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Planejando uma Captação Brilhante de Alunos

A captação de alunos é um dos pilares para o funcionamento de uma escola.  Mas como melhorar o planejamento para efetivação de novas matrículas?

Sergio Fiuza descreve a importância de “Reconhecer o cenário atual, desburocratizar os processos e definir metas claras são algumas das técnicas para garantir o sucesso dessa importante etapa da captação de alunos”’. 

O primeiro pensamento para uma captação de alunos é o reconhecimento e análise do cenário.

Identificar o posicionamento em que a escola pretende com o planejamento estratégico, é fundamental. 

Posicionamento é o ponto chave para definir o público-alvo e preparar a melhor maneira de comunicar. 

As informações sobre o público proporciona o direcionamento, ideias e estratégias para captação de alunos.  

Agora, veja os passos que facilitam na captação de alunos:

1- Reconheça 

A primeira dica é o reconhecimento das escolas que possuem um posicionamento semelhante ao da sua instituição de ensino.  

Neste momento, realize uma análise SWOT que verifica os pontos fortes(Strengths), fracos(Weaknesses), ameaças(Threats) e oportunidades(Opportunities) do colégio.  A análise detalhada proporciona uma nova perspectiva sobre a escola e as soluções. 

O modelo de pesquisa evidencia o que estava oculto diante dos olhos sobre a escola. 

Quais são os canais de captação de alunos?

Para o aprimoramento da captação de alunos, é essencial à atualização das informações, sendo claras e objetivas sobre os resultados obtidos. 

Mostre quais são os canais que o colégio utiliza e como está o desempenho de cada canal.

Após compreender os canais, questione “Como esses alunos chegaram até a escola?”. O entendimento da motivação será determinante para continuidade ou desenvolvimento de novas estratégias nos canais. 

Minha escola é nova, o que fazer?

Caso a escola tenha sido aberta recentemente, realize um benchmarking e analise como é feita a captação de um colégio alinhado ao seu posicionamento.

Verifique os canais de captação para uma captação de alunos mais segura, assim, mesmo que a sua escola não tenha produtos similares as matrículas são efetuadas. 

Identificar as prioridades na captação de alunos é essencial para analisar os resultados:  

  • Acessos orgânicos no site;
  • Mídia online: todas as on pages do colégio;
  • Eventos: como feira do estudantes;
  • Convênios com instituições de ensino e empresas.

Os tópicos acima são algumas das maneiras de captar novos alunos. Os meios online possuem mais facilidade para obtenção dos resultados. Os outros modelos ainda necessitam de uma pesquisa com o público. 

Contendo as informações, a análise melhora e proporciona o início dos pontos que precisam ser trabalhados. Este método permite a criação de novas ideias inexploradas.  

Quais são as falhas da escola?

Procure uma ótica neutra sobre as motivações e processos que levaram os alunos até sua escola. 

Não adianta investir em visualização do site e on pages da escola, mas não converter as visitas em alunos. Caso não há conversão, verifique todo processo da sua instituição, pois devem estar burocratizados demais. 

Os empecilhos na captação que os alunos têm dificuldade em ingressar em uma escola, podem ter diversos motivos – valor da mensalidade, ausência de informações relevantes. Os fatores que desmotivam os visitantes devem proporcionar o entendimento e efetivação de uma solução para melhorar a conversão. 

Os informativos sinalizaram as prioridades e demandas da escola.  Assim, o foco nos investimentos será mais certeiro. 

2- Estratégia 

Após os estudos e análises, que deixaram em evidência as problemáticas com soluções simples. 

O próximo passo é juntar às informações, planejar estrategicamente como e quando vai atingir a meta. 

Uma dica válida é subdividir o projeto em fases, entendendo o planejamento a longo prazo. 

Os pilares da estratégia de captação de novos alunos: 

Informações 

As organização dos dados são essenciais. 

Caso um visitante não encontre informações persuasivas e relevantes sobre a escola, as matrículas não ocorrerão. 

A análise de todo cenário é valiosa para comunicação, preparando para posicionar-se perante os pontos fortes e fracos. 

A união das informações e a qualidade delas, será um diferencial que despertará um gatilho que aproxime e encante os alunos, dando preferência e privilégio para sua instituição de ensino.  

A disponibilidade e acesso aos conteúdos claros e objetivos é o mais importante para a comunicação.  

Caso a escola tenha um site, coloque em uma aba os conteúdos disponíveis para leitura e/ou download.

Uma dica para o desenvolvimento dos conteúdos é a utilização de palavras chaves, que auxiliaram no ranqueamento nos campos de busca.  

Exemplo: quando pesquisarem sobre “educação básica (e o nome da sua cidade)”  nas ferramentas de busca, sua escola deve aparecer na primeira página. 

As estratégias nas ferramentas de busca são importantes e contribuem na conversão orgânica, sendo uma ação primária. 

Campanhas

Para acelerar a captação de alunos, utilize uma mídia específica. 

No meio digital, a comunicação é feita para levar os alunos até o colégio e efetivar a matrícula. 

Eventos 

O fortalecimento de marca em eventos educacionais que reúnam pais, alunos e responsáveis, sendo importantes para criar experiências e atrair novas matrículas.  

Conteúdo 

Atualmente, a maior parte das tomadas de decisões dos pais são feitas pela internet. 

Neste momento, os conteúdos são primordiais para a descoberta, atração e decisão. Sendo assim, a produção de um conteúdo de qualidade, que comunique com o seu público, mesmo que exista diversas estratégias, que não geram resultados imediatos, mas  contribuem a médio prazo ao tráfego orgânico da escola.  

3 – Definição e delegação

Ao concluir a estratégia, o próximo passo é o plano de ação.  

O planejamento feito com um cronograma, delegando e definindo responsabilidades. 

Planeje usando prazos. Ao definir os responsáveis por cada área de trabalho, a atribuição de metas valorizará à eficácia em bater as metas. 

O total dos investimentos feitos são realizados por um outro setor. Dependendo de números de investimento e custos por clique e planos de mídia. 

Como está a sua captação de alunos?

Analisar o cenário atual da própria captação de alunos é crucial.  Pois, mesmo com o planejamento definido é preciso flexibilidade e tomadas de decisões constantes. 

Uma análise profunda permite que não dê continuidade às escuras. Possibilitando, corrigir a direção e/ou identificar e reconhecer a parte que carece de mais atenção e cuidado. 

Uma dica para o site da sua escola é ser modelado com tags, no qual ajuda na experiência do usuário, permitindo mensurar o tempo, abas, de onde veio e o local que a pessoa clicou. 

Para o seu site as métricas, metas e análises das estatísticas, permitindo aprimorar as mídias e recursos, promovendo um relatório profundo e melhorando a performance do site. 

A jornada de captação de novos alunos é longa e contínua. Assim, mantenha sua trajetória em direção ao sucesso. 

Se interessou e quer saber mais técnicas para captação de novos alunos? 

Publicado em:Captação de alunos

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