Planeta Melhor

Você sabia que a palavra brincar vem do latim vinculum e significa laço, prender, seduzir, encantar? As brincadeiras são a forma que as crianças têm de explorar e compreender o mundo que as cerca. Quando nós, adultos, brincamos com as crianças, não apenas estimulamos o seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, como conseguimos estreitar o vínculo com elas.

Uma pesquisa de 2012 feita pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Ibope revela que só 19% dos brasileiros sabem que brincar é importante. E mais, só 12% sabem que dar afeto é um fator essencial para o desenvolvimento.

As brincadeiras são fundamentais. No entanto, é bastante comum ver pais e mães colocando o tempo de brincar com os filhos no final da lista das prioridades do dia. E quando conseguem um tempinho para ficar com as crianças, estão tão cansados que nem dá para aproveitar.

Para a publicitária Patrícia Marinho, autora do blog www.tempojunto.com – e que agora também dá título a um livro com 100 brincadeiras – brincar é algo que se aprende.

“Um dos meus objetivos com o projeto é justamente mostrar para pais e mães que brincar com os filhos pode ser mais fácil do que eles imaginam se tiverem informação sobre brincar e se souberem usar o tempo disponível, mesmo que seja pouco, para se divertir com os filhos”, comenta.

Neste livro, as 100 brincadeiras estão distribuídas em 10 situações comuns do cotidiano. Para cada situação, a autora sugere 10 exemplos de como interagir com as crianças. Tudo fácil de fazer e com materiais simples de encontrar. Afinal, brincar é diferente de ter brinquedo. Veja algumas dicas:

1. Em casa

Você pode transformar um corredor numa incrível armadilha de raio laser de papel crepom. Basta cortar o papel crepom em tiras e prender na parede com fita crepe formando uma teia. Depois é pedir para as crianças atravessarem sem tocar no papel.

2. Em casa com os amigos

Uma alternativa é cortar rolos de papel toalha ao meio, criando duas canaletas para cada rolo. Basta acrescentar uma bolinha pequena para ter o material necessário para fazer o jogo Passe a Bolinha.

3. No quintal

Se o tempo disponível acontece nesta área da casa, experimente pegar um pincel e um copo com água para fazer uma linda pintura com água na parede. As crianças adoram.

4. Na piscina

Você já brincou de túnel com as pernas? A brincadeira pode ser feita quando tem uma galerinha na piscina. Forme uma fila indiana com as crianças e todas devem ficar com as pernas abertas. A primeira criança da fila mergulha e deve passar por baixo das pernas das demais, até terminar o túnel. E então para no fim da fila e abre as pernas para a próxima criança passar.

5. No parque

Que tal brincar de “explorador de animais”? Você deve pedir às crianças para encontrar diferentes bichinhos pelo parque, como formiga, borboleta, joaninha, lagarta… Aproveite para falar sobre suas características (quantas patas tem, se tem antenas). Você pode ir preparado e levar uma lupa, binóculo ou mesmo deixar que fotografem o bichinho com o celular.

6. No engarrafamento

Uma sugestão divertida é brincar de “Encontre as Formas”, em que você e os filhos precisam olhar para o lado de fora e ver quem consegue encontrar algo em forma de círculo, quadrado, triângulo. Se as crianças forem pequenas, faça o mesmo com cores. Quem consegue encontrar algo amarelo?

7. No restaurante

Se você tiver lápis e papel por perto, pode tentar a brincadeira das Formas Curiosas. Você faz um desenho livre de formas interessantes, como uma ameba, e pede para a criança ver o que ela enxerga naquela forma. Sai de tudo! Não tem lápis e papel? Tudo o que você precisa para fazer uma guerra de polegares, por exemplo, são suas mãos.

8. Na viagem longa

Uma forma de entreter as crianças são as adivinhas e as piadas. As crianças adoram. E vocês podem fazer pesquisas na internet para ir com um repertório novo a cada viagem.

9. Na sala de espera

Que tal “brincar de sério”? A ordem é não rir. Uma pessoa olha para a outra, bem de pertinho. Perde quem rir primeiro. Vale fazer careta, cara de brava ou engraçada para provocar o adversário.

10. Só 10 minutinhos

Mesmo quando tudo o que você tem são esses raros minutos, pode aproveitar e fazer uma atividade gostosa, como uma Guerra de Cosquinha, que só acaba quando seu filho aperta o botão liga e desliga, que pode ser o seu nariz.

O livro Tempo junto – 100 brincadeiras incríveis para fazer com os filhos em qualquer lugar, da Matrix Editora, nasceu da ideia de que é possível transformar qualquer situação em que estamos com as crianças em um momento lúdico. Até no engarrafamento!

FONTE: Artigo desenvolvido pelo projeto NA MOCHILA, que em parceria com as escolas oferece uma revista por bimestre aos pais de alunos do ensino Infantil e Fundamental I. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado