Menu fechado

Como funciona a correção automática de provas escolares?

A transformação digital já é uma realidade em todos os setores da sociedade. E na educação não poderia ser diferente.

Quando falamos em educação básica, a tecnologia se manifesta na forma de ferramentas que facilitam a vida dos docentes e otimizam a experiência dos alunos.

Veja também: + Marketplace e captação de alunos pela internet

Entre as principais ferramentas do mercado está o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil!

Líder no mercado de gestão de provas na América Latina, a Prova Fácil oferece soluções inteligentes para aperfeiçoar o processo avaliativo das escolas.

Neste texto, falaremos sobre uma das soluções mais importantes: a correção automática de provas.

Por que fazer a correção automática de provas escolares?

A correção automática de provas oferece uma série de vantagens, tanto para o professor, quanto para o aluno.

Veja abaixo algumas delas:

  • Economia de tempo para os professores, que podem se dedicar mais à preparação de aulas e outras atividades mais produtivas.
  • Melhora na experiência do aluno, que receberá suas notas com mais rapidez.
  • Menos chance de erros e diminuição nos pedidos de revisão de nota.
  • Acesso a dados do aprendizado que ajudam na elaboração de futuras estratégias pedagógicas.
  • Maior rapidez na aprovação e reprovação dos alunos, incluindo na captação de alunos.

Como funciona essa tecnologia?

A correção automática de provas é feita através de um software de Inteligência Artificial, podendo ser aplicada tanto para provas impressas quanto provas online.

No caso das provas impressas, cada uma delas será gerada com um QR Code. 

Ao ser escaneado, o QR Code dará acesso ao gabarito da prova, permitindo que o sistema realize a correção em questão de instantes.

Desta forma, é possível, inclusive, aplicar provas diferentes para uma mesma turma sem que isso atrapalhe ou atrase o processo de correção.

Já as provas online têm seu resultado exibido assim que o aluno termina de realizá-la, sem a necessidade de nenhum trabalho extra por parte do professor.

E a correção de redação?

Também é possível realizar a correção automática de redações.

Porém, como elas não possuem uma única resposta correta, o processo é um pouco diferente.

Para que a correção funcione, o sistema deve ser programado com parâmetros pré estabelecidos, para que a Inteligência Artificial “aprenda” a julgar as redações.

Estes parâmetros englobam regras gramaticais, conceitos de linguística, tamanho dos parágrafos, coesão, coerência, fuga do tema e até mesmo identificação de plágio.

Quais outros processos de provas eu consigo otimizar?

Além da correção, o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil também oferece soluções tecnológicas para as demais etapas do processo avaliativo.

Veja quais são elas abaixo:

Elaboração

A Prova Fácil te dá acesso a um banco de questões completo e editável, com milhares de questões que podem ser filtradas por série, disciplina ou grau de dificuldade.

Ela também permite o uso de recursos anti-cola, como a randomização de questões e alternativas, produzindo provas diferentes para cada aluno de uma maneira justa e sem que nenhum deles seja prejudicado.

Além disso, a Prova Fácil também possui parceria com outros modernos softwares e ferramentas, como a Wiris, um editor de fórmulas químicas e matemáticas que evita erros na hora de elaborar questões exatas.

E mais: este ano, a Prova Fácil se tornou a primeira ferramenta educacional brasileira a utilizar a tecnologia do ChatGPT para auxiliar na elaboração de questões.

Com esses recursos, você consegue elaborar provas com mais agilidade, qualidade e garantindo que ela contemple o objetivo de testar os conhecimentos dos alunos da forma mais assertiva possível.

Aplicação

A logística de aplicação também pode ser otimizada para simplificar a vida dos professores e trazer mais comodidade aos alunos.

No caso de provas online, por exemplo, o sistema permite que o aluno escolha o melhor dia, hora e local para realizar a prova, sem que isso demande gastos extras com funcionários e infraestrutura.

Também é possível dispor de recursos anti-cola no momento da aplicação, como a sala de monitoramento virtual, onde a webcam do aluno funciona como um fiscal de provas, e o browser travado, que impede que o aluno acesse outros recursos do computador.

Isso traz mais segurança e melhora a experiência dos estudantes, o que se reflete positivamente na reputação da instituição.

Análise de resultados

E por falar em reputação: a melhor forma de garanti-la é investindo em melhorias constantes e novas estratégias pedagógicas.

Mas, como formular essas estratégias com embasamento e de maneira assertiva? A resposta é muito simples: através da tecnologia.

Após as correções, o software da Prova Fácil faz a análise dos dados obtidos com as respostas dos alunos e libera relatórios de aprendizagem.

Com esses relatórios, é possível analisar o desempenho individual e coletivo, de modo a identificar problemas e pensar em iniciativas para melhorar o rendimento geral da escola.

Isso leva a soluções mais eficazes que garantirão um ensino cada vez de maior qualidade.

Faça a correção automática de provas com a Prova Fácil!

Como vimos, a Prova Fácil oferece as melhores soluções não apenas para a correção automática de provas, mas para todo o processo avaliativo.

Veja abaixo alguns dados obtidos com os nossos clientes:

  • 35% de redução nos custos operacionais.
  • 70% de redução no tempo gasto com correção de provas.
  • 92% de redução nos pedidos de revisão de notas.

Além disso, temos planos a partir de R$300,00 para atender escolas de todos os portes e com as mais variadas necessidades. 
Acesse nosso site, fale com um de nossos especialistas e leve as soluções Prova Fácil para a sua escola!

Publicado em:Ambiente Escolar,Tecnologia,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *