Acessibilidade Escolar

Transformando o mundo num lugar para todos

São três as principais causas que podem gerar dificuldades motoras nas crianças: congênitas, relacionadas ao nascimento ou doenças ou situações vividas durante a infância. Alguns exemplos destas causas são: doenças sofridas pela mãe durante a gestação do bebé como a rubéola, os partos prematuros, o uso de fórceps durante o parto, acidentes domésticos durante a primeira infância, traumatismos cerebrais, falta de oxigenação, surgimento de meningite, etc. Mas não devemos pensar apenas nos alunos e sim em toda a comunidade escolar como professores, diretores, funcionários, pais e familiares que também podem ter dificuldades motoras.

Para eles existem um conjunto de leis e normativas no país que garante a toda comunidade o acesso ao sistema educativo em todos seus níveis em igualdade de condições.

O censo escolar de 2014 mostra que três em cada quatro escolas não contam com recursos básicos para garantir este direito de acesso à educação.

Os motivos são variados: a falta de recursos, as barreiras arquitetônicas que apresentam os prédios antigos, e até a falta de consciência sobre esta necessidade e a desinformação a respeito. Gerar uma mudança de consciência na população é a chave para conseguir uma mudança real. A inclusão é um assunto que deve preocupar a todos para que ninguém fique fora de nenhum âmbito, começando pela escola.

Para os pais destes 700 mil alunos e para toda a comunidade educativa o Melhor Escola lançou em maio deste ano uma ferramenta de busca que permite encontrar as escolas cujas instalações sejam acessíveis.

A ferramenta funciona do seguinte modo:

1- O usuário faz uma busca pelo nome da escola, cidade, bairro ou CEP.

2- Será encaminhado para uma página com todas as escolas encontradas.

3- Nesta página abaixo do número de escolas encontradas, o usuário deverá clicar no botão “Refinar busca”.

4- Selecionar o filtro “Acessibilidade” para ver apenas as escolas que possuem acessibilidade.

5- Clicar no botão “Aplicar filtros”. Desta forma o usuário poderá visualizar todas as escolas que atendem os seus critérios de sua busca (cidade, nome, bairro ou CEP selecionados inicialmente) e que possuam acessibilidade.

Outra boa notícia é que o número de escolas que contam com acessibilidade está aumentando, no censo de 2010 apenas 14% das escolas contavam com as condições adequadas, em 2014 este número aumentou para 24%. A dívida com pais, docentes e alunos ainda é grande e a situação é crítica, todos juntos devemos trabalhar para uma educação inclusiva, foi com esse objetivo que o Melhor Escola melhorou sua ferramenta de busca e espera que possa ajudar toda a comunidade escolar.

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado