Menu fechado

Planejando Outubro Rosa na sua escola

Planejando Outubro Rosa que é um mês que possui o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do Câncer de Mama em nível mundial. O evento alcançou diversos países e monumentos históricos que anualmente são iluminados com a cor rosa. As ações realizadas em prol da prevenção permite o espaço para comunicar e conscientizar pessoas, independente do local.  

No cenário atual, diversas ações são voltadas para o âmbito universitário, mas é importante estabelecer metodologias e eventos na educação básica, assim comunicando com a comunidade local e diversas famílias.  

De acordo com José Alencar Gomes da Silva (Inca), “o combate à doença não depende apenas dos profissionais de saúde”. Para o governo, toda a população pode conscientizar e amplificar o alcance para diversas pessoas sobre a temática. 

O confronto contra a doença ganha evidência durante períodos sazonais. Mas, o diálogo que permeia os líderes de opinião com a sociedade, possibilitam a comunicação efetiva com a realidade local sobre a prevenção durante o ano todo. Deste modo, torna-se real o auxílio para as famílias, pessoas e os alunos que vivenciam a rotina de uma mãe doente.

Ações dos Gestores 

A conscientização deve ser planejando outubro rosa de uma forma estratégica e constante, tendo como foco o público interno e externo da escola. 

Palestras

Uma das ações são as palestras que transmitem de forma direta às informações, participações e trocas de conteúdos.  Para pontuar assuntos importantes para cada nicho, organize momentos e tópicos para abordar com o público interno e externo. Após as palestras, realize alguma interação entre os responsáveis e os estudantes, ensinando de forma indireta a união e apoio entre a família. 

Atividades Relacionais

Um outro método é realizar mensalmente uma atividade relacional contendo pais e filhos, sendo importante para trabalhar aspectos pedagógicos no colégio. O aluno aprende além das estruturas da escola, mas aprimora diversos conhecimentos quando está em família.  Sendo assim, uma boa relação entre instituição de ensino e o responsável é de extrema importância para o desenvolvimento da conscientização e suporte para as necessidades.

Confraternização 

Culturalmente no Brasil, os funcionários de uma empresa encontram-se para passar um momento divertido, descontraído, com muita união e comida. A mesa é um símbolo de relacionamento, pois o diálogo é efetivo, assim existe uma troca de experiências.  A analogia é para compreender o quão importante é esse momento, pois ninguém sabe o que o outro está passando sem nenhum tipo de comunicação. 

Pensando no mês de outubro, o que está planejando e preparando a escola para conscientizar os alunos, pais e toda comunidade local? 

Melhor Escola 

O site Melhor Escola permite que pais, alunos e colaboradores avaliem escolas, assim todos podem ter acesso a um depoimento, ótica e análise sobre a Instituição de Ensino. Clique aqui encontre seu colégio e examine os comentários.  

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *