Ícone de informação
Encontre a escola

Busque informações sobre séries, etapas de ensino, escolas e preços.

Ícone de informação
Garanta a bolsa

Pague a pré-matrícula e garanta a bolsa até o fim da etapa de ensino.

Ícone de informação
Economize a cada etapa de ensino

Você garante a bolsa com o menor preço e matricula o aluno na melhor escola

Cadastre a sua escola

Rede privada

Colegio Diocesano Padre Anchieta

Avenida Dom Aureliano Matos, 1925- Centro, Limoeiro Do Norte - Ceará

4.3

Muito Bom

4 Avaliações


Sobre o Colegio Diocesano Padre Anchieta

História

O Colégio Diocesano Pe. Anchieta surgiu num dos momentos mais importantes na história de Limoeiro: os anos 1940. No início dessa década, grandes transformações sociais e econômicas elevaram o nosso acanhado núcleo urbano a uma posição de destaque no Ceará. A vinda de D. Aureliano, após a instalação da sede do bispado, descortinou as potencialidades locais e abriu perspectivas antes inimagináveis para o nosso desenvolvimento.


O Colégio Diocesano foi um exemplo desse progresso e, ao mesmo tempo, um de seus mais poderosos catalisadores. De suas salas de aula sairia a intelectualidade ? a princípio exclusivamente masculina ? que iria desempenhar as mais relevantes funções na sociedade. A fama de escola de alto nível cruzaria as fronteiras do Estado e atrairia alunos de várias partes do Nordeste.


Fundado em 1942, como resultado do esforço do então Pe. Misael Alves de Sousa, o Colégio Diocesano iniciou suas aulas no dia 29 de março daquele ano. A pedra fundamental havia sido lançada nos começos de 1940, depois que D. Aureliano reunira a elite com o objetivo de arrecadar fundos que custeassem a obra de infraestrutura. A partir desse primeiro encontro, a idéia de um novo centro educacional logo entusiasmou o povo e as ações de quinhentos mil réis foram sendo adquiridas tanto por poderosos quanto por cidadãos de modestos recursos. No final, a vultosa quantia de quatrocentos contos de réis foi arrecadada e as obras deslancharam.


O Diocesano enfrentou muitos altos e baixos nos primeiros tempos. Seu primeiro diretor foi o Pe. Aluísio de Castro Filgueiras, seguido pelo Pe. Heitor de Matos Montenegro, pelo Pe. José Mauro Ramalho Alarcon e Santiago, que foi sucedido durante breve tempo pelo Pe. Francisco Cabral de Amorim. A maior dificuldade encontrada por esses gestores era justamente a formação de um bom corpo docente, pois, embora a cidade tivesse gente formada, de grande nível, essas pessoas não possuíam a documentação exigida pelo MEC para lecionarem.


Em 1952, o Pe. Francisco de Assis Pitombeira assume a direção do Colégio Diocesano. Com apenas vinte e quatro anos, recém-saído do seminário, começava ali uma história de liderança que se estenderia pelos sessenta anos seguintes, ou seja, até o presente momento. Poucos gestores, no mundo, ficaram por tantos anos, sem interrupção, à frente de uma mesma instituição.


Ao longo de seu caminho como diretor, o Pe. Pitombeira guiou o Colégio Diocesano por suas maiores conquistas. O Colégio se tornou conhecido em todo o Estado e, à medida que seus alunos galgavam os mais altos degraus da vida profissional pelo Brasil, essa fama se alargou por outros rincões do país.


Às vésperas de completar setenta anos, comemoram-se também os sessenta anos de direção do Pe. Pitombeira. O Colégio chega a esse aniversário revitalizado, atualizado, sendo ainda um campeão em aprovações em vestibulares e, também, um nicho de formação de seres humanos dignos, éticos e comprometidos com os destinos do Brasil.


EDUCAÇÃO INFANTIL

Contrariando o senso comum, os primeiros anos na vida de uma criança são os mais importantes para sua futura formação intelectual. Nessa fase, as estruturas mentais básicas responsáveis pela aquisição do conhecimento estão se formando, o que exige máxima atenção por parte da escola.


Um excelente desempenho na Educação Infantil depende de profissionais experientes, capacitados, com ótima formação acadêmica, estimulados pelo reconhecimento aos seus esforços e economicamente valorizados.


O Colégio Diocesano Pe. Anchieta, desde que implantou a sua educação infantil, tem trilhado nesse caminho de sucesso. Hoje o seu quadro de mestres conta com professoras do mais alto nível, organizadas em grupos de estudo permanentes, em que se discutem novas estratégias de aprendizagem e avaliam os resultados alcançados.


Ainda nesse momento da vida escolar, as noções essenciais de ética, respeito ao semelhante, valorização da vida, da espiritualidade e da preservação da natureza são incutidas nas crianças. O objetivo máximo do Colégio Diocesano é a formação de cidadãos que dignifiquem a condição de ser humano no mundo.


Ensino Fundamental I


Logo no primeiro ano do Ensino Fundamental I, a prioridade é a aquisição dos conhecimentos de leitura e escrita. Isso ocorre num processo gradual, consistente, em que se tenta conduzir toda a turma num mesmo ritmo aprendizagem. Todavia, se alguma criança não evolui como o esperado, ela recebe atenção especial para que possa acompanhar os demais; se ela avança mais rápido, são-lhe dadas tarefas mais complexas para que ela explore todo o seu potencial de saber.


Nas séries do Ensino Fundamental I, são trabalhadas estratégias de aprendizagem e conteúdos para uma sólida formação intelectual e ética do educando. O nosso objetivo é proporcionar uma formação na medida certa, de maneira que o nível de conhecimento não seja, no futuro, obstáculo para que o aluno realize seus sonhos.


Por isso, o Colégio Diocesano investe na valorização do professor, estimulando-o a ampliar suas habilidades pedagógicas, seus recursos didáticos, a fim de que o melhor seja oferecido ao alunado. A política basilar do colégio é sempre dispor dos melhores profissionais para todos os níveis da formação educacional.


Já nessa fase, as habilidades de comunicação e sociabilidade são ampliadas por meio da participação nas feiras de ciências. Os alunos também são estimulados a fazer concursos, na busca de bons resultados que alimentem a sua autoconfiança e o orgulho pelo bom desempenho pessoal. Além disso, os significados de uma conduta ética são fortalecidos. Nossos alunos são educados para contribuir plenamente na construção de um mundo melhor, fundamentado nos ideais humanísticos e cristãos.


Ensino Fundamental II


No Ensino Fundamental II, o Colégio Diocesano trabalha de maneira mais intensa a estrutura dos conteúdos de cada disciplina, fortalecendo a base do conhecimento para um ingresso satisfatório no Ensino Médio. Os alunos começam a lidar com exigências gradativamente maiores e cobranças rigorosas nas avaliações a que são submetidos.


Na matemática, além do alto nível das aulas, o aluno conta ainda com projetos especiais para desenvolver seu talento em atividades diferenciadas, acima dos padrões rotineiros. O professor Acácio Lima de Freitas (renomado mestre da área e professor universitário de reconhecida competência) comanda a preparação dos alunos para a participação em olimpíadas locais, estaduais, nacionais e internacionais.


Na língua portuguesa, o professor José Lima Malveira comanda uma equipe formada por mestres com sólida formação no assunto. A disciplina explora criteriosamente todo o potencial dos alunos para a comunicação verbal e escrita. Os vários gêneros textuais são estudados e as estruturas do idioma são reforçadas por meio de jogos de soletração, competições, concursos e olimpíadas. Além disso, há projetos de leitura que, ao longo dos anos, têm surtido excelente efeito na formação literária dos educandos.


No âmbito das Ciências da Natureza, o Colégio Diocesano tem despontado no cenário estadual como uma escola vencedora de concursos e olimpíadas. A participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia, na Olimpíada Cearense de Ciências, vem dando ao seus alunos medalhas que os colocam, muitas vezes, entre os melhores do Estado e, em alguns casos, do Brasil. A feira de Ciências é o ponto culminante desse processo de preparação do aluno, momento em que ele demonstra habilidades e conhecimentos de natureza científica, assim como desenvoltura para a exposição verbal diante dos visitantes.


As Ciências Humanas têm sido alvo, nos últimos anos, de crescente atenção por parte do Diocesano, em virtude de sua elevada importância para a formação do senso crítico e ético do aluno. Os mestres têm como foco tanto a transmissão do conhecimento quanto a reflexão crítica sobre esse conteúdo, preparando o educando para intervenções na realidade, reinterpretando o seu sentido e construindo novas relações de significado do mundo que o cerca.

Ensino Médio começa no 9º ano


Embora, na teoria, o 9º ano faça parte do Ensino Fundamental II, na prática, ele pode ser visto como a primeira série do Ensino Médio. Todo o conteúdo que era estudado no antigo 1º ano científico agora é ministrado no 9º ano, já que, no 3º ano do Ensino Médio, é feita uma revisão de toda a matéria dos três anos anteriores.


No Colégio Diocesano, é do 9º ano que o aluno começa a ser preparado para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os vestibulares tradicionais, estudando com apostilas elaboradas pela melhor equipe educacional do Nordeste: o Sistema Ari de Sá de Ensino. O material se caracteriza por sua grande qualidade gráfica, conteúdos bem distribuídos, exercícios e atividades desafiadoras, além de suporte pedagógico por meio de um portal na internet.


O quadro de professores do Ensino Médio constitui-se dos melhores profissionais da região. Em cada área do conhecimento, a matéria é distribuída entre vários mestres, para que cada um deles possa atuar num segmento de sua especialidade. No 3º ano, por exemplo, são 27 professores do mais alto nível: 7 na área de Linguagens e Códigos, 6 na de Matemática e suas Tecnologias, 11 na de Ciências da Natureza e 4 na de Ciências Humanas.


Desde o 1º ano do Ensino Médio, o aluno começa a fazer provas que simulam o ENEM e vestibulares tradicionais de universidades do Ceará e de outros Estados do Nordeste. Isso prepara o estudante para que se comporte com naturalidade quando enfrentar as situações reais de desafio, amenizando, assim, o estresse, o nervosismo e a carência de autoconfiança, elementos complicadores do bom desempenho em avaliações desse tipo.


Para aqueles alunos que desejam enfrentar vestibulares para os mais concorridos cursos das universidades, como Direito e Medicina, o Diocesano oferece aulas específicas e orientação individualizada. Para cada área, há encontros semanais com professores, em que os conteúdos são aprofundados e o estudante se adapta ao sistema de provas com respostas subjetivas, as quais são determinantes para a aprovação nas segundas fases dos vestibulares.


A longa tradição de sucesso nos vestibulares confirma a eficácia de nossos métodos. O Diocesano, até o presente momento, foi o único colégio da cidade a ter um aluno aprovado em Medicina na UFC. Todos os anos, nós lideramos as estatísticas de alunos admitidos nas melhores universidades do Ceará e do Nordeste. Isso é fruto de um Ensino Médio exigente, rigoroso, que não esconde a realidade do aluno, maquilando suas notas com pontos extras de trabalhos ou outras atividades. No Diocesano, as médias obtidas pelo educando refletem o seu verdadeiro nível de conhecimento.



O Colegio Diocesano Padre Anchieta é bem avaliado?

O Colegio Diocesano Padre Anchieta é muito bem avaliado pelos pais, alunos e funcionários da instituição, reflexo do comprometimento com um ensino de qualidade que a escola oferece.

Veja abaixo a nota geral e os depoimentos

Avaliação Geral
  • 4.5 Motivação dos estudantes

  • 4.3 Estrutura física da escola

  • 4.3 Participação da comunidade

  • 4.3 Desenvolvimento Socioemocional

Helem Moreira Regis

Aluno

17/11/2020

"Gosto muito da minha escola, ela tem uma ótima estrutura e quando me mudei para lá me adaptei rapidamente."

Ver mais

  • 3.0 Participação da comunidade

  • 3.0 Estrutura física da escola

  • 2.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 4.0 Motivação dos estudantes

Larissa

Aluno

18/02/2020

"Escola muito organizada e aprendemos muito"

Ver mais

  • 5.0 Participação da comunidade

  • 5.0 Estrutura física da escola

  • 5.0 Desenvolvimento Socioemocional

  • 5.0 Motivação dos estudantes

Ver todas as 4 avaliações

Fique por dentro das melhores bolsas na sua cidade.

Nome completo
E-mail
Celular

Preencha seus dados, e a gente te avisa quando a bolsa estiver disponível


Qual o endereço do Colegio Diocesano Padre Anchieta?

O Colegio Diocesano Padre Anchieta se localiza em: Avenida Dom Aureliano Matos, 1925- Centro, Limoeiro Do Norte - Ceará. As informações de contato se encontram abaixo.

  • Avenida Dom Aureliano Matos, 1925- Centro, Limoeiro Do Norte - Ceará

  • (88) 3423-1275

  • [email protected]