Menu fechado

Marketing com o Melhor Escola

O modelo de escola atual, pode ser considerado como a administração de uma empresa e negócio, no qual demonstram a necessidade de estudar sobre os cenários, tendências e o mercado.  Promovendo assim, o sucesso escolar e educativo por meio das novas metodologias de gestão. 

A economia criativa contempla a importância dos gestores escolares ao aprimorarem o desempenho, comunicação, gestão e o marketing escolar.  Deste modo, existe uma disputa contínua para a retenção e captação de novos alunos por meio da divulgação. Para uma instituição de ensino não basta apenas estar na internet, mas saber posicionar-se com um pensamento estratégico e atrativo para os pais e alunos. 

O que é Marketing Escolar? 

O marketing abrange o desenvolvimento dos serviços e produtos até alinhar com os desejos da sociedade, passando para a distribuição, e claro, pela divulgação dos mesmos. Tendo como objetivo a contribuição para mudança organizacional. 

Para Kotler e Fox (1994, p.23)

“marketing é análise, planejamento e controle de programas cuidadosamente formulados para causar trocas voluntárias com mercados-alvo e alcançar objetivos institucionais. Marketing envolve programar as ofertas da instituição para atender às necessidades e aos desejos de mercados-alvo, usando preço, comunicação e distribuição eficazes para informar, motivar e atender a esses mercados”. 

Clique aqui para saber mais  sobre Marketing Escolar. 

A otimização do marketing educacional implica na organização como um todo, necessitando a tomada de decisões e ações para aprimoramento do ambiente interno e externo para uma boa saúde financeira da escola, além de verificar a qualidade prestada aos alunos e pais. 

Antes de analisar o marketing da escola, verifique a gestão e administração da instituição. Pois, o conceito do marketing está vinculado a troca de serviços, bens e valores que visa a satisfação dos alunos e pais em uma necessidade, promovendo valor. 

Atualmente, o marketing é uma ferramenta para o sucesso de uma escola, seja ela grande ou pequena.  Possibilitando, a transmissão de ideias e programas sociais e educacionais. 

No cenário atual, o marketing educacional visa a continuidade dos estudantes e a captação de novos alunos. De acordo com Kotler (1994), o marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.  Desta maneira, a comunicação valoriza a instituição de ensino. 

Ao iniciar o marketing educacional é importante ressaltar três aspectos: projeto da organização, motivação e atração. 

O projeto da organização estabelece os princípios que a escola quer comunicar, assim, diminui e evita qualquer ruído na comunicação. A programação visa o bem-estar das pessoas no colégio e a reputação da instituição.

A motivação é a energia que os profissionais transmitem, realizam e ensinam  no ambiente educacional. Com a energia o planejamento torna-se efetivo para alcançar o objetivo, mantendo a saúde interna da escola.  Assim, os processos educacionais ficam atrativos para os estudantes ao identificar o ânimo nos colaboradores do colégio.  

Um ambiente com uma energia motivadora é perceptível para os estudantes. Tal energia impulsiona o conhecimento da imagem positiva do colégio, ocasionando na boa reputação e atratividade de novos alunos e a continuidade dos que estão presentes. 

Estratégias de Marketing

A escola não precisa apenas manter seus alunos, mas conseguir captar novos estudantes. Por isso, é fundamental planejar e desenvolver estratégias de marketing escolar para atingir os objetivos de forma efetiva.  

Como o Melhor Escola trabalha com o seu marketing escolar?  

  1. Institucional: a projeção para o cenário nacional sobre os princípios organizacionais do colégio, promover a comunicação institucional sobre a escola na internet,  gerenciando o branding da instituição de ensino como Melhor Escola.
  2. Responda os Medos: diversos responsáveis têm medos e inseguranças de onde irá matricular o seu filho(a). Dica: comunique segurança e solucione conflitos, uma reputação positiva tranquiliza possíveis e futuras matrículas de novos alunos. 
  3. Mostre seus Feitos: O que sua escola já foi reconhecida? Deixe que todos saibam sobre isso. Existe alguma vantagem sua sobre seu concorrente? Utilize em a seu favor.  Precisa de uma plataforma para noticiar sobre sua escola? Use o Melhor Escola. 
  4. Atração: o colégio necessita despertar o interesse do aluno e dos pais para matricular-se, porém, a escola precisa atrair na estrutura, ensino e na precificação da mensalidade. O Melhor Escola realiza a consultoria para maximização da receita do colégio, sendo boa para o responsável e para o colégio. 
  5. Aprimoramento de SEO: a otimização para mecanismos de buscas para o site do colégio melhora a aquisição de tráfego para as páginas institucionais e conteúdos. Desta forma, o crescimento de visualizações da instituição de ensino é exponencial e orgânica. Além disso, o SEO é a estratégia de marketing digital que proporciona o melhor retorno sobre investimento no longo prazo, o que a torna sustentável e lucrativa.
  6. Descentralize os descontos: o planejamento financeiro sabe as quantidades de vagas, porcentagens, turmas e o custo marginal. Assim, terceirizar a responsabilidade sobre as porcentagens é interessante para a escola, pois não afeta o planejamento realizado e evita o debate no balcão. 
  7. Assessoria de imprensa: os conteúdos do portal Melhor Escola aparecem constantemente na revista Exame, Estadão, o Globo, draft e afins.  
  8. Simplifique a busca por sua escola: o Melhor Escola é o maior buscador de escolas do Brasil. O site contém informativos relevantes sobre as instituições de ensino e um facilitador para os pais encontrarem a melhor escola para o seu filho(a). 

Quer captar mais alunos? 

Publicado em:Marketing Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *