Temos mais de 193.000 escolas cadastradas em nosso site

Temos mais de 193.000 escolas cadastradas em nosso site

Encontre as principais informações das  escolas

Encontre as principais informações das escolas

Avalie sua escola e contribua com a educação brasileira

Avalie sua escola e contribua com a educação brasileira

Garanta as melhores bolsas de estudo das escolas parceiras

Garanta as melhores bolsas de estudo das escolas parceiras


Compartilhar

 

 Publicidade: 

Fases de Ensino

Ensino Infantil: 38 alunos

Ensino Fundamental I: 186 alunos

Ensino Fundamental II: 180 alunos

Ensino Médio: 126 alunos

Total de Alunos: 530 alunos

Fonte: Censo Escolar 2017

Avaliação geral:

Essa Escola ainda não tem Avaliações
Seja o primeiro a avaliar essa escola

Avalie esta escola


Sobre

Sobre

Na data em que se comemora o Dia do Professor, foi inaugurada a Escola Ipiranga. Em frente ao prédio da Rua Ipiranga 868, com a presença de autoridades representativas da cidade e...

Na data em que se comemora o Dia do Professor, foi inaugurada a Escola Ipiranga. Em frente ao prédio da Rua Ipiranga 868, com a presença de autoridades representativas da cidade e amigos da famí­lia do empresário Germano Valente - seu fundador - era hasteada a Bandeira Nacional, dando iní­cio a trajetória desta que é hoje uma das mais conceituadas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.

A escola, cuja primeira turma contava com apenas cinco alunos, nasceu inspirada na pedagogia de Maria Montessori, médica italiana, cujos ensinamentos revolucionaram as noções tradicionalmente aceitas sobre psicologia infantil e práticas pedagógicas utilizadas com crianças. Sempre sob a direção das professoras Sonia Maria Valente Abi Daud e Maria Lúcia Valente de Castro, filhas do fundador, o Colégio transferiu-se para a Rua da Imperatriz, onde está instalado em uma bela construção do início do século passado, e em outro prédio - moderno e arrojado - construí­do no mesmo local em 1995 para abrigar o Ensino Médio (antigo 2º grau).

Em 2000 o Colégio Ipiranga inaugurou uma nova unidade, na Rua Ipiranga, quase ao lado da primeira sede que deu origem à escola. São 10 mil metros quadrados de jardins, árvores e bosques, onde foi construí­do o mais moderno espaço educacional de Petrópolis. Sua filosofia educacional, baseada nos princípios e valores fundamentais do homem, continua influenciando a vida de centenas de crianças e jovens que pelo Colégio vem passando, ao proporcionar-lhes uma sólida formação acadêmica, procurando formar pessoas sensíveis, solidárias, críticas e criativas, capazes de transformar a realidade que os cerca em um mundo com muito mais qualidade de vida, sob todos os aspectos.

Atividades Extracurriculares

Dentro de um novo conceito de educação, o Colégio Ipiranga investe, cada vez mais, na prática dos ensinamentos voltados à preservação do meio...

Dentro de um novo conceito de educação, o Colégio Ipiranga investe, cada vez mais, na prática dos ensinamentos voltados à preservação do meio ambiente.

Entre outros projetos, a COLETA SELETIVA se destaca cada vez mais com a participação ativa dos alunos, familiares, professores e funcionários.

Com essa iniciativa pretendemos desenvolver o hábito do "não desperdício", conscientizando nossos alunos dos benefícios ecológicos, sociais e econômicos para as próximas gerações.

Responsabilidade Social

A solidariedade é um dos valores humanos básicos que marcam a história do Colégio Ipiranga. A preocupação em propagar este sentimento e em...

A solidariedade é um dos valores humanos básicos que marcam a história do Colégio Ipiranga. A preocupação em propagar este sentimento e em transformá-lo em ação sempre esteve presente nas atividades propostas aos alunos. Um dos exemplos é a doação de ovos de Páscoa a estudantes da Comac, que teve início na década de 1970.Com o tempo, o quadro de desigualdades sociais apenas se agravou, trazendo à sociedade a reflexão sobre a necessidade de ações mais efetivas, além das filantrópicas.
Assim, a partir do ano 2000, o Colégio Ipiranga decidiu partilhar com a comunidade petropolitana a qualidade de seu Ensino Médio, implantado em 1996, oferecendo 10% de suas vagas a alunos oriundos de escolas públicas da cidade. Os alunos são selecionados pelo mérito (provas de português e matemática) e recebem bolsa integral durante todo o curso.
O retorno vem das maneiras mais adequadas à proposta original de inclusão, já que a ação é totalmente espontânea, sem qualquer interesse em isenções fiscais ou qualquer outra compensação, até porque, à época, não existia nenhum incentivo legal para este fim.
A convivência de jovens de diferentes realidades sociais tem permitido um enriquecimento mútuo a todos os alunos. Mas o melhor resultado do projeto idealizado pelo professor Rodolfo Abi Daud, coordenador do Ensino Médio, é a realização do sonho da vaga na universidade pública de todos os alunos bolsistas que dele participam.


Ler conteúdo completo

Sou o Proprietário

Sou o proprietário desta escola e gostaria de mais informações...

Sou o proprietário

Estrutura da Escola

Icon Alt

Biblioteca

Icon Alt

Parque Infantil

Icon Alt

Internet

Icon Alt

Laboratório de Ciências

Icon Alt

Internet Banda Larga

Icon Alt

Laboratório de Informática


ENEM

As comparações com a média das escolas da cidade e do Brasil consideram a Rede Privada de Ensino.

  • Escola
  • Município
  • Brasil

Média Geral

  • 733,06
  • 600,46
  • 589,94

Fonte: INEP/ENEM 2017



Avaliações e depoimentos


Esta escola não possui avaliações, clique no botão ao lado e seja o primeiro a avaliar!


Endereço da Escola

R Da Imperatriz, 296. Centro. CEP: 25610-320. Petropolis - Rio De Janeiro
Email: [email protected]
Telefone: (24) 2242-6333

Avalie esta escola   Solicitar bolsa



 Publicidade: