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Educação Ambiental: a implementação escolar

A educação ambiental possui um viés imprescindível na conscientização referente ao meio ambiente. As instituições de ensino planejam métodos pedagógicos para instruir sobre os problemas e de como combatê-los.  

De acordo, com a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º. Define a educação ambiental como “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.  

O aprendizado ecológico preserva o maior patrimônio natural e desenvolve modelos sustentáveis com inovações e soluções limpas. As escolas propiciam valores além do zelo pela natureza, mas projetam a composição e transformação vindoura da política, sociedade, economia, ética e outros aspectos integrados ao país.  

Em 1975, foi realizada a Conferência de Belgrado que iniciou a educação ambiental, no qual foi constituída a “Carta de Belgrado”. O documento tem um marco histórico para o combate aos problemas ambientais, pois consta como os educadores iriam implementar os assuntos pertinentes ao ecossistema nas diversas disciplinas. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°. Explica que a “Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental”.

A escola torna-se conivente com a ausência do amadurecimento e a conscientização de uma população sustentável, quando o local não proporciona um aprimoramento das informações para o âmbito social.  As instituições de ensino são os despertadores para as preocupações e zelo nas ações que possam ferir a ambiência do mundo. 

As crises ambientais são existentes para todos os governos políticos, mas as soluções e os projetos dos gerenciamentos ecossistêmicos dos territórios são estabelecidos conforme as ferramentas disponíveis. 

“Um processo educativo eminentemente político, que visa ao desenvolvimento nos educandos de uma consciência crítica acerca das instituições, atores e fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Busca uma estratégia pedagógica do enfrentamento de tais conflitos a partir de meios coletivos de exercício da cidadania, pautados na criação de demandas por políticas públicas participativas conforme requer a gestão ambiental democrática.”

(LAYRARGUES; P.P. Crise ambiental e suas implicações na educação, 2002.) 

Todas as nações que buscam o aperfeiçoamento tecnológico com o intuito de diminuir a absorção dos recursos naturais, participam da gestão ecológica. A cidadania permeia as salas de aulas com objetivo de esclarecer e sanar todos as dúvidas recorrentes dos estudantes. Cada execução da gestão educacional e ambiental prolonga a vida no mundo.

Educação Ambiental nas Escolas

O processo da educação ambiental deve iniciar desde a educação infantil até depois de todos os níveis acadêmicos, pois é uma construção constante e permanente o cuidado com a natureza. O ensino desde criança sobre o conhecimento das questões ambientais torna possível a integração do indivíduo com a natureza, sendo assim, um agente transformador do meio ambiente. 

A conscientização infantil fortalece e prontifica um futuro promissor para a diminuição das complicações ecossistêmicas existentes. A educação é o caminho para o conhecimento, e o conhecimento é o caminho para a mudança. 

Um grande paradigma atual para as crianças tem sido a globalização. As sociedades ampliam diariamente o crescimento dos centros urbanos, diminuindo as áreas ambientais. Sendo assim, o contato infantil com a natureza está acontecendo de forma exponencial através da internet dentro dos próprios lares.  Os espaços tornaram-se restritos e as experiências aos assuntos relacionados à interação homem-natureza propensos a extinção.  

A educação ambiental nas instituições escolares agregam valores na formação de cidadãos conscientes, preparando os estudantes para uma realidade socioambiental  comprometida na disposição da preservação pela vida. Os colégios devem promover ações coerentes conforme cada contexto social. 

O objetivo dos educadores nos centros de ensino é desenvolver um posicionamento firme e crítico sobre as questões ambientais, gerando valores e promovendo decisões de aprimoramento e proteção da natureza.  Os professores quando fomentam pequenas mudanças nas condutas durante a rotina na sala de aula, as simples tarefas de comportamentos de limpeza e a prevenção do ambiente escolar, propicia o alcance de resultados expressivos, saudáveis e sustentáveis. 

A missão da gestão ambiental tem o desafio da constante procura pelo desenvolvimento do equilíbrio entre o homem e a natureza.

Publicado em:Universo pedagógico

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