O início de um novo ciclo vem acompanhado da sensação de que a volta às aulas está chegando!
As preparações para esse momento começam e é comum que, nesta época, os professores busquem por atividades de volta às aulas diferentes e mais dinâmicas.
E você, já sabe o que vai fazer com os seus alunos?
Se a resposta for não, este artigo pode te dar algumas dicas e inspirações de como fazer isso.
Aproveite a leitura e escolha a sua atividade para um novo ano cheio de aventuras e oportunidades!
O que fazer na volta às aulas?
Professores e gestores têm a missão de garantir uma recepção acolhedora, com atividades de volta às aulas que facilitem a integração e preparem o terreno para o processo de ensino-aprendizagem.
Veja 10 atividades práticas que atendem a esses objetivos.
Balão Surpresa
A dinâmica do balão surpresa é uma forma divertida de iniciar o período letivo.
Cada aluno escolhe um balão colorido, enche e brinca com ele antes de estourá-lo. Dentro de cada balão há uma frase curta de boas-vindas, como “Que bom ter você de volta!” ou “Desejo um ótimo recomeço!”.
Além de quebrar o gelo, essa atividade ajuda a criar um ambiente positivo desde o primeiro dia.
Atividade dos Balões
Nessa proposta, cada aluno recebe um balão e, em roda, todos jogam os balões para o alto sem deixá-los cair.
A cada rodada, um aluno é retirado da brincadeira, tornando o desafio mais difícil.
A turma precisa, então, manter todos os balões no ar com menos participantes, exigindo esforço conjunto.
Essa dinâmica trabalha de forma lúdica o conceito de cooperação. Ela mostra que, mesmo com desafios crescentes, o grupo consegue manter o objetivo se trabalhar em equipe.
História Coletiva
A história coletiva é uma atividade que estimula a criatividade e a escuta ativa.
Um aluno inicia uma narrativa com uma frase simples, e cada colega adiciona um trecho, seguindo uma ordem definida.
A história é construída em conjunto, sem interrupções, até que todos tenham contribuído.
Além de incentivar a produção oral e a imaginação, essa prática valoriza o respeito à fala do outro.
As crianças aprendem que cada contribuição importa e que o resultado coletivo pode ser surpreendente.
O Tapete
Com um tapete ou faixa de papelão no chão, os alunos devem atravessar a sala sem sair da superfície delimitada.
Eles precisam se organizar em grupos e encontrar soluções para atravessar o espaço usando apenas o “tapete”, sem tocar o chão ao redor.
A proposta exige planejamento, cooperação e tomada de decisões em conjunto.
Por envolver movimento e desafio, estimula o raciocínio estratégico e fortalece a relação entre os colegas logo nos primeiros dias de aula.
Animaizinhos
Nesta atividade, os alunos desenham o animal que gostariam de ser e, em seguida, compartilham suas escolhas com a turma.
Durante a apresentação, explicam o motivo da escolha e podem imitar o som ou o movimento do animal escolhido, tornando o momento descontraído e interativo.
Essa dinâmica favorece a expressão individual e ajuda a conhecer preferências e características dos colegas.
Memes
A atividade com memes aproveita a linguagem digital para atrair a atenção dos alunos. O professor apresenta imagens engraçadas e populares, e os estudantes criam frases, legendas ou histórias curtas relacionadas a elas.
Esse tipo de dinâmica estimula a criatividade, o senso crítico e o uso consciente do humor.
Também ajuda na integração dos alunos com diferentes níveis de familiaridade com o ambiente escolar, aproximando-os de um tema comum da cultura atual.
Stop dos Nomes
Durante essa brincadeira, uma caixa com crachás circula entre os alunos.
Quando o professor dá um sinal, quem estiver com a caixa retira um crachá e descreve as qualidades da pessoa, sem dizer seu nome.
Ao final, a turma tenta adivinhar quem é o colega descrito.
Essa atividade promove a valorização mútua e contribui para que os alunos se conheçam melhor.
Ordem e Silêncio
Nesta proposta, os alunos são incentivados a cantar uma música simultaneamente, gerando intencionalmente uma situação de desorganização sonora.
Depois, o professor conduz uma reflexão sobre como o excesso de ruído dificulta a concentração e o entendimento.
A dinâmica é eficaz para ensinar, de forma prática, a importância do silêncio e da atenção nos momentos de aprendizagem.
Nó
Os alunos formam um círculo e se dão as mãos. Com uma música de fundo, devem se movimentar sem soltar as mãos até formarem um “nó humano”.
Quando a música para, precisam desfazer o nó com diálogo, cuidado e cooperação, sem soltar as mãos.
Essa atividade trabalha resolução de problemas, paciência e escuta.
Também promove integração entre os alunos e reforça a ideia de que, juntos, é possível superar obstáculos de forma colaborativa e respeitosa.
É bom ou ruim?
Nessa brincadeira, um aluno inicia uma frase com “foi bom”, seguida por “mas foi ruim”, como por exemplo: “Foi bom voltar às aulas, mas foi ruim acordar cedo”.
Os colegas continuam a sequência, alternando as ideias de forma criativa e divertida.
A dinâmica estimula a expressão de sentimentos de forma leve, permitindo que os alunos compartilhem percepções reais sobre o retorno à escola.
Qual atividade escolher?
Na hora de fazer o planejamento e escolher atividades para que os alunos tenham um retorno de sucesso, é preciso considerar alguns fatores.
O perfil da turma é o principal deles, afinal, as atividades devem levar em conta a idade dos alunos, o histórico escolar e as necessidades do grupo.
Também é preciso estabelecer metas a serem cumpridas, como criar um ambiente acolhedor ou fortalecer vínculos iniciais, para direcionar a escolha de forma assertiva.