Menu fechado

Lei Lucas e primeiros socorros na escola

Primeiros Socorros

Em setembro de 2017, o que deveria ser um passeio de escola, divertido e cheio de boas recordações, se tornou o dia mais triste na vida de uma família. Ninguém poderia imaginar também que a partir desse dia surgiria a “Lei Lucas“.

O garoto Lucas, de apenas 10 anos, engasgou com o cachorro-quente servido na hora do lanche em uma excursão. Isso o levou à asfixia mecânica em questão de minutos e ao óbito do estudante.

lei lucas e primeiros socorros

Uma hipótese provável é a de que o menino poderia ter sobrevivido caso algum socorrista tivesse aplicado a manobras de ressuscitação cardiopulmonar, ou mesmo manobras de engasgo – chamada manobra Heimlich.

Diante disso, a mãe do menino Lucas não poupou esforços para que uma lei fosse criada para que outras crianças não tivessem o mesmo fim.

Para se aprofundar nesse tema, assista a aula com o Dr. Rafael Kader, médico fundador da Coala (antiga Bsafe).

O que é a Lei Lucas (Lei nº 13.722 de 2018)

Desde 2018, a Lei Lucas (Lei nº 13.722) obriga que as escolas, creches e berçários tenham sempre, em todas atividades internas e externas ao menos um terço dos seus profissionais habilitados em primeiros socorros. Assim, a Lei Lucas tem como intuito aumentar a segurança de crianças e adolescentes.

Além disso, as instituições de ensino têm que fazer uma reciclagem anual, ou seja, reaplicar a captação todos os anos e ter um kit de primeiros socorros disponível.

O descumprimento desta Lei pode resultar na notificação do estabelecimento, aplicação de multa e até mesmo cassação do alvará do estabelecimento de ensino.

Como adaptar sua escola conforme a lei?

A equipe de médicos da Coala fornece certificação em Primeiros Socorros, conforme exigido pela Lei Lucas, para Instituições de Ensino de todo o Brasil.

Nesse treinamento os gestores escolares podem acessar 33 aulas, com 16 horas de conteúdo, com técnicas efetivas para lidar com as principais emergências que podem ocorrer dentro de uma escola.

Você sabe, por exemplo, como executar a manobra Heimlich para desengasgar um aluno? O que fazer caso um aluno tenha uma crise de convulsão? Como executar uma massagem cardíaca?

Essas são questões em que a existência de um profissional capacitado em primeiros socorros pode ampliar em três vezes a chance de sobrevivência de um aluno ou funcionário da escola.

O treinamento com todas as técnicas essenciais que o gestor escolar precisa conhecer é vendido no site Coala.

Porém apenas os gestores e mantenedores parceiros do Melhor Escola poderão acessar com uma condição especial.

Para acessar o treinamento, clique aqui, faça seu login na Área do Gestor do Melhor Escola e comece a sua formação.

Gestão Melhor Escola

No entanto, se você ainda não é parceiro do Melhor Escola, clique aqui e fale hoje mesmo com um especialista.

Publicado em:Ambiente Escolar,Tecnologia

Post relacionado

2 Comentários

  1. Rosilene Alves Pereira

    Eu penso que em toda as escolas de interior deveria ter esses cursos de primeiro socorro mas em felizmente não tem meus parabéns para a mamãe do Lucas e obrigada Lucas onde quer que você esteja

  2. RODRIGO SANTOS

    Parabéns a Melhor Escola por abordar esse assunto tão importante, que pode salvar vidas. Sem dúvidas, a Lei Lucas, se aplicada, e sua aplicação fiscalizada pelos órgãos competentes salvará muitas vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *