4 Erros que prejudicam o Marketing Escolar

As vantagens encontradas nas estratégias de marketing escolar variam desde a expansão da base de clientes, isto é, na captação de novos alunos, passando pela retenção e fidelização dessa comunidade, até a consolidação da imagem institucional e o destaque sobre a concorrência.

Existem diversas ações que uma instituição de ensino pode realizar para fazer o seu marketing escolar, e grande parte delas estão atreladas ao marketing digital.

Essa ferramenta ganha cada vez mais espaço no cotidiano da equipe de gestão escolar. Uma pesquisa realizada pela EDUTrends revelou que 81,3% das instituições de ensino investem em ações de marketing digital, o que proporciona um aumento de 8 vezes na média mensal de visitas em seus sites.

No entanto, se feito de maneira errada, o marketing escolar não apenas deixará de trazer resultados como também poderá suceder em prejuízo, uma vez que tempo e dinheiro são gastos para o planejamento das ações e campanhas.

Se você possui uma instituição de ensino e aplica ou deseja começar a aplicar estratégias de marketing, confira abaixo 4 erros que prejudicam o marketing escolar.

1. Fazer campanhas de marketing escolar apenas em período de matrícula

É um erro comum focar em marketing escolar apenas no período de matrículas, afinal, durante todo o ano, outros fatores e eventos podem demandar maior atenção e energia da equipe de gestão.

No entanto, campanhas de marketing devem ser realizadas durante todo o ano, pois por meio delas, a escola se faz presente e ganha notoriedade no mercado.

Aparecer somente no período de matrículas pode ser prejudicial também na captação de alunos, uma vez que nessa época os pais podem já ter feito a escolha da instituição de ensino de seus filhos. Nesse caso, o marketing escolar apareceu “tarde demais”.

A realização de campanhas de marketing durante todo o ano ainda é essencial para manter o relacionamento com os clientes e ajudar a construir a imagem da instituição.

2. Focar em apenas um canal de captação

As escolas costumam captar seus alunos por meio do balcão, sendo esse o seu principal canal de captação. No entanto, existem outros canais que podem auxiliar na captação de alunos.

Manter apenas um canal de captação e acreditar que ele é o suficiente para a escola é um erro de marketing escolar que pode reduzir o alcance de novos alunos em potencial.

Quando a escola aparece em mais canais, aumenta suas chances de preencher cadeiras vazias. O pai de um aluno em potencial que está presente em um canal, pode não estar no outro, mas se a escola está em ambos, ela não perde a chance de captá-lo por estar ausente.

Por esse motivo, o canal alternativo de captação é uma ferramenta extremamente efetiva de marketing.

Saiba mais:

+ Canal Alternativo: 5 benefícios que você sempre ignorou

3. Direcionar a campanha de marketing escolar para o público errado

Não segmentar as campanhas de marketing escolar para o público correto pode trazer grandes prejuízos, pois esse é um erro que prejudica diretamente na captação de novos alunos.

É imprescindível que toda ação de marketing seja pensada e realizada de maneira que o público-alvo seja atingido.

É preciso analisar o perfil dos clientes para saber com quem se deve falar e de que forma essa comunicação deve ser feita. Por esse motivo, ter conhecimento sobre os princípios e metodologias que os pais e alunos buscam é fundamental para desenvolver as campanhas de marketing escolar.

4. Não investir em marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma tendência que atua na criação e desenvolvimento da fidelidade dos clientes. Manter o relacionamento com os pais e alunos é criar uma relação contínua e duradoura que trará bons frutos à instituição.

Embora não colabore diretamente na captação de alunos, o investimento no marketing de relacionamento reduz as chances de evasão escolar, ou seja, dentro do marketing escolar, é a melhor ferramenta para fidelizar os pais e alunos.

Quer saber mais sobre marketing escolar? Clique no botão e baixe o e-book Marketing para Escolas e Grupos Educacionais.

Publicado em:Marketing Escolar

Post relacionado