudantes que representam a unidade de ensino em competições esportivas também podem ser beneficiados com bolsas de estudos. Essa é uma maneira da escola apoiar os jovens atletas e ainda mantê-los motivados em relação aos estudos.

4- Sites especializados na oferta de bolsas de estudo:

No Melhor Escola, os responsáveis conseguem pesquisar gratuitamente colégios com descontos de até 80% para alunos de diversas fases da educação. São mais de 190 mil escolas parceiras em todas as regiões do Brasil.

Para conseguir uma bolsa, basta pagar a pré-matrícula no valor da primeira mensalidade ou matrícula diretamente pelo site. Não é necessário comprovar renda ou apresentar documentação. Os pais também conseguem consultar a avaliação de casa escola, telefones de contato e a opinião de outros responsáveis. E o melhor: tudo de um jeito ágil e sem burocracia!

Por que você deve procurar uma bolsa de estudo para seu filho?

Primeiramente, a bolsa de estudo vai proporcionar um fôlego a mais para o orçamento da família. Com isso, será possível economizar para investir no futuro do adolescente ou em um projeto importante, como a reforma da casa ou uma viagem internacional.

Além disso, a bolsa de estudo vai ampliar o contato do estudante com professores qualificados, com materiais didáticos cada vez mais atualizados e com diferentes projetos pedagógicos.

Em outras palavras, a bolsa de estudo é o caminho mais curto para criar oportunidades de um futuro promissor para os jovens do ensino médio. Além, é claro, de prepará-los para o vestibular.