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Busca Ativa Escolar: conheça a metodologia

A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e tecnológica criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com outras entidades, com o objetivo de combater a evasão e a exclusão escolar no Brasil

O programa oferece uma plataforma digital gratuita e uma estratégia intersetorial para ajudar gestores públicos a identificar, registrar, acompanhar e reintegrar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono.

Desde sua criação em 2016, milhares de municípios já aderiram à iniciativa e ajudaram a garantir que estudantes retornem à sala de aula, permaneçam e aprendam com qualidade.

Acompanhe o conteúdo completo e entenda o que é a Busca Ativa Escolar, qual a sua importância e veja como essa ação pode transformar vidas por meio da educação.

Neste artigo você vai ver:

  • O que é a Busca Ativa escolar?
  • Qual o objetivo da Busca Ativa Escolar?;
  • Quem deve fazer a Busca Ativa Escolar?
  • Como se faz a busca ativa dos alunos?
  • Qual é o papel da escola nesse processo?
crianças na sala de aula é o objetivo da busca ativa escolar

O que é a Busca Ativa escolar?

A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social gratuita, criada para ajudar estados e municípios brasileiros a combater a evasão escolar e garantir o acesso à educação. 

Lançada em 2016, a iniciativa combina tecnologia, articulação intersetorial e engajamento da sociedade para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono.

Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Busca Ativa Escolar conta ainda com o apoio de dois importantes órgãos públicos:

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

Como surgiu a iniciativa?

Desde sua criação, a Busca Ativa Escolar UNICEF atua como uma solução integrada e intersetorial, unindo Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento para enfrentar a questão da exclusão escolar

Você sabia?
Mais de 3.500 municípios brasileiros e 22 estados já aderiram à Busca Ativa Escolar, e juntos conseguiram levar mais de 200 mil crianças e adolescentes de volta à escola entre 2018 e 2023.

A proposta surgiu como resposta à urgência de garantir o direito à educação previsto na Constituição Federal e reforçado pela Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU.

Além disso, a ferramenta tecnológica da Busca Ativa Escolar permite que municípios brasileiros tenham acesso a dados precisos, gerando relatórios estratégicos para a criação de políticas públicas de inclusão educacional.

Qual o objetivo da busca ativa escolar?

Como vimos, a Busca Ativa Escolar UNICEF foi pensada para garantir o direito à educação e garantir a permanência de meninas e meninos nas escolas.

Nesse sentido, seu principal objetivo é identificar, registrar, encaminhar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, especialmente em contextos de vulnerabilidade social.

De forma prática, a busca ativa escolar funciona como um elo entre a comunidade e o poder público, articulando diferentes setores — como educação, saúde e assistência social — para agir de forma coordenada e eficiente.

A metodologia se baseia em três pilares fundamentais:

  1. Identificação ativa de crianças e adolescentes fora da escola;
  2. Registro e acompanhamento sistemático dos casos;
  3. Encaminhamento e apoio à (re)matrícula e permanência escolar.
crianças entrando correndo felizes na escola.

Além desses pilares fundamentais, outros objetivos estratégicos da Busca Ativa Escolar incluem:

  • Promover políticas públicas baseadas em dados reais, permitindo que estados e municípios conheçam o cenário de exclusão escolar local;
  • Fortalecer o papel das redes públicas como articuladoras da garantia de direitos, com foco na equidade;
  • Engajar a sociedade civil no combate à evasão, ampliando a conscientização e a corresponsabilidade de todos os atores sociais;
  • Apoiar gestores escolares e coordenadores pedagógicos com informações estruturadas e recursos tecnológicos para tomadas de decisão;
  • Conectar setores públicos e privados para formar uma rede de proteção à infância e juventude, com foco no direito à educação.

Com esses objetivos, a Busca Ativa Escolar UNICEF se consolida como uma ferramenta estratégica de gestão educacional, essencial para garantir inclusão, reduzir desigualdades e assegurar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil.

Quem deve fazer a Busca Ativa Escolar?

A Busca Ativa Escolar deve ser realizada por uma equipe intersetorial formada por representantes da educação, assistência social, saúde e outras áreas públicas

A lei da busca ativa escolar​, desenvolvida pelo UNICEF exige o envolvimento direto do poder público municipal e estadual para funcionar de forma eficaz.

Essa estrutura colaborativa garante que o processo de identificação e reintegração escolar seja completo, responsável e acolhedor. E para que seja eficiente, cada agente envolvido na estratégia tem um papel específico e complementar.

Qual é o papel de cada participante da BAE?

Como vimos, a efetividade da Busca Ativa Escolar 2025 depende da atuação coordenada de diferentes agentes públicos. 

Cada participante tem funções específicas que, em conjunto, tornam possível identificar, acolher e reintegrar crianças e adolescentes ao ambiente escolar. 

A seguir, você confere os principais papéis dentro da metodologia:

AgentePapel na Busca Ativa Escolar
Prefeito(a)Realiza a adesão oficial do município à BAE e designa o gestor político responsável pelo acompanhamento da iniciativa.
Gestor PolíticoFacilita a comunicação entre o poder público e os setores envolvidos. Garante o comprometimento das equipes intersetoriais e a execução das ações planejadas.
Coordenador OperacionalPlaneja, organiza e acompanha todas as ações da BAE no município. Supervisiona as etapas e assegura o funcionamento da plataforma e da equipe.
Supervisores InstitucionaisRecebem os alertas sobre crianças e adolescentes fora da escola e coordenam os encaminhamentos para (re)matrícula e permanência dos alunos.
Técnicos VerificadoresRealizam visitas domiciliares, investigam causas da evasão e elaboram análises técnicas para garantir o retorno e a permanência do estudante na escola.
Agentes ComunitáriosIdentificam crianças e adolescentes fora da escola na comunidade, enviam alertas e atuam como ponte entre as famílias e os serviços públicos envolvidos na estratégia.

Como se faz a busca ativa dos alunos?

Estados e municípios interessados em implementar a Busca Ativa Escolar precisam seguir um processo simples de adesão, feito diretamente pela plataforma oficial do programa

A adesão é gratuita e permite que as redes de ensino tenham acesso à metodologia, à ferramenta tecnológica e ao suporte técnico oferecido pelos parceiros do UNICEF.

Como aderir à Busca Ativa Escolar?

Para aderir a metodologia da Busca Ativa Escolar é necessário ao município seguir algumas etapas:

1. Acesso à plataforma:

2. Etapas do cadastro:

  • 1ª Etapa – Adesão ou Readesão:
    Cadastro do município ou estado, do prefeito e do gestor político/gestor estadual. É necessário aceitar o termo de adesão e aguardar a confirmação.
  • 2ª Etapa – Confirmação dos dados:
    Após a aprovação, o gestor confere seus dados e cadastra o coordenador operacional (ou estadual).
  • 3ª Etapa – Cadastro da equipe:
    Com os coordenadores definidos, é hora de cadastrar os usuários, os grupos de trabalho, personalizar o sistema e definir os prazos de execução.

→ Observação: a Busca Ativa Escolar segue o ciclo das gestões públicas. Por isso, sempre que houver um novo pleito — tanto para prefeitos quanto para governadores — é necessário realizar a readesão à estratégia, inclusive em casos de reeleição.

O processo é simples e realizado diretamente na plataforma.

Confira o vídeo com o passo a passo para a readesão no site oficial da BAE.

Qual é o papel da escola nesse processo?

Embora a adesão à Busca Ativa Escolar seja feita em nível estadual ou municipal, as escolas são uma peça-chave para transformar a metodologia da BAE em resultados concretos.

professora ensinando aluna que está escrevendo no caderno

Cabe às instituições de ensino identificar sinais de evasão ou risco de abandono escolar, colaborar com os supervisores e técnicos do programa, e garantir acolhimento e permanência dos estudantes após a matrícula.

Além disso, é responsabilidade da equipe pedagógica manter um diálogo constante com as famílias, registrar corretamente os dados dos alunos e participar das ações intersetoriais de enfrentamento à exclusão escolar. 

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros gestores e educadores que gostariam de saber mais sobre o que é Busca Ativa Escolar. Aproveite e leia também outros artigos do nosso blog. 

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