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MEC e MinC levam arte e cultura para escolas de tempo integral

Em resumo:

  1. Parceria MEC + MinC: o governo vai financiar projetos de arte e cultura para escolas públicas de tempo integral, fortalecendo a formação integral dos alunos.
  2. Benefícios pedagógicos e sociais: as atividades artísticas promovem inclusão, engajamento, bem-estar estudantil e redução da evasão escolar.
  3. Oportunidades para gestores: a iniciativa oferece inspiração para escolas públicas e privadas repensarem projetos de arte e cultura, alinhando gestão pedagógica e políticas públicas.

Nos últimos meses, a educação em tempo integral voltou ao centro do debate educacional com novas diretrizes divulgadas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE). 

O documento estabeleceu regras e orientações para que escolas públicas e privadas de tempo integral ofereçam uma jornada ampliada que vai além das horas a mais na escola, focando na formação integral dos alunos, em seus aspectos acadêmicos, emocionais, sociais, éticos e culturais. 

Agora, uma parceria inédita entre O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) reforça e financia esse movimento, trazendo arte e cultura como pilares para consolidar a formação integral nas escolas.

A parceria surge como uma oportunidade para gestores e educadores de escolas públicas ampliarem as possibilidades pedagógicas dentro do modelo de tempo integral.

Continue a leitura, entenda mais sobre a novidade, saiba como sua escola pode participar e conheça os impactos pedagógicos e de gestão a partir da nova medida. 

Confira os tópicos que vamos abordar:

  • Como o MEC + MinC vai levar arte e cultura para escolas de tempo integral?
  • O que é a Escola em Tempo Integral?
  • Por que arte e cultura são importantes na formação integral?
  • Quais os impactos do Arte e Cultura na gestão escolar? 
crianças de escolas em tempo integral trabalhando arte e cultura na escola

Como o MEC + MinC vai levar arte e cultura para escolas de tempo integral?

Nos últimos dias, o MEC e o MinC firmaram uma parceria inédita para implementar projetos de arte e cultura nas escolas públicas de tempo integral em todo o país. 

A ação, instituída por portaria interministerial, integra o programa do governo Escola em Tempo Integral, com foco em fortalecer a formação integral dos estudantes e a capacitação de professores, artistas e parceiros.

Com a nova parceria, as escolas de tempo integral passam a contar com apoio técnico e financeiro para desenvolver projetos de arte e cultura — abrindo caminho para experiências educativas mais completas e inovadoras.

Quais os objetivos da parceria?

  • Integrar atividades artístico-culturais ao currículo escolar;
  • Valorizar manifestações culturais populares e tradições afro-brasileiras, indígenas e africanas;
  • Incentivar a cooperação entre artistas, professores e comunidades escolares;
  • Priorizar escolas em territórios com maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural;
  • Apoiar financeiramente e tecnicamente os projetos por meio de editais de chamamento público e transferência de recursos da União.

Durante a cerimônia de lançamento do Arte e Cultura, o  ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a universalização do ensino integral contribui para reduzir a evasão escolar e índices de violência:

A escola em tempo integral olha o projeto de vida do aluno como um todo, que precisa ter cultura, esporte, curso de línguas e precisa ter uma coordenação pedagógica que olha para o projeto de vida de cada aluno, destacou o ministro. 

Já a ministra da Cultura, Margareth Menezes, reforçou que arte e cultura são inseparáveis da educação, trazendo desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Desejo que cada professor ou professora, cada aluno e aluna, cada mestre e mestra, que todos e todas colaborem ou participem dessa interação da arte e da cultura dentro das escolas, possam experimentar as boas emoções interativas e integrativas que a arte e a cultura podem proporcionar e contribuir como elemento de aprendizagem e transformação de vida, pontuou a ministra. 

Como participar?

Podem se inscrever na iniciativa secretarias de Educação e Cultura de estados e municípios, órgãos e entidades públicas congêneres. 

Os interessados devem elaborar e cadastrar um plano de trabalho na plataforma TransfereGov, detalhando objetivos, cronogramas físico e financeiro, justificativas e estratégias de aplicação das despesas. 

Dica para gestores:

Projetos de arte e cultura podem fortalecer a integração entre professores, alunos e comunidade. Ao planejar essas ações, os gestores podem:

– Criar parcerias com universidades e artistas locais;

– Desenvolver atividades que trabalham habilidades socioemocionais;

– Aumentar o engajamento da comunidade escolar e diminuir a evasão. 

Os projetos podem envolver parcerias com universidades, especialmente cursos de artes, e com organizações da sociedade civil ligadas à cultura, como pontos e pontões de cultura. 

A participação é voluntária e os planos aprovados receberão apoio financeiro e técnico do governo federal para implementação das ações.

O que é a Escola em Tempo Integral?

O Programa Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do governo federal que busca fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

O objetivo vai além de ampliar o tempo na escola: trata-se de oferecer uma educação integral, que considera o desenvolvimento acadêmico, socioemocional, cultural e ético dos alunos.

alunos de tempo integral em atividade de música na escola

Como funciona na prática:

  • Jornada estendida: mínimo de 7 horas por dia e 35 horas semanais;
  • Integração curricular: atividades acadêmicas, esportivas, culturais e artísticas conectadas entre si;
  • Gestão pedagógica: planejamento estratégico para alinhar professores, turmas e atividades, garantindo qualidade e engajamento;
  • Flexibilidade e inovação: escolas podem adaptar métodos e parcerias para atender melhor às necessidades dos alunos.

As novas regras do Conselho Nacional de Educação (CNE) reforçam esses princípios, orientando escolas públicas e privadas a estruturarem suas rotinas, currículos e políticas de gestão de acordo com a perspectiva da educação integral. 

Dica para gestores: embora o programa Arte e Cultura seja voltado principalmente para escolas públicas com financiamento direto, instituições privadas também podem se inspirar para revisar e ampliar seus próprios projetos de arte e cultura na escola em tempo integral.

Isso exige que a direção e coordenação pedagógica planejem com atenção, garantindo que a jornada ampliada não se trate apenas de mais tempo na escola, mas traga uma experiência educativa completa e transformadora.

Por que arte e cultura são importantes na formação integral?

Incluir arte e cultura nas escolas de tempo integral tem impactos bem maiores do que apenas oferecer “atividades complementares”. 

A formação artística e cultural desempenha um papel central no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e crítico dos alunos, contribuindo para uma formação integral de qualidade que vai se estender até a vida adulta .

Principais benefícios para a escola e os alunos:

  • Engajamento estudantil: atividades artísticas e culturais despertam interesse, criatividade e motivação para aprender.
  • Redução da evasão escolar: alunos que se sentem parte de um ambiente estimulante e inclusivo tendem a frequentar a escola com mais regularidade.
  • Fortalecimento do vínculo comunidade-escola: projetos culturais e artísticos promovem interação entre professores, alunos e famílias, valorizando a diversidade cultural local.
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais: participação em atividades artísticas ajuda na autoestima, empatia, cooperação e resolução de problemas.
  • Inovação pedagógica: gestores podem integrar a arte aos conteúdos curriculares, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Nesse sentido, aproveitar a iniciativa do governo para investir em programas de arte e cultura é uma estratégia que impacta positivamente o bem-estar estudantil, a inclusão e a formação completa dos alunos, alinhando a gestão pedagógica com políticas públicas que valorizam a educação integral.

Quais os impactos do Arte e Cultura para a gestão escolar?

Investir em programas de arte e cultura no modelo de escola em tempo integral pode transformar a gestão pedagógica e fortalecer a escola como espaço de formação integral.

Para gestores, os principais impactos incluem:

1. Redução da evasão escolar

Projetos artísticos e culturais aumentam o engajamento dos alunos, tornando o ambiente escolar mais atrativo e motivador. Esse envolvimento reflete diretamente nos indicadores educacionais da escola, contribuindo para o sucesso acadêmico e a retenção de estudantes.

2. Ampliação de projetos interdisciplinares

Integrar arte e cultura com outras áreas do conhecimento fortalece o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e incentiva práticas pedagógicas inovadoras. Dessa forma, a equipe docente consegue desenvolver atividades mais conectadas, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

3. Novas parcerias culturais

A cooperação com artistas, universidades e organizações da sociedade civil amplia a presença da escola na comunidade. Essas parcerias criam oportunidades de aprendizado além da sala de aula e fortalecem a imagem institucional da escola como promotora de cultura e formação integral.

escola de tempo integral em atividade de arte e cultura na escola

Como vimos, a parceria entre MEC e MinC reforça que a educação em tempo integral não se limita ao aumento da carga horária na escola. 

Para gestores e educadores, essa iniciativa representa uma oportunidade concreta de inovar na gestão escolar, integrar projetos artísticos ao currículo e fortalecer o vínculo com a comunidade.

Por isso, planejar de forma estratégica como implementar essas ações é essencial para potencializar os resultados pedagógicos e administrativos da escola, consolidando-se como referência em educação integral.

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